terça-feira, 27 de setembro de 2016

Findi 39 - Inventando na Cozinha


Depois de muitos finais de semana com plantões e muito trabalho este foi o primeiro com folga total. E bateu uma vontade forte de aproveitar este primeiro findi, depois de muitos, em casa. A lista de desejos para curtir a casinha e a família era grande: ler, ficar na rede, assistir alguns filmes, fazer comidinhas, pintar, curtir a família. Coisas simples, mas que fazem um bem enorme. Mesmo não tendo feito tudo o que eu imaginei, o final de semana foi exatamente como eu queria, foi de calmaria e aconchego em casa. Para ficar melhor ainda o tempo contribuiu com um friozinho e chuva fina lá fora. Tudo de bom pra ficar em casa, né?

Vi na internet essa nova onda do “Cloud Bread" ou “Pão Nuvem” e resolvi testar e fazer um café da manhã diferente. A proposta é ser um pão sem carboidrato, mas na verdade é mais do mesmo, tipo um suflê ou uma omelete simples apresentado de outra forma e batizado com outro nome. Até postei a receita no Instagram @inventandomamae.


O que usamos:
- 3 ovos;
- 60 g de cream chease ou cottage;
-1/4 de colher de café de bicarbonato de sódio ou fermento.
Como fizemos:
- Batemos as gemas com o cream chease até ficar homogêneo.
- Batemos as claras em neve com o bicarbonato.
- Misturamos as duas delicadamente. Apenas para incorporar.
- Forramos a assadeira com papel manteiga e com uma colher de sopa fizemos as porções.
- Levamos ao forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 20 minutos.

Para dar uma incrementada colocamos uma pitada de sal e um pouco de orégano.
Valeu a pena apenas para fazer um café da manhã diferente. Mas só pra isso. Não repito o tal pão nuvem, não.

Aproveitei o tempo fresquinho para ficar na varanda curtindo o barulho da chuva caindo e para concluir os projetos de pintura já iniciados e que ficaram parados neste período. Deixar atividades inacabadas gera frustração, me traz a sensação de desorganização. Por isso eu quis focar em concluir o que tinha iniciado e foi muito bom. Trouxe uma sensação gostosa de satisfação. E fica melhor ainda quando temos companhia, né?
Teve preguiça na rede como eu queria, mas teve estudo e leitura também.
Aproveitei para fazer nada e dormir à tarde. Ô coisa boa! Ô momento raro! Enquanto isso a Sofia pintava com a amiga. Depois a pintura delas serviu como jogo americano para o lanche. E o que teve para o lanche? Gororoba! Não sabem o que é isso? É mamão raspado grosseiramente com iogurte grego e granola. É sucesso aqui em casa.
A pintura até combinou com o bowl, né?

Rolou um cineminha em casa e busquei a dica  na TL da @fernandareali que sempre tem ótimas sugestões de filmes para qualquer estado de espírito. Eu estava querendo uma comédia bobinha que garantisse diversão e leveza. "As aparências Enganam" proporcionou exatamente isso. Filme em que a personagem de "Julia Stiles, quer transformar um pobre entregador de cerveja em um político que defenda a educação no congresso. Ela tenta ensiná-lo a falar, se vestir e a se comportar, para que consiga representá-la nas eleições. Previsível, bobinho, mas o roteiro nos garante diversão mesmo assim.".
Depois do cinema uma pizza cai muito bem. Então fomos de pizza caseira.
Para deixar o almoço de domingo mais saboroso e especial teve salada produzida: minialface crespa verde e roxa, rúcula, tomatinhos vermelho e amarelo, queijo feta, azeitona preta, palmito papinha assado.

Eu estava mesmo com saudades da cozinha lá de casa e as filhas também estavam inspiradas. A Ana Luzia quis fazer bolo de cenoura com calda de brigadeiro. Ficou demais! A receita está neste post antiguinho, "Cupcake de Cenoura". Ainda aproveitei para matar as saudades da época em que a Sofia tinha que subir na cadeira para cozinhar comigo. 
A Ana Luzia está em época de ENEM e passou o final de semana fazendo simulados. Para mimar, paparicar e mostrar o quanto me sinto orgulhosa pelo esforço e dedicação dela, resolvi fazer de surpresa o prato preferido dela: risoto. Saiu essa receita de risoto de maracujá com salmão que ficou muito bom. E risoto combina muito com noites frias.  
Finalizei o gaveteiro que estava fazendo para a Renilda. Fiquei muito satisfeita com o resultado. Faz um bem enorme para a autoestima fazer uma peça e ao concluir olhar para ela e pensar: nossa, ficou muito bonito.

Um final de semana para descansar, repor as energias, preparar-se para uma nova etapa e agradecer muito por ser feliz com coisas simples.
Este post faz parte da BC Coisinhas de Findi. 




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo