quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Um dia de cientista na Coca-Cola


O blog me traz muitas alegrias, oportunidades de encontrar pessoas e viver experiências diferentes. Um dos pontos superpositivos pra mim é ter a oportunidade de conhecer de perto algumas empresas, seus processos, visão e valores. 

No mês passado eu tive mais uma vivência diferenciada na Coca-Cola, no evento sobre edulcorantes e outros adoçantes que reuniu blogueiros da rede Viva 2.0 e convidados.

O primeiro suspiro foi com a vista privilegiada!




Já que iríamos ter informações sobre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola Brasil e sobre as pesquisas em torno dos edulcorantes, nada melhor do que entrar no clima de laboratório de pesquisa com jalecos, óculos e tubos de ensaio.


A primeira parte do evento ficou por conta do humorista Gabriel Louchard, que descontraiu, envolveu alguns participantes na performance e arrancou muitas gargalhadas de todos.

Apresentação do  Gabriel Louchard na Coca-Cola

A segunda etapa do evento foi a apresentação da Fernanda Martins (líder de projetos da unidade brasileira da Coca-Cola) e da Sandra Freire (líder da categoria adoçantes) mostrando o funcionamento do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola Brasil que atende não só o Brasil, mas toda a América Latina.

E olha eu aí compenetradíssima. Eu já trabalhei desenvolvendo sistemas de controle de qualidade em uma grande indústria. Nessa época eu ficava dentro de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento entre equipamentos, análises químicas, físicas, sensoriais e muita estatística. Então, o assunto me interessa e muito.


O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Coca-Cola Brasil é de tecnologia de ponta como se espera de uma empresa desse porte. Aliás, não é apenas de ponta, como também referência. Nossa, eu fiquei encantada! Poderia escrever linhas e mais linhas sobre a apresentação que eu gravei todinha.


Foi interessante saber, entre outras informações:
- que todos os ingredientes de todos os produtos são controlados e além de estarem de acordo com a regulamentação brasileira, precisam atender as especifidades e exigências mundiais controladas em Atlanta.

- há cada vez mais uma busca por equilibrar sabor com saúde nas linhas de produtos. Por exemplo:

  • a reformulação dos sucos Kapo que reduziu a quantidade de açúcar buscando a redução de calorias. Me surpreendi ao saber que o suco de cenoura roxa é utilizado para obter a coloração do suco de uva. Por isso que eu não encontro mais cenoura roxa no mercado, toda a produção deve estar indo pra Coca-Cola. :) E eu doida pra fazer um bolo de cenoura roxa.
  • outro exemplo foi o mate. Não houve mudança apenas para uma embalagem mais sustentável, mas também a redução de conservantes, de after taste (aquele sabor que fica na garganta após ingerirmos o produto), tornando a bebida mais natural. Outra questão é que a embalagem de garrafa tem menos porosidade, reduzindo a troca de ar com o meio externo e por isso necessita de menos conservantes. Já a embalagem de copo por ter mais poros precisa de mais conservantes e tem a durabilidade reduzida. 


O bom foi chegar em casa e mostrar pra Ana Luiza, que está começando a pensar na profissão que vai seguir, um pouco de como funciona essa área dentro da empresa, o trabalho e as profissões envolvidos.

Ao final dessa breve imersão no laboratório seguimos nossas experiências científicas com a degustação de vários produtos da marca que não são comercializados no Brasil.


Achei bem curiosa a água de coco Zico que é comercializada nos EUA. Tem até água de coco saborizada, acredita?  Eu experimentei a natural e com sabor de chocolate.


Depois do almoço, que teve um cardápio especial com mais experimentações (afinal a cozinha é um pequeno grande laboratório), foi a palestra da Dra. Maria Cecília Toledo, com mais informações sobre os edulcorantes. 


Infelizmente eu não pude ficar. Mesmo já tendo assistido a duas palestras da Dra. Maria Cecília sobre o assunto (uma delas foi neste evento AQUI), informações de profissionais gabaritados sempre acrescentam e ajudam a formar a nossa opinião com mais embasamento.

Mas a palestra não ficou totalmente perdida pra mim. Eu pude obter as informações nas publicações de outros blogueiros que participaram do evento:

- Otogai Midias Socias - aqui tem fotos e informações;
- Sustentabilidade Corporativa - Desmistificando os Adoçantes;
- Casa com Decoração - Fundamental encontrar o equilíbrio na alimentação;
- Equilíbrio Sempre - Papo sobre Edulcorantes;
- Arquitetando Ideias - E o Rio continua lindo e doce.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Puxa, que dia bem legal esse! Bela oportunidade! Deve ter valido a pena! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa Chris que visita legal. confesso que a coca-cola é a mina fraqueza, vicio. Meu filhos adoram o Kappo, não aceitam outro suco de caixinha, fiquei contente em saber que eles usam a cenoura roxa para obter a coloração. E você é uma super mãe, orientando a filha desde já na escolha da profissão.

    bjs
    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que evento produtivo e de muita aprendizagem.
    Não sabia que existia cenoura roxa, e muito menos que estão utilizando no suco kapo, adorei.
    E água de coco com sabores é novidade para mim também, queria provar a de chocolate.
    Adorei conhecer mais sobre a marca, através do seus olhos e ponto de vista. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse evento! Eu gostei de saber sobre o mate que está com menos conservante e esse negócio da embalagem. Agora eu vou preferir os mates de garrafa. E gostei também de saber do Kappo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que massa!!! Eu fui na coca-cola quando eu era criança. Mas, como adulta deve ser bem mais interessante. Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Ai que tudo de bom esse evento deve ter sido maravilhoso e eles tem uma variedade enorme de produtos mesmo, sempre consumo
    beijos
    Blog Mariana Beira

    ResponderExcluir
  7. Cris, vc arrasou geral com esse post. Eu não sabia da parada da embalgem de copo. E olha q eu dava preferência ao mate no copo porque o sabor é mais forte. Deve ser porque tem mais conservante. Viu só? A gente como consumidor tb acaba empurrando o mercado pra algo menos saudável em busca do sabor. Por isso q é legal ter a informação e aí eu posso abrir mão de um pouco de sabor em troca de algo mais saudável. Gostei mesmo de saber.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana!!!!!
    Que vista fenomenal!!!! E... adooooooooooooro o Gabriel!!!!
    Parabéns para a Coca Cola e pra vc que teve uma oportunidade 10!!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris!
    Vim dar uma espiadinha e te convidar para conhecer meu mais novo projeto e também para aproveitar o desconto de 20% em brinquedos educativos para leitores do blog!!!
    http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2014/11/brincar-pode-ir-muito-alem-da-diversao.html
    Bjs,
    Maura

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cris.

    Que demais este convite.
    É tão bom conhecer lugares assim. Adorei a sua visita e experiência.

    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  11. Que evento bacana hem , tenho uma amiga que participou !

    ResponderExcluir
  12. É bem legal a preocupação da Coca Cola em envolver as pessoas nos seus estudos e disceminar uma informação correta sobre seus produtos que vem cercados de muitos mitos.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  13. Que bacana Chris, esses encontros nos enchem de alegria sempre e renovam as energias.
    A Coca Cola arrasa sempre!

    ResponderExcluir
  14. Que bacana!A Coca sempre arrasa,acho legal esses eventos que esclarecem muitas coisas a respeito da marca.Bjo! www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  15. Menina! Deu até vontade de conhecer a Coca Cola rsrsrs...quanta informação legal e a cenoura roxa nunca tinha ouvido falar, adoreii o post parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Amiga, é mesmo muito enriquecedor conhecer de perto os processos de grandes empresas. Com certe o controle de qualidade de uma empresa do porte da Coca-Cola é muito rigoroso e as pesquisas bem desenvolvidas e criteriosas. Eu nem sabia que existia cenoura roxa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Que evento bacana, adorei!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  18. Bacana Chris, muito aprendizado e ainda, reencontrar as amigas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Chris que bacana sua visita , menina que vista espetacular hei, fiquei super feliz ao saber que reduziram o açúcar no Kapo , minha filha adora , sempre mais aprendizado e conhecimento. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que evento maravilhoso ,me deu muita vontade de conhecer mais !! Beijos

    ResponderExcluir
  21. Chris eu achei muito interessante a Coca-Cola abrir as portas para mostrar os processos de pesquisas para a elaboração dos produtos dela. Isso demonstra transparência e confiança na qualidade no que ela produz. Ter oportunidades de conhecer algo novo é muito enriquecedor. Muito bom saber do porcesso que está por traz dos produtos que a gente consome.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oi Kita quanta bebida diferente que a Coca-Cola tem e a gente nem sabe, né? Só conhece quem viaja lá pra fora. Eu gostei muito de saber que o Kappo agora tem menos açúcar e que o mate tem menos conservante.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Olha, eu confesso que da Coca Cola eu só gosto da Cola Cola mesmo ... mais achei incrível a diversidade de produtos e da preocupação deles com tudo o redor do produto, desde o consumidor ao meio ambiente!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo