sexta-feira, 4 de junho de 2010

Qual é a cor do amor?

Peguei esse livro para ler para a Sofia e nem preciso dizer que já tinha lido para a Ana Luiza quando ela era menor, ?


Dica de livro infantil

Falei para a Sofia ir olhando o livro enquanto eu iria ao banheiro.
Assim que voltei para iniciar e leitura ela me disse:
- Já sei o nome desse livro, é "O Elefante e o Sapo".
- Bem que podia ser, gostei da sua ideia. Só que o autor chamou esse livro de "Qual é a Cor do Amor"?
A Sofia prontamente respondeu:
- É cor DA pele!
Adorei a resposta, morri de rir e já imaginando o motivo pelo qual ela escolheu essa cor, perguntei:
- Mas por que você acha que o amor é cor DA pele?
- Porque eu amo as pessoas. Então o amor é da cor Da pele das pessoas que eu amo.

Achei linda a resposta, achei inteligente, achei o máximo. Mas o que mais gostei mesmo foi por ser cor DA pele e não cor DE pele. Na listas das pessoas que a Sofia ama inclui brancos, mulatos e negros.

Lembrei de quando a Ana Luiza era bem pequena (idade suficiente para saber falar, conhecer algumas cores e saber fazer alguns rabiscos) e estava brincando com um amiguinho negro e maior do que ela. Os dois estavam lá desenhando (Ana Luiza rabiscando e o Luiz Henrique desenhando). Aí o menino solicita:
- Ana Luiza, me passa o lápis cor de pele.
A Ana Luiza pegou o lápis marrom e entregou para o amigo. Ele ficou olhando e falou:
- Me empresta o lápis rosa bem clarinho.
A Ana Luiza entregou aquele tal lápis cor de pele.

Eu detesto esse cor DE pele. Cor de pele de quem? Eu nunca consegui uma meia-calça cor de pele da minha pele. No inverno, a meia é escura demais. No verão, a meia é clara demais.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

33 comentários:

  1. Chris, e o livro é bom?
    Amei o tema! A Linguagem para o Pedro Augusto de 01 ano e 03 meses, compete será?
    Bjinhos e um ótimo findi

    ResponderExcluir
  2. Ai, que orgulho!!! Muito lindas e inteligentes!!!
    Beijos
    Tia Manu

    ResponderExcluir
  3. nossa, crinaças as vezes deviam ser capazes de compartilhar pensamentos e logicas automaticamente com o mundo!!! Achei otima as duas, a cor da pele, ate no lapis!

    Não sou branca, sou cor de leite desnatado e meio rosa. Sabe onde eu vou achar uma meia calça cor DA MINHA pele? Nunca!!! POr que minha pele nem cor tem... Então é assim, uso qualquer uma, o qe for melhor no dia, pq o importante sou eu bem bonitinha e quentinha não importa com que cor! Deu pra entender?

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo Chris, adorei, muito fofa né? acho isso mesmo um tanto bizarro né? pele de quem gente? óoooooooooooooooooootemo, também acho meia cor da pele uó....
    bjssssssssssssssssssss querida!

    ResponderExcluir
  5. Ai, amiga, tinha escrito um comentário que caberia num jornal, aí caiu a conexão...

    Mas, resumindo, então, achei tuas filhas umas fofas e muito sensíveis, perspicazes, queridonas.

    Espero que tua recuperação esteja acontecendo de forma muito rápida e tranqüila. Nossas good vibrations estão chegando aí?

    Beijo!
    I.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resposta! Eu também ensino as criatudo que não existe diferença nenhuma entre nós, os "brancos" e os "negros" (é que nós aqui somos transparentes)*rsss
    Bjos nas meninas sereias.

    ResponderExcluir
  7. Amiga muito interessante a resposta e divertida, isso prova que vcs não tem preconceito nenhum e principalmente que vc é uma Super mãe.
    Aqui nos nem falamos sobre branco, pretos ou negros. E sim somos todos iguais.

    Beijos do Ian e Duda.

    ResponderExcluir
  8. Esse teu post mostra exatamente o eu sempre falo esse negócio de "preconceito/pré-conceito" é tudo questão de educação, do ambiente em que a criança cresce, eles são puros "nós" é que inventamos um monte de coisas descabidas.....mas sabe amiga eu acho, ou melhor acredito que realmente as "coisas" estão mudando.
    Parabéns pra "vc."
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Muito sábia!
    A filha e a mãe :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Vim visitar seu blog e achei lindooo o post sobre o amor!!! Que coisas boas essas crianças nos ensinam!!

