quarta-feira, 3 de julho de 2019

Filme Boas Intenções - A intenção era fazer rir?



Ouvi comédia francesa?! Já fico ligada! Gosto muito! As comédias francesas me fazem rir, o que já muito bom em tempos de notícias tensas pelo mundo, e normalmente me fazem pensar porque normalmente mantêm a intensidade dos assuntos abordados.

Imagina então quando rolou a cabine de imprensa do filme "Boas Intenções", que esteve no Festival Varilux e vai entrar em cartaz no circuito nesta semana, em um horário que eu poderia comparecer?! Fui cheia de boas intenções, mas saí...


Isabelle (Agnès Jaoui), uma mulher de 50 anos, casada e mãe de dois filhos adolescentes se sobrecarregada com o envolvimento que ela mesma se propõe. Voluntária em várias instituições de caridade. 

A história no começo até arranca uma risadinha quando Isabelle "rouba as roupas da filha adolescente para doar para os pobres", mas só. Logo em seguida os exageros da bem-intencionada Isabelle, além de aborrecer a todos que a cercam: marido, filhos, irmão, mãe e até aos alunos que ela pretende ajudar; começa a incomodar o espectador também. Ou pelo menos me incomodou. 

Mesmo cheia de boas intenções em ajuda aos necessitados, Isabelle busca satisfazer o seu ego, sua necessidade de ser amada que Isabelle e para isso prejudica as pessoas que fazem parte de suas relações pessoais. É em uma dessas situações que ela mais entra em competição no centro social onde ela trabalha ... Ela então vai embarcar seus alunos das aulas de alfabetização, com a ajuda de um instrutor muito tolo, em busca da carteira de habilitação.

Neste ponto o filme se tornou bastante preconceituoso. A turma de analfabetos de Isabelle é comporta por refugiados de vários países. Esses refugiados que na verdade podem ser analfabetos em francês, mas não em seus países de origem, são mostrados de forma estereotipada e extremamente exagerada. 
A personagem Búlgara reclama que as mulheres de são país são vistas, pelos franceses com putas, mas faz um papel sexy e acaba fazendo sexo com o instrutor. A Chinesa, a princípio a única com alguma estrangeira apresentada com alguma inteligência, por exemplo, é especialista em massagem erótica. O africano (não me lembro o país) tem todos os filhos presidiários. O brasileiro, é ridículo, chega a dar raiva de como ele é mostrado. Sempre com uma camisa da seleção brasileira e completamente abobalhado a ponto de não reconhecer as cores do sinal de trânsito. 

Mostram os estrangeiros dessa forma quando na verdade a única realmente analfabeta naquela turma é a francesa que está em seu país e não sabe escrever na própria língua.

Cheguei no cinema cheia de boas intenções na expectativa de dar boas risadas e sair leve, mas na verdade deixei a sala meio revoltada. Pelo visto boas intenções não necessariamente fazem bons filmes.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Ainda não tínhamos ouvido falar desse filme, mas realmente parece muito de mau gosto como eles retrataram os estrangeiros no filme!!

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem preconceituosa a forma como colocaram.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Confesso que não curto muito esse tipo de filme.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, eu gosto de comédia francesa. Essa é que foi na mão errada pra mim.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Não conhecia esse filme e pelo jeito, nem perderei meu tempo assistindo. xD Pela sua resenha, parece fail! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, ele estreou essa semana. Nem deve ficar muito tempo em cartaz. Pra não valeria a pena pagar por ele.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Também amo uma comédia que nos faz ficar mais leve e ao mesmo tempo nos leva a alguma reflexão.
    Uma pena esta não entrar nesta lista não é mesmo? Tão ruim criar expectativa sobre um filme e ele não chegar nem perto do que pensamos.
    Valeu pela resenha, bom que vou passar longe desse.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vaci, uma pena mesmo. Fui cheia de expectativas. Mas nem tudo é bom, né? Esbarramos em coisas que nos desagradam em todas as áreas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Ainda não tinha visto nada sobre esse filme, uma pena você ter se decepcionado com ele!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kaila, eu costumo falar aqui no blog das coisas boas e legais que fiz, vi, ouvi, experimentei. Mas esse filme me deixou tão revoltada que eu resolvi postar sobre ele.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Poxa, Chris... pena que o filme foi uma grande bomba.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luiza, pena mesmo. Não posso ir a todos os filmes que quero e aí gasto o tempo com um que não vale a pena... dá aquela tristezinha... mas como saber né? Só indo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Um filme que ainda não conhecia... mas nos últimos anos as comédias francesas, têm vindo a conquistar-me... de certeza que também adoraria ver este filme!...
    Vou anotar, o título...e talvez em breve se proporcione assistir!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  8. seems like a great film, thanks for sharing.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo