quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Escadaria do Morro da Conceição de cara nova



Eu contei no post da "Semana 34" que fiz uma oficina de mosaico na Cosmonauta Mosaicos, no Morro da Conceição, com o objetivo de colaborar com o projeto de revestimento da escadaria do Morro da Conceição.




Foi no final de semana passado que A escadaria do Morro da Conceição, ponto histórico da região da Praça Mauá, ganhou cara nova, ficando mais bonita, cheia de charme e de história sendo contada. Todo o corrimão foi coberto com mosaico em ladrilhos.

O projeto do painel foi elaborado pela artista plástica Natália Reyes Najle e pelo artista e historiador John Souza, os dois são os donos do ateliê Cosmonauta Mosaicos, no Morro da Conceição.

A montagem do painel e colagem das peças contou com a colaboração dos moradores da comunidade e de pessoas que quiseram participar, assim como euzinha.






O resultado ficou lindo!





E cheio de detalhes.





A parte que me coube não foi lá muito elaborada, mas eu fico muito feliz em saber que tem um dedinho meu nesta obra de arte que enfeita um ponto turístico da minha cidade.

Tá vendo essa parte da base? Essa que tem mais branco e alguns pedaços em tons de verde e marrom? Então, a minha colaboração está por ali.







O lado interno do corrimão recebeu uma padronagem inspirada em tecido africano.





E imagens de figuras que retratam personalidades que marcaram a vida na região, que possuem origem africana, como os capoeiristas.







Hilario Jovino que foi praticamente quem começou a ideia do que hoje são as escolas de samba. Foi ele que inventou a figura do mestre-sala, personagem que acompanha a porta-bandeira nas escolas de samba.





E Dona Lúcia Maria dos Santos, tia baiana, de 83 anos, moradora da comunidade, conhecida por todos no morro como Tia Lúcia.





Já a parte externa do corrimão, que fica para a Travessa do Liceu, ganhou inspiração nas pinturas indígenas.



E personagens de tribos indígenas cariocas, como a Índia Iguassu e o Cacique Cunhãbebe.



O grande mosaico ficou realmente muito bonito e conhecendo a história envolvida por trás das imagens, ele fica mais significativo ainda.

Nesta semana eu aproveitei que fui ao MAR e passei pela escadaria para fazer as fotos. Vi duas moradoras do morro fotografando a escada, admiradas com a beleza e orgulhosas do local onde moram. Achei interessante observar alguns moradores subindo os degraus e alisando o corrimão agora tão bonito.

E mesmo que tenha só um pouquinho, mas muito pouquinho mesmo, de contribuição minha por lá, isso já me enche de satisfação. O meu pedaço de mosaico pode ter sido pequeno em comparação ao todo, mas a energia e o carinho que eu dediquei foram enormes.




Para ter mais informações sobre o projeto entre:


- na página Cosmonautas Mosaicos;
- veja essa matéria no portal Turismo;



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Cada vez sei que preciso conhecer mais o Rio de Janeiro. Ótima dica de passeio! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantos lugares que eu não conheço aqui no RJ...
      Os detalhes são lindos!!
      Bjs

      Excluir
  2. Que incrível! Parabéns pela contribuição linda. Um pedaço da cidade, de um bairro transformado artisticamente e embelezando uma comunidade. E este efeito mosaico com os azulejos formando história.
    Absolutamente lindo

    ResponderExcluir
  3. Que fantástica essa iniciativa! Acho lindo quando as pessoas se reúnem para fazer coisas assim, parabéns!!! Adoro mosaicos!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Chris Ferreira. Estivemos juntas participando dessa obra linda e também me orgulho de ter um pedacinho de trabalho meu por lá. Adorei sua matéria e fotos.

    ResponderExcluir
  5. Sua participação pode ser visivelmente pequena, mas com certeza é uma grande contribuição para a cultura de um bairro, uma cidade, um país. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Lindo só não. Espetacular. Adorei, super alegre.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Que legal Chris, parabéns pela colaboração ... assim podemos deixar nossa cidade mais bonita

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!!! Me lembrou muito o Parque Güell feito pelo Gaudí!!!!! Amei muito!!!! Quero ir visitar

    ResponderExcluir
  9. Que lindoooo!!! Ficou incrível o resultado! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo