quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Maceió com crianças - Praias do Litoral Norte

Nas férias eu passei uma semana na belíssima Maceió com as meninas e fizemos diversos passeios maravilhosos. Já falei sobre a viagem de dias de muito sol, praia, alegrias e dos passeios pelas praias paradisíacas do Litoral Sul neste post AQUI.

Agora vou contar dos passeios que fizemos pelos points do Litoral Norte.


Maragogi - nós já tínhamos ido a Maragogi e passado uma semana por lá, o que eu acho o ideal, porém a Ana Luiza e a Sofia quiseram retornar para fazer o mergulho nas piscinas naturais.

Eu sinceramente acho um passeio meio cansativo para quem sai de Maceió, mas valeu a pena. Elas tiraram de letra!



Nós nos encaminhamos para o barco "O Marujo II" superfelizes e doidas para chegarmos às tão famosas piscinas naturais.


O encantamento foi tanto que a Sofia se animou a fazer a estreia no mergulho. A cor da água e a variedade de vida marinha surpreendem.


A praia é linda, o mar tranquilo, de águas calmas e já tem alguma estrutura, além dos hotéis. Nós optamos por ficar no Restaurante O Marujo que fica bem ao lado do Salinas de Maragogi que foi onde a gente se hospedou da primeira vez (contei AQUI).

Escolhemos esse restaurante por ter boa estrutura com disponibilidade de passeio para as piscinas naturais e principalmente por não receber os ônibus de turismo.

Já deixamos o nosso almoço encomendado e quando retornamos famintas do mergulho nas piscinas já estava tudo prontinho. Foi só tomar uma chuveirada para tirar o sal, um mergulho na piscina e sentar para mais uma refeição animada e cheia das histórias da aventura que tínhamos acabado de experimentar.


São Miguel dos Milagres - outro lugar paradisíaco no litoral de Alagoas, mas também bem distante de Maceió. Como as meninas já estão maiores não sentiram o cansaço do deslocamento.


Fomos direto para o município de Porto das Pedras para fazer o passeio no Santuário do Peixe-boi, um projeto de preservação dessa espécie tão dócil e encantadora e por esta razão são facilmente capturados aumentando o risco de extinção. 

O tour é muito bem organizado pela Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe. Para chegarmos ao ponto de partida das jangadas com capacidade para até sete turistas caminhamos por pontes sobre a área de manguezais preservados. Aí já começa a aventura e a apreciação de um espetáculo da natureza com paisagens lindas do rio e muitos caranguejos. 

O passeio tranquilo pelo rio Tatuamunha tem duração média de uma hora. O nosso demorou duas horas porque não estávamos encontrando os peixes-boi e os condutores não queriam que saíssemos frustrados. Nós fomos na primeira saída que parte às 09:30h e por lei, todos devem sair do rio até, no máximo, as 16h. Talvez por isso a dificuldade em encontrar os animais. 



Valeu a pena a insistência! Encontramos três deles em seu habitat natural. Uma emoção à parte! Eu fico logo com vontade de me jogar na água e nadar com eles, mas não pode, tá gente?! É só pra ficar na vontade mesmo.


O percurso de ida e volta até as jangadas é de 15 minutos aproximadamente. Eu recomendo levar uma garrafinha de água, pois não tem estrutura no local.

Certamente um passeio imperdível que nos possibilitou um contato com uma natureza exuberante e muito aprendizado. O pessoal local está de parabéns pela manutenção dessa área totalmente preservada.

Praia do Patacho - após o passeio para encontrar os peixes-boi seguimos para a Praia do Patacho. Uma praia bem deserta, tranquila, preservada e com uma infinidade de coqueiros. A nossa ideia era almoçar por lá em uma das poucas pousadas charmosas que são a única estrutura existente.


Eu já sabia da recomendação de fazer a reserva para o almoço com antecedência, mas não levei fé e resolvi arriscar. Resultado: a pousada Patacho estava lotada e não poderia nos receber para o almoço. A pousada do Xuê tinha capacidade para nos servir, mas por não saber da nossa chegada o almoço iria demorar. Como a nossa fome era grande acabamos apenas curtindo um pouco a praia, seguimos de carro pela estradinha de areia que beira a praia, entre os milhares de coqueiros, apreciando o visual e fomos para São Miguel dos Milagres. 

Infelizmente não conseguimos passar na Praia do Toque porque tinha chovido na noite anterior e o acesso estava muito ruim.

Praia de São Miguel dos Milagres - mais uma bela paisagem de praia tranquila e que tem estrutura. Aproveitamos bastante o mar.


Almoçamos na Barraca do Enildo, que não recebe ônibus de excursão (isso é fundamental pra mim), e tem passeios para as piscinas naturais. Almoçamos uma lagosta grelhada com macaxeira de comer rezando que acompanhada do suco de caju ficou mais saborosa ainda.


Não fizemos o passeio nas piscinas naturais porque chegamos já com a maré alta. Acho que deveríamos ter ido primeiro às piscinas em São Miguel dos Milagres e ter feito o passeio ao Santuário do Peixe-boi à tarde.

Mas para aproveitar melhor essa região o ideal seria ficar em Maragogi e fazer esses passeios com mais calma partindo de lá. Ou até ficar em uma das pousadas em São Miguel dos Milagres ou na Praia do Patacho.

Vou falar das demais praias do Litoral Norte que visitamos em outro post. Este já está enorme! O problema é que cada lugar desse é tão especial que merece um post exclusivo.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Cris é maravilhoso conhecer novos lugares.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Maceió é divino... Maragogi, só temo que presta mesmo , as piscinas naturais... São Miguel dos Milagres é legal tb! Seu passeio foi maravilhoso.
    Bjos, Sheyla.

    ResponderExcluir
  3. Ta aí um lugar que quero ir. Adorei! Vou lá ler sobre o litoral sul.
    Bjo grande!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Querida Chris
    Como eu gosto de conhecer lugares novos e de saber das suas estruturas de apoio! A gastronomia local parece ser muito boa!
    Obrigada por partilhar.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Cris as sua filhas tem muita sorte. Que maneiro fazer o primeiro mergulho c a mãe. E esses lugares são muito visuais.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço Maceió ainda, e seu post só aumentou minha vontade de conhecer essa região.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga, eu quero viajar assim como você e aprender a ter esse espírito aventureira.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. amei o post, inclusive já cliquei no link da primeira vez que vc foi e se hospedou no salinas, porque é justamente lá que tô querendo ficar! dando tudo certo, o bar do marujo que me espere! rsssrssss beijuuuu

    ResponderExcluir
  9. Eu queria ter ido tb. :( Mas q bom q vcs se divertira e aproveitaram bastante. bjs

    ResponderExcluir
  10. Que passeio legal que vocês fizeram, A Dona Regina me contou e ela gostou de tudo.

    ResponderExcluir
  11. Lindos lugares e eu imagino como as suas filhas aproveitam e aprendem durante esse convívio mais próximo que a viagem em família proporciona.

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei fazer essa viagem com vocês. Conheci esses lugares maravilhosos na companhia de vocês e foi muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua dica de viagem, Chris!!
    Beijos e otima semana para você!!
    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo