segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Menos sódio, mais sabor e muitas receitas

A nutricionista Maria Cecília Corsi,  que é especialista em nutrição clínica com foco em técnica dietética e gastronomia, fez um workshop sobre a utilização do sódio na medida certa para o nosso bem.

Durante o evento a nutricionista, que há 5 anos criou o conceito Liv Light onde combina pontos essenciais da nutrição para uma alimentação saudável, trouxe muita informação, dicas e ótimas receitas.

Conforme explicação da Maria Cecília:

- O sódio é necessário para a regulação do sangue no corpo humano para a promoção da boa contração muscular; é importante para a manutenção de fluidos do corpo, além de desempenhar papel importante no desempenho do coração, sistema nervoso e absorção de glicose. Ou seja, precisamos do sódio. Mas precisamos na medida certa.

- É muito importante ficar de olho nos rótulos, pois alguns alimentos, tidos como saudáveis, possuem alta quantidade de sódio. Um exemplo citado foi o pão integral.

- Temos que estar atentos não apenas na quantidade de calorias dos alimentos, mas principalmente na qualidade destas calorias.

- Devemos ter cuidado com dietas rígidas, inclusive para crianças. A rigidez não é interessante, o ideal é oferecermos o que é saudável e equilibrarmos com as possibilidades que satisfaçam os interesses de paladar. É importante ensinar a criança  a fazer as melhores escolhas. Eu concordo com essa linha e até falei aqui sobre ter opções e fazer escolhas.

Dentro da linha de oferecer pequenas quantidades com mais sabor, mais qualidade e que satisfaça, a Maria Cecília ofereceu diversas possibilidades e ainda nos entregou algumas receitas.

Eu adorei esse drink de limão, morango, romã e gengibre.



Ingredientes:

- 3 copos de gelo;
- 10 folhas de hortelã;
- 1 limão siciliano grande;
- 1 copo de suco de morango Del Valle;
- 1 colher de chá de gengibre ralado;
- 4 colheres de sopa de semente de romã;
- 1 litro de Sprite Zero.

Modo de preparo:

Em uma jarra grande coloque o gelo e as folhas de hortelã. Esprema o limão siciliano sobre o gelo. Acrescente o suco de morango, o gengibre ralado e as sementes de romã. Misture com uma colher e por último adicione o Sprite. Sirva em seguida para não perder o gás.

Eu achei a ideia desse drink sensacional. Quando estamos em dieta de perda de peso, e por isso de poucas calorias, o consumo de suco de frutas é bem reduzido. Com isso, em algumas reuniões de amigos e festinhas eu me senti com poucas opções, pois não posso tomar bebidas alcoólicas, nem sucos. Sobrando somente água e bebidas light ou zero como alternativas. Com esse drink eu me senti mais inserida no contexto da festinha.

E não é que a Sofia achou na rua algumas romãs e trouxe pra casa? É claro que aproveitei para fazer o drink. Mas fiz com o que eu tinha em casa, então usei Aquarius Fresh no lugar do Sprite, e suco de cranberry com maçã da Del Vale no lugar do suco de morango. Gente, ficou bom demais! No meu caso as sementes de romã não boiaram. Acho que foi porque a pessoa ansiosa aqui não leu a receita com calma e misturou a Aquarius Fresh junto. Aliás, bateu no liquidificador. Com isso perdeu um pouco do gás. 



Iogurte grego

Durante o evento serviram muitas delícias saudáveis como esse iogurte grego. Neste caso a Maria Cecília não passou a receita, mas explicou que usa iogurte natural desnatado batido com leite em pó, também desnatado, e ricota. Explicou que bate bem no liquidificador.

O objetivo é aumentar a quantidade de cálcio, ter um sabor mais gostoso, e com menos gordura, e ainda satisfazer com uma pequena quantidade.


Bom, eu fiz as minhas tentativas aqui em casa. Usei o iogurte grego caseiro que eu mesma faço. Para duas conchas pequenas de iogurte eu usei duas colheres de sopa de leite em pó desnatado e duas fatias finas de ricota. Bati tudo no liquidificador por bastante tempo, mas não consegui a consistência desejada. Acho que o problema é o meu iogurte grego caseiro. Ele já é bem consistente, mas quando bato no liquidificador ele fica líquido. Mesmo fora do ponto o iogurte grego de beber ficou uma delícia! Servi com uma fatia de morango e chia. Foi um sucesso.


Não me dei por satisfeita e testei a mesma proporção anterior (duas conchas pequenas de iogurte, duas colheres de sopa de leite em pó desnatado e duas fatias finas de ricota), amassei bem a ricota com o garfo e misturei com a colher. Ficou perfeito. E posso dizer que com menos quantidade de iogurte eu fiquei supersatisfeita.

Servi com pedaços de morango no fundo.


E com uma cobertura de castanhas-de-caju picadas, passas e chia. Exatamente como foi servido no Liv Light. Tá, eu não resisti e fiz uma graça com o morango.