    Vou linkar seu blog no meu!Ok?

    Bjs, Gabi

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris querida!!!
    Tem um selinho pra vc no meu blog. Obrigada pelo carinho e pela força!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. q fofa sua filha , e muito esperta...adorei a resposta dela e concordo com vc por numero genero e grau!!odeio preconceito!

    ResponderExcluir
  13. essas meninas serão embaixadoras da ONU!!!
    muuuito bacana, chris, porque vc está passando valores incrivelmente corretos pra elas.
    preconceitose esses tipos de limeites só atrapalham o desenvolvimento delas, das amizades, do mundo.
    está de parabéns por ser essa mãezoca e por ter filhotas tão queridas!
    bjo bjo
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. que lindinha essa história. dá para virar história infantil

    ResponderExcluir
  15. Que coisa mais lindinha! Tuas filhas são bem inteligentes, hein? Parabéns!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Crisss

    este livro é muito fofo, mágico!

    Beijos green!

    ResponderExcluir
  17. Como a Sofia tem consciência ecológica.Escolher uma boa literatura ajuda muito, parabéns você acertou outra vez, bjsssssss

    ResponderExcluir
  18. A Ana Luiza é muito carinhosa,tem um coração puro e generoso.É lindo isso!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post e a resposta. Linda e muito inteligente!!!
    Esqueci de comentar: parabéns para a Sofia agora com 5 anos! Que ela seja sempre muito feliz, cheia de alegria e que encha a casa e a família de vcs de felicidade!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post! Muito lindo, sensível e inteligente! Adorei a história do lápis!
    Bjs, Sut-Mie

    ResponderExcluir
  21. QUE LINDO!
    SÁBIA RESPOSTA DE UMA CRIANÇA, POIS CHEGARAM TÃO RECENTES DO REINO DOS CÉUS QUE EXALAM AMOR PURO.

    ResponderExcluir
  22. Assim como o arco-íris é multi colorido... a COR de pele tbm tem muitas cores, cada qual mais linda que a outra!!! Amei!!!

    ResponderExcluir
  23. Que lindo Chris... Adorei...

    Recordar é viver!!!

    Bjosssssss
    Carol

    ResponderExcluir
  24. Ai que linda essa Sofia...Cor DA pele...Sofia é tudo assim linda,fofa e inteligente rs...
    Amiga vou procurar esse livro pra comprar pra Sofia daki...deve ser fofissimo!
    Agora o que vc disse é verdade cor de pele de quem???Nunca achei meia calça da minha cor...idem a tu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ai que lindo... Esta Sofia é uma princesa mesmo... Amei ela dizer que o amor tem cor pele... :) Linda!!! BJs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  26. Já amei a resposta do nome do livro, e amei mais ainda a resposta da cor do amor, e olha que faz sentido

    Beijos Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  27. Que guria mais esperta ela não? Amei a resposta dela e também acho que poderia ser o elefante e o sapo o nome, ficaria legal também, fiquei curiosa para ler ele com a Lara e saber qual seria a resposta que ela daria!! Vou procurar por aqui para comprar!
    Beijokas
    Jan

    ResponderExcluir
  28. Adorei os comentários da Sofia, muito linda, mito observadora.
    Mais um livro para comprar, com certeza.
    E essa questão da cor da pele, realmente, cor da pele de quem...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  29. Hoje eu reencontrei o e-mail que recebi da autora do livro e resolvi deixá-lo aqui nos comentários para não perdê-lo. Foi muito emocionante para mim recebê-lo.

    Hello Chris
    I hope you can get this translated!

    I am the author of What Colour is Love? qual-e-cor-do-amor and I found your blog
    http://inventandocomamamae.blogspot.co.uk/2010/06/qual-e-cor-do-amor.html
    and I wanted to write to you because I love the answer your child gave you about love being the colour of skin!
    It is wonderful to hear that my book is being read by children and their parents living so far away from where I live, in Scotland!

    kind regards

    Linda

    ResponderExcluir
  30. Amei seu texto. Sempre que meus alunos pediam o tal lápis "cor de pele", eu perguntava: "Cor de QUAL pele?". Perfeito! Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trabalhar na escolar da minha filha.
    seu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, avise o Sr. Anderson agora Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo