quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Jogo Difiçasso e Memória de Açúcar

Jogo Difiçasso

A Sofia encontrou um jogo no armário e toda feliz pegou para montar.

- Mãe, olha o jogo difiçasso que eu encontrei!
- Legal! Esse jogo era da Ana Luiza e estava guardado para você.

Toda empolgada, a Sofia chamou a moça que trabalha lá em casa para mostrar o jogo.

- Nini, vem ver o jogo difiçasso que eu vou montar!

A Nini chega no quarto e responde:

- Ih, esse jogo é muito difícil, não é para a sua idade, você não vai conseguir montá-lo.

Respirei fundo, me contorci, mordi a boca para não dizer para a Nini o que estava na minha cabeça (“Não é porque você não consegue que a Sofia não vai conseguir. Deixa ela tentar e mesmo que ela monte apenas duas peças dê parabéns por ela ter tentado”). E antes que eu falasse qualquer coisa para incentivar a Sofia, ela mesma saiu com a seguinte frase:

- Eu vou conseguir sim porque eu não desisto.

Adorei a resposta e fiquei feliz com a Sofia e a incentivei.

- Isso mesmo Sofia. Você é persistente, esforçada e inteligente. Monta até onde você conseguir que vai ser muito legal. O que importa é tentar sempre.

Até eu fiquei surpresa quando rapidamente a Sofia montou todas as peças direitinho. A cara da Nini então... Mas, o mais gratificante era a carinha de felicidade e de conquista da Sofia.


De qualquer forma eu não poderia deixar a atitude da Nini passar em branco e claro, tive uma conversa, em particular, focando em sermos positivos e baseada nas informações do Capítulo Direito ao Insucesso, do livro "Escola de Pais", do Luiz Lobo.

Vou reescrever alguns parágrafos aqui:
"As crianças dão menos importância aos seus insucessos do que nós, os adultos. Ela parece perceber que o insucesso é eventual e que ela está aprendendo com ele, para que depois possa ser bem sucedida."
.....
"Crianças erram muito até conseguirem realizar os seus objetivos. Quando é, então, que o insucesso passa a ser um problema para ela? Quando os pais são muito exigentes, não percebem as limitações naturais da criança e nem respeitam as suas potencialidades, quando são demasiadamente críticos e quando raramente incentivam e elogiam os esforços dela para acertar, preferindo destacar seus erros e insucessos."
 ....
"Insucessos são comuns e frequentes na vida da criança, são e devem ser parte da sua aprendizagem. O que a gente pode fazer, e deve, é transmitir a ela uma atitude natural, sem aflição, crítica ou reprovação diante dos insucessos. Assim a criança aprende a viver, convivendo com os erros e insucessos. Nós podemos ajudar muito se não mantivermos expectativas altas demais sobre o desempenho da criança, se formos pacientes, se compreendermos suas limitações, se elogiarmos seu desempenho.
Respeitar as iniciativas da criança é ajudá-la a crescer e desenvolver-se. Por trás de um sucesso, quase todas as vezes, há uma longa série de insucessos e isso é normal e natural."

Com a Nini eu usei uma linguagem mais simples e exemplos para passar esse conceito. Continuo observando para ver se ela entendeu direitinho.

****************************************************************************************


Memória de Açúcar

Não estou falando da minha memória não. Até poderia estar falando da minha memória que está derretendo, parecendo mesmo de açúcar, mas não é isso.

Estávamos no shopping e resolvemos parar em um restaurante e eu não estava preparada para o entretenimento da Sofia. Não levei Nitendo DS, nem lápis de cor, nem revistinha, nem brinquedinhos, nadica de nada. Quando ainda estávamos acabando de comer, o tempo da Sofia acabou e ela anunciou:

- Estou cansada e quero ir para casa.

Avisamos que ainda tínhamos que acabar de comer, tomar um café e pagar a conta, que era para ela esperar que ia demorar um pouquinho.
Reclamação daqui, reclamação dali, e veio uma ideia. Vamos separar dois saquinhos de açúcar de cada (aqueles sachês com as frases e imagens diferentes, sabe?).
Sofia separou os saquinhos e ela mesma sacou que podíamos jogar um jogo da memória.
Ufa, seguimos a nossa refeição com a maior tranquilidade, com direito à sobremesa, cafezinho, água e esperar a conta sem a menor pressa. Tudo isso acompanhado de várias partidas de jogo da memória.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Vc sempre tem boas ideias p/ as crianças brincarem... essa do jogo de memoria com açucar é ótima!!!
    Beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Claro Chris que essa fofa ia montar tudo que aparece pela frente, pois elas têm muitos estímulos ai na sua casa. Só de ir pra cozinha toda hora, disperta a atençao, a cordenação motora, a memória em fim são muitos estimulos aque fazem com que elas fiquem mega espertas e sabidas. Bjs pra meninas da casa da Chris.

    ResponderExcluir
  3. Chris, como sempre tirando um coelhinho da manga hein!!! mas mãe é assim msm, cria e recria em qualquer lugar e de qualque jeito.... e adorei o post sobre o incentivo de realizar qql coisa e a aceitação dos erros.... infelizmente a sociedade nos cobra demais, devemos ser os melhores em tudo, mães, esposas, amantes, filhas, etc... e se não tivermos esses entendimentos sobre como educar as crianças, acabamos despejando sobre elas tais exigências e formando adultos frustados, pois vamos combinar: ser os melhores e perfeitos no ponto de vista de quem???? o que realmente importa é simplesmente fazer o "nosso" melhor, na nossa capacidade, e antes de tudo com AMOR, pois se tem amor (o q a sociedade está esquecendo né)tudo é perfeito.... bjsss cheio de amor pra vcs...

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal Chris..seu incentivo a pequena Sofia para que ela montasse o jogo de memória.E nossos filhos nos surpreendendo a cada dia.Ela conseguiu!Viva!PArabéns a vc Sofia!
    Chris...não sei o que aconteceu naquele painel das atualizações do blog...e tá aparecendo que eu postei um monte de coisas velhas hoje...rs*(como se eu tivesse postado tudo de uma vez só)
    Então aqui vai o link do novo post que postei hoje realmente...
    http://mamysdematheus.blogspot.com/2010/09/7-anosfaz-hoje-que-conheci-meu-grande.html
    beijos...
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Chris,

    Como é difícil lidar com situações que envolvem nossas empregadas e filhos, sofro freqüentemente com isso. Tudo que para nós é simples e fácil de lidar, se transforma num monstro gigante para elas. E a minha funcionária, que depois do contrato de experiência, registro efetuado me comunicou que não sabe ler, quase morri, afinal meu filho é pequeno e também não sabe. Tive que identificar produtos de limpeza e tenho que lembrá-la diariamente do que é necessário fazer, mas meu filho disse que não há problema, logo ele aprende a ler e resolve qualquer questão que surgir, inclusive ensinado a ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. oi querida nossa adorei o "Difiçasso" hehehe, sabe as vezes a gente acha que eles não vão conseguir e não que conseguem, eles são mais persistentes que a gente né, adorei os jogos, o Caio adora quebra-cabeça, qualquer dia post um lá...beijocas!!!!


    Passa lá no meu blog tem sorteio:

    http://jogaucha.blogspot.com/2010/09/3-sorteio-no-blog-uma-mochila-da.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Chris!
    Menina, nunca vi esse jogo que a Sofia jogou, rs. Adorei a idéia do jogo da memória, como sempre vc é mega criativa! Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Que menina esperta!! Nunca pensei nisso!! Parabéns para esta menina!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que legal. Nunca tinha imaginado usar o açucar para o jogo da memória. É mais uma ótima opção para diversão. Beijos, Ana Paula

    ResponderExcluir
  10. A Juh ainda é pequetitita, né?, daí isso AINDA não é assunto pelas bandas daqui.

    Mas concordo com você: mesmo que a gente saiba (ou ache que) a criança não vai conseguir, tem que estimular. Afinal a gente fracassa, né? Todo mundo fracassa. Só que o maior fracassado é aquele que nem tenta.

    Beijão!
    PS: Vou tentar usar o jogo da memória para distrair o namorado que odeia ficar esperando em restaurante, pior que criança.

    ResponderExcluir
  11. Amiga...
    Achei ótima sua atitude em ensinar sua filhota sobre as limitações... e com certeza a busca pela vitória, né?! E creio tb q ela nem tenha feito por mal...crianças tb disputam e 'implicam'...rs e essa fase é sempre de aprendizado....
    Um bejim bem grande prá vc e que tenha um lindo final de semana....

    ResponderExcluir
  12. e depois me pergunta pq é que eu sou sua fã....

    ótimo tudo.
    o jeito que ensinou sofia a ser "guerreira mirim", o jeito que lidou com a nini, e a memória de açúcar? fala sperio.

    bjocas

    ResponderExcluir
  13. Suas filhas são espertas e lindas! Parabéns pelo lindo blog! Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris,
    Obrigada pelo carinho lá no RECOMADRES.
    Ficamos muito felizes em saber que a Ana luiza gostou da biografia que publicamos, ela realmente é uma pré adolescente muito madura e segura, isso nos encantou.
    Não esquece que na próxima segunda é o dia da pequena Sofia, que é pequena só na idade porque também não lhe falta personalidade.Parabéns pelas filhotas, pela família e pela Vovó coruja que participaram e deram um show à parte!
    Beijocas,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber estas coisas, sempre fico meio perdida quando meu sobrinho Gabriel fica chateado por não conseguir fazer algo.
    Agora com isto que li vou saber lidar melhor com os 4(2 da Kcal e 2 meus).

    ResponderExcluir
  16. Mais um super exemplo de uma mãe descolada que não se aperta nos imprevisto ne?

    super bacana

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  17. Nossa !! Essa dica foi o máximo !!!

    Vou experimentar com a Julia, antes que a Letícia abra os saquinhos para comer...

    Bjs.

    Sua amiga

    ResponderExcluir
  18. Quando comecei a ler seu post lembrei de um mini congresso escoteiro que participei. A minha tropa é de meninos entre 15 e 17 anos e para alcançarem uma determinada etapa, bem avançada, eles precisam fazer um projeto com várias especificações.

    Enfim, sem entrar em detalhes porque é muita coisa, eles recomendam que a gente não dê muito pitaco nos projetos, que deixemos os meninos sonharem alto. Que mesmo que a gente veja que provavelmente não dará certo, que deixemos os meninos tentarem.

    Primeiro porque podar logo no começo vai fazer com que eles tenham medo de sonhar alto e não é isso que desejamos. Segundo porque a conquista da tal etapa não está atrelada ao sucesso do projeto e sim à determinação e dedicação do jovem.

    Por isso adorei esses parágrafos que vc transcreveu, quero esse livro também!!

    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo