terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lembranças da adolescência - BC Fotos #6

Hoje a blogagem coletiva de fotos que ocorre todas as terças-feiras e é proposta pela Dani Moreno está com o tema "lembranças da adolescência".

"Ser pai é apresentar ao convidado não só o mundo e as pessoas, mas também ele mesmo - seus sentimentos, seu jeito de ser, seu agir - e depois, respeitosamente, deixá-lo escolher a melhor maneira de curtir sua viagem no planeta".  Roberto Shinyashiki em "Pais e Filhos - Companheiros de Viagem".

Com a adolescência da Ana Luiza estou tendo a oportunidade de apresentá-la a minha adolescência.. Assim eu tenho revivido e relembrado muitas emoções da minha própria adolescência. E nada melhor do que nos lembrarmos de nós mesmos para entendermos melhor os sentimentos dos filhos.
Ser mãe me traz a cada dia, a cada nova experiência, a oportunidade de me ver, me rever e recordar.

Na adolescência começaram as festinhas e eu me lembro como era importante estar nesses eventos e o convívio social com os amigos.




Por isso eu faço questão de possibilitar que a Ana Luiza vá às festas. Converso bastante falando de mim, contando do que rolava nas festas que eu ia e como eu agia em determinadas situações. Falo também dos medos que eu tinha, das angústias e das alegrias. 



A praia era outro local de liberdade onde eu sentia que era capaz de cuidar de mim mesma.


E agora está na hora de eu deixar a Ana Luiza experimentar a mesma sensação mesmo que eu fique aqui com o coração na mão.


Já tive a oportunidade de reviver o meu primeiro Rock in Rio com a Ana Luiza e contei AQUI.

Nessa semana eu apresentei pra Ana Luiza mais uma parte da minha adolescência que foram os shows e músicas que eu gostava. Fomos ver o musical "Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz". Eu já tinha ido com o marido e tivemos vontade de voltar e mostrar para ela um pouco do que vivemos. Aproveitei pra contar das festas, da balada no Baixo Leblon, das Noites Cariocas. Falar de como podemos viver tudo isso com alegria e responsabilidade.

Eu adoro dançar e durante toda a minha infância e adolescência eu fiz balé.


A Ana Luiza não se interessou por fazer balé, nem dança. Mas agora na adolescência ela está fazendo dança aérea.


Sempre que possível eu tento trazer para a Ana Luiza os livros que eu li na minha adolescência como "Fernão Capelo Gaivota" e todos do Richard Bach, "O Diário de Anne Frank", "Cristiane F. - 13 anos, drogada e prostituída", entre outros. Revejo com ela alguns filmes que marcaram a minha adolescência como "Dirty Dancing", "Flash Dance", "Amor Sem Fim", "Lagoa Azul" e outros. Aproveito para ver filmes e livros atuais com apelo adolescêncet junto com a Ana Luiza. Assim podemos conversar e fazer comparativos. 

Com isso eu posso perceber que apesar das enormes diferenças devido as mudanças no mundo, ao desenvolvimento tecnológico e coisa e tal, as verdades fundamentais permanecem as mesmas. Me reaproximar da minha adolescência me ajuda a me aproximar da minha filha adolescente.

Eu me lembro dos meus interesses, dos amigos, dos livros, dos cadernos de mensagens, de algumas crises existenciais, dos filmes, dos sonhos, das perspectivas, da minha PUSH (eu tinha uma PUSH laranja metálica e andava com ela pra cima e pra baixo), só não me lembro dos meus mau humores repentinos (minha mãe diz que eu não tinha isso, estava sempre de bem com a vida). Gente, juro! Eu queria tanto me lembrar disso para ver se assim eu entenderia melhor essa variação de humor que ocorre com a minha adolescente.

"O adolescente revive a sequência que viveu na infância: existir, fazer, pensar, ser, adquirir habilidades. Desta vez, porém, o processo se realizará fora de casa.". Roberto Shinyashiki em "Pais e Filhos - Companheiros de Viagem".

Eu espero conseguir criar todas as condições para que as minhas filhas passem pela adolescência e aprendam a assumir sozinhas o controle da vida delas, que elas percebam que a partir daí elas passam a ser responsáveis pela própria felicidade e que eu saiba vivenciar e desfrutar do crescimento e da independência delas.

Passem lá na Dani Moreno para visitar as outras participações. Tem fotos incríveis.




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Que linda tua participação e sempre bem criativa, mostraste o antes e o hoje...Lindo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas fotos, minha mãe fazia o mesmo comigo, era meio que uma liberdade vigiada, ir as festas e voltar antes da meia noite, coisas do tipo.
    Adorei mesmo as suas fotos, sua filha é linda e você está fazendo um ótimo trabalho!! =)
    mil beijos
    Karolina Malaguetta, do Blog Malaguetta.

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris
    Que legal isso
    tenho certeza que a Ana Luiza adora quando vc divide com ela momentos da sua adolescência!!
    Mais uma coisa legal que aprendo com 'as mamães' dos blogs...
    Quando meu bebê já for adolescente vou tentar lembrar disso q vc faz com sua filha e fazer tb!


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Querida Chris
    Gostei de viajar consigo no seu tempo.
    E bom podermos ter um alicerce,sobre o qual depositamos o nosso futuro e o da nossa descendencia!
    Felicidades para as suas meninas.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Chris,
    Vc não mudou nada! Continua com a mesma carinha de sempre. E sua filha é o seu clone! Como pode! A sua cara também! Muito bom o seu post. As vezes eu também acorda com o mau humor desgraçado! kkkkkk... Coisas de adolescente!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Nossa Chris que viagem no tempo, lendo seu relato viajei na minha adolescência também, que forma legal de entender sua moçinha, espero saber agir com minhas meninas também de forma legal como vc.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. hehehe Quem não teve cabelo curtinho na adolescência entre os anos 70 e 80 que atire a primeira pedra né Chris?
    Amei as fotos e eu tmb adorava uma festinha de garagem. hahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua postagem, o link que você fez, da sua história com a sua menina!! Fiquei perfeito Chris, parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post. Queria muito ter vivido minha adolescência, ter podido ser adolescente.
    Suas meninas tem muita sorte em te ter como mãe.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Interessante a contraposição que fez entre o seu tempo e o tempo da sua filha... a minha está com 18 anos e é muito curioso ver os mesmos gostos e dilemas refletidos nos filhos... ou não, quando conversamos bastante e procuramos mostrar a vida de um outro jeito, conscientizar sobre perigos e escolhas. UM abraço!

    ResponderExcluir
  11. Que texto delicioso e que adolescência gostosa vc teve. Eu tb era fã de Cazuza.Bons tempos.

    ResponderExcluir
  12. Chris deu um pouquinho de medo em pensar como sera a adolescência do meu filho. Mas uma coisa eu tenho certeza esse seu texto vai ser a base para eu tentar lidar com essa situação, quando ela chegar. Adorei saber como foi você na adolescência, sou apaixonada pela noite carioca.

    ResponderExcluir
  13. Que delícia relembrar a adolescência, né Chris?? A minha adolescência foi boa, o que mais me marcou foram as amizades que cultivo até hoje. :) A minha adolescente já está com 18, foi e é tranquila, também gosto que ela tenha experiências bacanas e que aprenda a se virar nesse mundão, mas a gente sofre né? Mas adoro quando rola um show para irmos juntas, um cineminha ou até mesmo um passeio mãe e filha <3

    ResponderExcluir
  14. Aaaaaaaaaaaahhhhh, que lindaaaaa! Amei as fotos, as histórias, tudo!!!! Delícia, né? "Requentei" um post e levei lá na Dani também. aqui. Abs.

    ResponderExcluir
  15. Chris,

    Muuuito legal suas vivências neste post a respeito de sua adolescência!
    E o legal é que você transmite tudo isso à filha, sinal que existe uma ótima comunicação entre vocês.
    Olha, essa foto que você está deitada sobre a areia da praia, juro, pensei que fosse a Monique Evans jovenzinha!
    Você está bem parecida com ela!
    Amei tanto o seu cantinho que resolvi ficar, viu?

    Lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  16. Nossa que máximo poder relembrar a adolescencia e ainda poder viver a da sua filha é maravilhoso. Mesmo nos dias de hoje devemos deixar eles conhecer o mundo, claro tudo observado, afinal faz parte para o crescimento.
    Que maximo ter feito balé, eu fiz jazz tb.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  17. Adorei participar da sua história mais uma vez. Essa primeira foti aí foi da festa no Hotel Malibu em Cabo Frio depois da minha missa de 15 anos. E vc estava lá ! Sempre presente. Amiga e irmã camarada. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Puxa, não consegui participar neste dia...... fotos super, adorei! Boas recordações né Chris? bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  19. Foi muito bom ter você na minha adolescência, irmã.

    ResponderExcluir
  20. A Ana Luiza é muito parecida com você.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Que legal ver as fotos de quando você era adolescente e na mesma idade que a Ana Luiza tem hoje. Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo