quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita à Fortaleza de São João

O Rio é uma cidade que tem muitos fortes que normalmente são passeios com vista linda e que contam um pouco da história da cidade.

A Sofia foi, com a escola, fazer uma visita à Fortaleza de São João com o objetivo de observar o local de fundação da cidade do Rio de Janeiro, conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e transformações ocorridas no tempo.

Forte São José

Aproveitei que a Sofia re(fez) esse passeio pra mostrar um pouco de quando nós fizemos essa visita. Olha que já tem um tempo, foi em 2009. Já tá até na hora de voltarmos lá.

Assim que chegamos ao Forte São José observamos um visual incrível do Pão de Açúcar, caminhamos pelas praias, as crianças correram à vontade no espaço, observaram as pistas esportivas, as construções e conheceram a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta.

De lá seguimos a caminhada até a Fortaleza São José acompanhada por um guia. O caminho percorrido fica à beira da Baía da Guanabara, com um visual lindíssimo com vistas do Rio.

Fortes do Rio para ir com crianças

E de Niterói. Dá para ver ao longe a Fortaleza de Santa Cruz do outro lado da entrada da baía.

O que fazer no Rio com crianças

É uma caminhada com algumas subidas, mas é relativamente tranquila. De qualquer forma é aconselhável fazer esse programa em um dia que não esteja muito quente.

Passeios no Rio com crianças

No trajeto paramos várias vezes para fotos.

Quando começamos a nos aproximar da Fortaleza de São José já ficamos impressionados e bate aquela vontade de chegar logo.

Enfim, chegamos.

Melhores passeios no Rio de Janeiro

A visita ao Museu Histórico da Fortaleza de São João faz o diferencial do passeio. Foi na entrada do museu que a Sofia quis assinar o livro de visitas e fez a primeira assinatura dela (post AQUI).

Museus do Rio com crianças

Caminhar pelo forte observando a construção possibilita uma viagem na imaginação.

Fortes do Rio para visitar

E contemplação de pontos lindos da Cidade Maravilhosa.

Os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro

No retorno vale uma parada em um dos quiosques da praia para as crianças se refrescarem com um sorvete e correrem pelas areias.

Foi muito bom recordar esse momento e rever as fotos das minhas pequenas.

O passeio é gratuito e deve ser agendado previamente pelo telefone 2586-2291.
O atendimento para agendamento é de segunda à quinta, das 10h às 16h ou pelo e-mail sitiohistorico.fsj@gmail.com.

1. Que lindo, já falei que como historiadora tenho fascínio por conhecer lugares históricos, rsrsrs, sempre que tenho oportunidade também visto lugares assim, e obviamente levo minha pitoca junto.

Lindo lugar.

Bom restinho de semana e obrigado por dividir estes lugares lindos com a gente.

2. Oh, não conheço pessoalmente o local. Gostei da dica!
    bjos

3. Que vista maravilhosa... Esses passeios fazem a gente conhecer a Cidade que mora e descobre maravilhas sobre a história da nossa Cidade.
    Bjs

4. Eu fico impressionada com a quantidade de lugares históricos que existem para visitarmos no Rio de Janeiro, é triste saber que o próprio carioca desconhece a grande maioria deles!
    Lindas fotos!
    Bjos!

5. Não conheço esse local. Que lindo. Adorei as fotos, vc não mudou nada esses anos todos. E fica a dica para quando eu for por aí e ir visitar esse Forte. Bom demais conhecer os pontos turisticos através dos blogs!
    Beijos
    Adriana

6. Deve ser um passeio delicioso!!! Morro de vontade de conhecer o Rio!

Beijinhos e ótimo fds!!! ♥

7. Chris, que da hora esse passeio. Eu amooo o RJ (pena que não consigo ir e ficar muito tempo, qq hora te conto o pq).
    Que dica boa, eu adoro explorar o RJ que é tão lindo e para onde se olha dá vontade de fotografar.

Já anotei e quando eu for vou ver se agendo com antecedência esse passeio. Muito bom!!!

Beijos :o))

8. Que Delicia hein. Amei. A Sofia tava com carinha de quiança... rssss

9. Querida Chris
    Obrigada por nos mostrar detalhes preciosos desse Rio de Janeiro.
    Pelo que me foi dado ver: «Continua lindo!»