Outra delícia foi o pão de queijo! Esse ela também não passou a receita com as quantidades especificadas, mas disse que utiliza iogurte, ricota, polvilho doce e azedo. O objetivo de fazer uso da ricota é reduzir a quantidade de queijo parmesão. Essa substituição reduz a quantidade de gordura e de sódio na receita. Um polvilho, eu não me lembro qual, tem a função de fazer o pão de queijo crescer e o outro de fazer a casquinha crocante.

Com essas dicas eu adaptei a receita de pão de queijo de caneca fazendo as substituições:

Ingredientes:

- 1 ovo pequeno;
- 4 colheres de sopa de leite desnatado;
- 3 colheres de sopa de iogurte grego caseiro;
- 1 colher de sopa de óleo (a receita original sugeria três colheres. Eu fiz com apenas uma e deu certo);
- 4 colheres de sopa rasas de queijo parmesão ralado light;
- 2 colheres de sopa rasas de queijo parmesão light;
- 2 fatias finas de ricota;
- 4 colheres de sopa rasas de polvilho azedo;
- 2 colheres de sopa rasas de polvilho azedo;
- 2 colheres de sopa rasas de polvilho doce;
- 1 colher de café de fermento em pó;

Modo de preparo

Misture tudo (eu bato com o garfo em um recipiente, mas pode ser no liquidificador). Distribua a massa nas formas de cupcake e levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 10 minutos.

Usei duas medidas e rendeu 12 pães de queijo pequenos (forma de cupcake pequena) e 4 pães de queijo grande (forma de cupcake grande).


Ficou divino! As meninas agora só querem esse pão de queijo para o lanche!


A dica para reduzir o sódio nas comidas salgadas é pensar que o sal não é tempero. Então vamos usar a nossa intuição e experimentar as especiarias e condimentos que temos disponíveis (cúrcuma, cominho, lemon grass, páprica, canela, pimenta síria, gengibre, coentro, pimenta-do-reino, etc.). Uma das ideias foi fazer uso do Garam Masala, um tempero indiano que coloca o nosso sabor, a nossa personalidade, a nossa identidade na comida, já que cada um monta o seu conforme o próprio paladar. Com esses temperos a comida fica com sabor precisando de pouco sal, ou nenhum.

Outra sugestão é fazer uso do sal do Himalaia, pois este tem menos sódio que os demais.

Dos vários pratos salgados que aprendemos a fazer com menos sal, a salada mix de grãos com ricota, abobrinha e molho de aceto reduzido surpreendeu e já foi testada aqui em casa.


O post já está enorme e bateu a preguiça de escrever a receita, então vai a foto! Espero que fique visível!


Fiz em casa e dei uma adaptada simples, apenas incluí cenoura para dar uma cor e ficar mais ao gosto das minhas filhas.


Para o molho eu fiz em duas versões: reduzido na Coca-Cola, como a receita original, e reduzido no suco de laranja e mel.


No final foi servido, junto com o café, um crespinho de chocolate maravilhoso. Esse não teve receita, mas foi dito que é feito com chocolate 70% cacau e proteína de soja. Claro que já experimentei por aqui com uma adaptação para o paladar das filhas.

Ingredientes:

- 2 barras pequenas de chocolate branco Salware sem lactose e sem açúcar;
- 2 barras pequenas de chocolate meio amargo Salware sem lactose e sem açúcar;
- 2 colheres de sopa de proteína de soja texturizada;
- uvas passas.

Modo de preparo:

Derreti o chocolate branco e o chocolate preto separadamente no micro-ondas (aproximadamente um minuto). Usei duas formas de silicone para gelo em formato de coração. Em cada coração eu coloquei uma porção de proteína de soja, uma uva passa, cobri com o chocolate derretido e levei a geladeira. Não ficou crespinho, mas tem seu charme por ser em formato de coração.

Com quatro barras de chocolate (vou ver o peso líquido de cada uma) eu fiz 20 bombons. Nós comemos um bombom de sobremesa, ou no café, e ficamos satisfeitos. Se fosse apenas a barra de chocolate, comeríamos inteira.



Bom, o post ficou enorme, mas o evento ‪#‎vivapositivamente‬ da Coca Cola junto com a Liv Light,
conceito criado há cinco anos pela nutricionista Maria Cecília Corsi, onde combina pontos essenciais da nutrição para uma alimentação saudável, foi muito bom e ficou difícil selecionar as receitas. Em um próximo post eu vou postar as outras maravilhas que aprendi.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Chris, quantas receitas deliciosas! Já favoritei o post para prepará-las hehe.
    Não sabia que o pão integral contem muito sódio, vivendo e aprendendo. Sempre quis ir a eventos assim
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah, vou tentar fazer alguma dessas. =) Não sou muito habilidosa mas a saladinha tá fácil. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também vou testar algumas receitas, e usar o gengibre, dá aquele toque!
    bjos Mari
    http://juizonacachola.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Maria Cecília. Já assisti a um workshop dela, sensacional!

    Beijos, lindona!

    ResponderExcluir
  5. Chriiiis, já te falei, quero morar na sua casa, me adota rs? Adoro suas receitas! Muito bacana esse workshop! Quanta coisa boa! A gente tenta reduzir o sódio por aqui, mas as vezes sinto que nao tem muita saída, para o pão integral, a saída é fazer em casa com a farinha integral, quando dá pra fazer adoro! Amei esse drink com sprite e roma, quero fazer um dia pra uma festinha! beijo querida e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei todos hum deve ser uma delícia todas rsrs

    ResponderExcluir
  7. Que post maravilhos, Chris! Muitas receitas legais e saudáveis. O difícil de vir aqui visitar teu blog e conferir os posts é a vontade que dá de experimentar!
    Dá vontade de fazer todas!!!
    Beijos e boa semana!
    Priscila Sant'Anna
    www.minhasgurias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as ideias... o saudável pode ser gostoso sim!
    Amei e vou tentar fazer aqui...
    Beijocas, Nath

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, quanta coisa gostosa e linda!!! Porque suas invenções ficam muito lindas, dona Chris! Eu adoro aquele formato de corações! A tua cara mesmo!

    Fiquei com vontade daquele iogurte grego! Ah se eu não fosse uma negação pra cozinha...
    Beijo beijo pra vcs! E uma ótima semana!
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Adorei as receitinhas ♥

    ResponderExcluir
  11. Que demais amiga .. já anotando a do drink e do pão de queijo .. hummmm

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  12. Gente, quanta coisa linda! Sempre me inspiro nas suas receitas para tornar nossas refeições em casa especiais. Também adoro dar este toque bistrô nas minhas criações.
    Beijo e melhoras!

    ResponderExcluir
  13. Olá menina.
    Espero que já esteja recuperada.
    Estou tentando diminuir aqui a quantidade de temperos prontos e refrigerante, incluindo uma dieta mais saudável, nesse ponto as suas receitinhas vieram a calhar, muito obrigada.
    Tenha um mês hiper maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. aqui em casa há 10 anos diminui os Sódio
    mas não deixamos de consumi
    amei as receitas
    fiquei com água na boa
    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  15. Chris!!!
    Parabéns por ser tão prendada!!! Iogurte Grego!!!! Vc arrasou!!!
    Adoreeeeeeeeeeeeeeeeei!
    Beijim!

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas amiga! E suas receitas estão divinas :D
    Uma pessoa como eu com certeza já anotou todas elas, e o incentivo é importantíssimo para que a maioria mude seus hábitos, principalmente quem tem criança. Hoje temos crianças com menos de dez anos com Colesterol ruim alto, hipertensão... e outras doenças por culpa dá má alimentação.
    Super beijo <3
    Walkíria Montani

    ResponderExcluir
  17. Chris lindona adorei a postagem e que dicas maravilhoss vou anotar tudo, o iogurte grego fica igual ao aoutro pois amoooooooooooo. Quero começar a mudar meus hábitos alimentares aos poucos . beijos

    ResponderExcluir
  18. Menina esse lance do sódio é algo muito sério, temos de tomar cuidado até na água mineral que tomamos o teor percentual de sódio é muito alto, eu sempre dou uma conferida nos r´tulos , tem gente que acha doida quando recuso uma garrafa de água mineral por causa do elevado indice de sódio... rsrs.. ah confesso que fiquei morrendo de vontadedas delicias desse post... bjks tenha uma linda semana..

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha essas dicas Chris, deve ter sido ótimo esse Workshop adorei as informações sobre o sódio e as receitas! Bjosss

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post ... super dicas, parabéns !!

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei as receitas... incrível como podemos ter uma vida muito mais saudável e ainda por cima agregar sabor no que comemos.
    Ótimas dicas flor.

    Beijinhos
    Jeito de Ser Você

    ResponderExcluir
  22. Chris, quanta receita maravilhosaaaa!!! Eu amei :)
    Gostei da do potinho com iogurte grego, me deixou com água na boca! Em casa sempre procuro oferecer melhores refeições para Lara e sempre que posso anoto receitas como estas que você passou!
    Adorei
    Beijokas
    Jan

    ResponderExcluir
  23. Chris, adoro suas receitas, suas dicas, porque vc experimenta tdo e depois conta para a gente, e isso é d+, adorooooo
    Gostei de tudo, principalmente da salada...rs
    Bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  24. Chris, amei esse post enorme rsrsrs pode fazer outros enormes (e tão cheios de conteúdos, dicas, receitas, fotos) assim que vamos ler até o fim e esperar por mais heheheheheh
    beijooo

    ResponderExcluir
  25. Adorei tudo!!!! Alimentação saudável não precisa ser sem graça. Com criatividade, fica até melhor do que comer porcaria.

    Os iogurtes que você fez ficaram lindos!!!! Ótima ideia esse pão de queijo.

    ResponderExcluir
  26. Que página alegre e gostosa! amei.
    Venha me visitar qualquer hora!
    Te encontrei na Galeria da Elaine!

    ResponderExcluir
  27. Olá Chris,

    Passei pra ver a receita do molho para saladas e gamei nessa de pão de queijo. Vou fazer para o lanche de hoje.

    Bjux
    Jane

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo