quinta-feira, 21 de junho de 2012

Festa Junina: Brincadeiras Recicladas

Nós aqui gostamos muito de festejar e as Festas Juninas não ficam de fora das nossas comemorações.
Para animar essa época já fizemos algumas festas juninas no nosso play. Junto com outros moradores fazemos a decoração, alguns quitutes e muitas brincadeiras para as crianças. Vou deixar aqui algumas dicas das brincadeiras que fizemos com utilização de material reciclado. Brincadeiras simples, divertidas e que as crianças podem fazer junto.


Derruba Lata

O que utilizamos:

- 6 latas de leite em pó vazias; 
- 1 folha de papel pardo; 
- pedaços de folhas coloridas;
- cola;
- tesoura;
- 3 pares de meias.


Como fizemos:

Enrolamos as latas limpas e secas com papel pardo. Nas folhas coloridas desenhamos círculos para os olhos e narizes em formatos de boca. Montamos uma carinha de palhaço colando as partes nas latas forradas. 
Com as meias fazemos uma bola. 
Aí é só atirar a meia nas bolas para derrubar as latas.

Brincadeira para Festa Junina


Pescaria

O que utilizamos:

- bandejas de isopor; 
- arames de embalagem de pão de forma (para quem for fazer com anzóis); 
- barbante, ímã de geladeira, moeda e cola quente (para quem não vai utilizar os anzóis);
- tesoura;
- 1 bacia;
- água.
 
Como fizemos:

Desenhamos os peixes nas bandejas de isopor e cortamos. A minha ideia era utilizar os arames das embalagens de pão de forma para fazer a alça dos peixes. Como uso de anzóis, os peixes seriam pescados pela alça. Mas a Sofia, que está adorando usar cola quente, teve outra ideia. Fazer os olhos dos peixes com moedas e utilizar ímãs de geladeira como anzóis. E foi assim que fizemos. Colamos as moedas com cola quente fazendo os olhos dos peixes. Amarramos os ímãs em pedaços de barbantes. Colocamos os peixes na bacia com água e estava pronta a pescaria.

O peixe verde está com a alça de arame de embalagem de pão de forma.
Pescaria brincadeira para festa junina


Jogo de Argolas

O que utilizamos:

- folhas duplas de jornal (uma para cada argola); 
- fita crepe; 
- pincel;
- tinta;
- garrafas pet;
- água;
- corante.
 
Como fizemos:
- argolas - enrolamos a folha de jornal fazendo uma argola. Passamos a fita crepe ao redor para fechar, dar o formato e a argola ficar mais dura e pesada. Aí foi só colorir. Aqui nós fizemos 3 argolas.

Jogo de argola reciclado

- alvos - utilizamos garrafas pet com água e corante.  
Para brincar basta posicionar as garrafas e tentar acertá-las com as argolas.

Jogo de argolas reciclado

Com estas brincadeiras a festa junina no play ficou bem animada e divertida.  
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

34 comentários:

  1. Que dez Chris...adorei o uso do reciclável, já fiz estas brincadeiras com as crianças, mas acabei comprando todo o material, adorei as ideias...beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris.Menina tô adorando esses seus post sobre festa junina.As idéias são maravilhosas.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótima série de postatens! Adorei as brincadeiras!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  4. Menina, voces capricham mesmo heim!
    Estou adorando a série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Cris, amei!
    Essa vai pra Ed em Foco, ok?
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  6. Que porrêta. Adorei, quando voltar da viagem de férias vou fazer com o guri.
    Feliz São João!

    Priscila - maedrdudu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai que gostoso! Voltei no tempo de quando ia nas festas juninas da minha cidadezinha. Adorava acertar a boca do palhaço.

    Quando "crescer" quero ser uma mãe igual a você!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Eu vou num São João, na casa da vizinha início do mês que vem.... vou dar estas idéias para ela... gostei mesmo!
    Bjocas
    Dani
    Tem sorteio lá no blog... aparece!

    ResponderExcluir
  9. Nãaaaoooo pára tudo!! Você é um parque de diversões menina!!! Quanta iniciativa e disposição, a gente vê tudo isso por aqui nas festas juninas, mas fazer em casa, com material reciclavel é tudo de bom. Boas idéias.

    ResponderExcluir
  10. Guria!!! Que coisas mais lindas e legais...
    Fáceis e divertidas de fazer junto com o filhote!! Meu gurizinho tem 3 e por enquanto mais bagunça que ajuda... mas vamos tentar uma dessas idéias aqui em casa, a das latas é ótima!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Geniais, Cris!
    Adorei as ideias, vou tentar fazer com meu pequeno, ele vai amar!
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Muito criativo,eu estou pensando em fazer umas brincadeiras no niver da minha filha,como a festa vai ser em agosto acho que essa da latinha acho que seria legal.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. Chris eu achei sensacionais essas ideia.
    Parabéns pelo empenho e desempenho.

    ResponderExcluir
  14. Chris, quanta criatividade!! Uma pessoa muito festeira você, rs.
    Adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei as idéias,vou usar na festa junina aqui de casa.Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa amei as brincadeiras!!
    Vou fazer com certeza com meus alunos!!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. adoro suas idéias, mesmo sendo algo meio distante pra mim, afinal a Baby ainda vai nascer, adoro passar por aqui e ver suas ideias tão criativas.
    beijos,
    Paola
    #amigacomenta
    http://www.dicasdamaedipa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amiga, você é muito prendada!!!
    Desde organizar festa junina, fazer os quitutes, fazer tanta atividade criativa e educativa com suas meninas e fazer comidinha decorada para elas...
    Nossa...isso que é um mulherão!!!!
    Sou tua fã nº 1, não canso de dizer isso!
    Você é um modelo pra mim!
    Bjos amiga!! Bom findi pra vcs!

    ResponderExcluir
  19. Chris
    Dicas maravilhosas !!!! Vc sempre se superando e nos surpreendendo com tanta criatividade ! Um grande abraço e um ótimo fim de semana pra vc !

    ResponderExcluir
  20. Chris, eu adoro estas brincadeiras....hahahaha
    Amei!

    Fiquei mais animada para ter logo meu rímel azuLe...rs
    Beijocas,

    ResponderExcluir
  21. Muiiito legal!!! Bjos, gi
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
  22. adorei!!!

    muito legal
    será que consigo fazer? sou desprovida de criatividade e jeito!! rsrsrs

    vou tentar algo parecido, só não volto pra contar depois por que vai ser mto humilhante T.T
    rsrsrs

    beijo querida


    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  23. Dá pra fazer um festão junino em casa com essas dicas! rsrs Adorei!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  24. Oi, Chris olha parece que você adivinhou o que eu estava precisando, pois estava planejando fazer uns joguinhos desses aqui em casa tipo o jogo das argolas para o Daniel conhecer já que levei ele na festa junina uma vez, mas com a minha gripe e a rinite atacada mais gripe do Daniel acabamos voltando cedo sem poder aproveitar. Vou imprimir e ver se consigo os materiais pra fazer aqui em casa.

    Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  25. Cris, me amarrei nas brincadeiras. A pescaria ficou d+,

    ResponderExcluir
  26. Muito legais essas brincadeiras que divertem sem gastar dinheiro.

    ResponderExcluir
  27. Chris, conforme eu falei anteriormente eu sempre me surpreendo com a sua criatividade, o seu empenho e dedicação. As brincadeiras ficaram extremamente interessantes e os materiais bem aproveitados. Eu fico pensando em como as suas filhas se divertem e aprendem com essas atividades prazerosas que você proporciona para elas.

    ResponderExcluir
  28. gente,,,,,,adorei as dicas....Vc sempre arrasa nos posts....né amiga.....bjusss

    ResponderExcluir
  29. Essas brincadeiras são muito divertidas e as crianças gostam muito. Eu lembro de quando trabalhava na creche e fazia esse derruba lata pras festas juninas.
    A Sofia gosta muito dessas invenções não é mesmo? Como ela se divete!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Ótimas ideias! Parabéns pela criatividade!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. amo essa













    AMO ESSA ÉPOCA DO ANO , TODAS AS BRINCADEIRAS .SEMPRE CURTI MUITO AS FANTASIAS DAS MENINAS E É ÓTIMO REVER TUDO ISSO .......<3 <3


    ResponderExcluir
  32. De todas o que mais o Victor gosta é da pescaria, o bom de fazer essas atividades em casa é resgatar lembranças da infância e compartilhar com nossos pequenos, preciso voltar a me mexer com os gêmeos, beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo