terça-feira, 4 de maio de 2010

Exposição "Mundo LANCE! – Uma Experiência na África do Sul" - Forte de Copacabana


O Forte de Copacabana é um dos melhores passeios para serem feitos no Rio de Janeiro. Agora imagina aliar tudo o que o forte já oferece com uma exposição?! Muito bom, né?

Por isso quando o telefone tocou e era uma amiga convidando para vermos a exposição "Mundo LANCE! – Uma Experiência na África do Sul", no Forte de Copacabana, mesmo já tendo uma manhã de muita diversão nos Jardins do Palácio do Catete, aceitamos na hora. 

A exposição que fica em um espaço de 2.500 metros quadrados tem o objetivo de fazer o visitante entrar em contato com a cultura do país sede da Copa 2010, a África do Sul. Está dividida em três grandes áreas, que se dedicam, respectivamente, ao país sede do mundial 2010, a África do Sul; a história do futebol e de sua competição máxima, a Copa do Mundo;

Apesar de estarmos com alguns meninos, nós ficamos mais focadas na área da África do Sul. 

Ao entrar no espaço já somos contagiados pela música e ritmo africano.

Exposição África no Forte de Copacabana

E o visitante pode controlar o som ambiente. Nem preciso dizer que as crianças adoraram esta interatividade e a oportunidade de estar tão perto dos instrumentos musicais.

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

Outra parte que chamou muito atenção foi o espaço com os peixes que podem ser encontrados no litoral Sul Africano.

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

Muito bom estar assim, literalmente, inserido na exposição.

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

E ainda ver de perto seres que despertam o imaginário. Foi bem legal ver que os peixes que podem ser vistos no Sul da África são os mesmos que encontramos aqui no Brasil.

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana


As ilhas sensoriais estão ali para despertar não somente as emoções e trazem informação, mas para estimular e provocar todos os sentidos.

Muitas cores nos objetos de arte.


Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

E nas frutas. A maioria delas existentes no Brasil. Aliás, fazem parte hoje da nossa alimentação, do nosso dia a dia, porque foram trazidas de lá.

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

Os cheiros

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

e as texturas das especiarias também despertaram o interesse. Muito bom poder tocar, participar ativamente da exposição. As crianças adoram!

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

Foi bem gostoso sentir a textura de peles e pelos dos animais do continente. Muitos deles só conhecidos nossos de filmes. 

Exposição África do Sul no Forte de Copacabana

Depois desta parte cultural fomos O “Espaço Games” é o preferido das crianças. Lá eles jogaram videogame, pebolin, futebol de botão, e ainda arriscaram chutes a gol. 

Para a galera maiorzinha  há um quiz com milhares de perguntas sobre as Copas do Mundo. Nem tentei testar os meus conhecimentos.

A brincadeira na exposição e no Forte de Copacabana foi boa, mas o dia estava superagradável, com uma temperatura ótima e a Praia de Copacabana estava bem ali ao lado. As crianças querendo brincar na areia, os meninos inspirados pela exposição querendo bater uma bolinha. 

E sabe como é mãe, né? Mesmo cansadas elas não resistem a verem seus filhos felizes e brincando. 



Fica a dica para um ótimo programa com a criançada. A exposição estará em cartaz no Forte de Copacabana até o dia 21 de maio de 2010






Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo