quarta-feira, 22 de julho de 2015

Educação no trânsito no banco da frente

Uma das conquistas dos 10 anos é poder andar no banco da frente no carro. E as minhas filhas esperaram com grande ansiedade esse momento. Eu me lembro até hoje de como esperei fazer 10 anos para poder andar no banco da frente ao lado do meu pai ou da minha mãe. Me lembro daquela sensação de ser grande.

Agora foi a vez da Sofia. Assim que completou 10 anos, na nossa primeira saída de carro, ela já veio com o pedido: "Posso ir na frente?" E lá foi ela toda feliz, se achando a tal, ao lado do pai. Lá de trás eu observei os dois, a Sofia superinteressada em tudo e o pai explicando as leis e regras do trânsito, explicando sobre como ser um motorista educado.

Na verdade essa conversa de pai e filha é um ótimo reforço para alguns conceitos de cidadania e educação no trânsito que já conversamos no dia a dia, já foi passado na escola, e fez parte de algumas brincadeiras nossas em casa e em parquinhos.

Vendo os dois ali na frente tão empolgados eu me lembrei de alguns momentos desses, como em uma feira de Qualidade de Vida na escola quando as crianças trabalharam justamente os conceitos que envolvem uma boa educação no trânsito e os benefícios para a qualidade de vida de todos.



E é justamente na hora em que estamos dirigindo que podemos mostrar, através dos exemplos, a nossa educação como motorista:

- O motorista deve se manter alerta e atento à direção o tempo todo. Somente assim poderá tomar as decisões corretas e no tempo hábil;
- O uso do cinto de segurança é fundamental e o motorista deve colocá-lo assim que entrar no carro;
- Os passageiros são responsabilidade do motorista, então ele deve solicitar que todos usem o cinto; 
- A maioria dos acidentes ocorrem por excesso de velocidade, por isso é importante manter o limite velocidade indicado;
- Os veículos de corpo de bombeiros, ambulâncias e polícias estão prestando atendimento de urgência ao público. É preciso dar preferência a estes veículos e facilitar a passagem deles;
- Nas proximidades dos locais com grande circulação de pedestres, tais como: escolas, shoppings e hospitais é importante reduzir a velocidade, além de evitar buzinas na frente dos hospitais, os doentes precisam de descanso, e escolas, as crianças precisam de concentração;
- Como os ciclistas e motociclistas estão mais expostos é preciso ter cuidado redobrado ao ultrapassá-los. O motorista dever manter distância média segura de 1,5 m das bicicletas e motos;
- Os pedestres sempre têm prioridade. Então, quando sair de um estacionamento, é legal observar todos os retrovisores do carro para observar a presença de pedestres; 
- Atenção aos cruzamento, sinalizar antes de realizar ultrapassagens;
- Não utilizar celulares enquanto estiver ao volante.



- Outra maneira do motorista praticar a cidadania no trânsito, além de dirigir com os devidos cuidados, é informando aos órgãos responsáveis sempre que identificar sinais de trânsito quebrados, buracos nas vias, lâmpadas de iluminação pública queimadas ou acesas fora do horário necessário, e acidentes.

Eu preciso confessar que preciso linhar discurso com prática em relação a essa última parte. É sempre bom a gente rever os nossos conceitos juntos aos filhos, né? Ensinando-os podemos reavaliar o nosso comportamento e aprender junto com eles.





Também não dá para deixar todas as responsabilidades nas costas dos motoristas, né? Podemos também ser bons passageiros. Como as minhas filhas usam transporte escolar, eu sou meio neurótica com essa parte. Sempre reforço os conceitos e procuro segui-los à risca, afinal tenho que dar o exemplo.

- Evitando situações que distraiam o motorista. Sabe aquelas briguinhas de irmãos no banco de trás? Isso faz os pais que estão dirigindo ficarem louquinhos. Aquela bagunça que as crianças fazem na condução escolar também deve ser evitada.
- Usar o cinto de segurança e pedir que os outros passageiros também coloquem. Se você estiver de cinto, mas o seu amigo não, em caso de acidente ele pode se deslocar e te machucar.
- Manter todas as partes do corpo dentro do veículo. Nada de colocar mãozinha para fora da janela.
- Tomar muito cuidado ao sair do carro e desembarcar sempre pelo lado da calçada.


Criança adora andar de bicicleta e basta seguir algumas condutas para ser um bom ciclista:




E nada melhor do que aprender brincando e praticando.


Todos nós somos pedestres e devemos fazer a nossa parte.




E quais os comportamentos que nos fazem um bom cidadão pedestre.

- Estar sempre atento, logo é importante evitar o uso de celulares (iiih, não estou sendo um bom exemplo) e fones de ouvidos (ouviram adolescentes?). E nada de correria pelas ruas e calçadas;
- Obedecer a sinalização, atravessando apenas quando o sinal de pedestre estiver aberto. Se não houver sinal, atravesse na faixa, mas antes certifique-se de que o motorista te viu. E se ele te deu passagem, agradece tá?
- Na hora de fazer a travessia das ruas, se o sinal acabou de fechar, é bom fazer contato visual com o motorista para certificar-se de que ele te viu.
- Olhe para os dois lados. Mesmo que a pista seja de mão única é sempre bom ter certeza de que não tem nenhum motorista desavisado na contramão, nem ciclista no sentido contrário;
- Ande sempre pela calçada e afastado da rua (nessa parte eu sou neurótica. As calçadas no Rio são muito estreitas e eu sempre ando pelo lado da calçada que me permite ir pelo lado oposto da rua);
- Sempre que estiver carregando sacolas, bolsas ou mochilas, deixe-as do lado oposto da rua (eu já vi uma senhora que andava pela calçada com uma sacola para o lado da rua ser derrubada por um ônibus que passou próximo à calçada e com alta velocidade);
- Durante a travessia nunca, nunquinha, jamais, retorne para pegar objetos caídos.


Vale sempre relembrar, reforçar e reavaliar os nossos comportamentos e assim melhorarmos a nossa qualidade de vida como motoristas e passageiros. Além dos exemplos e das conversas, a educação no trânsito pode ser passada para as crianças nos parquinhos que possuem simulações de pistas (aqui no Rio tem no Parque dos Patins, na Lagoa, no Parque Peter Pan em Copacabana e em alguns clubes), nas ciclovias, com jogos em casa, em uma volta pelo quarteirão mostrando o que é certo e errado, etc.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Chris, eu adorei este seu post, além de achar muito útil! Compartilhando nas minhas redes sociais! ;)
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post!!!! Nessa semana trabalhei justamente as regras dos pedestres e de quem anda de bicicleta com meus alunos, o que as pessoas, independente de serem motoristas precisam saber para um trânsito mais seguro e consciente!! Amei cada palavra!!!! Perfeito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo