sábado, 12 de novembro de 2016

Parque da Cidade na Gávea - Esquecido, mas nem tanto


Fazia muito tempo que eu não ia ao Parque da Cidade, no alto da Gávea. A última vez que fomos lá a Ana Luiza era pequena.

O que fazer no parque da cidade da gávea

Nem sei bem porque o Parque da Cidade ficou esquecido na minha programação por tanto tempo. Ele passou por uma fase meio abandonada, é certo, mas o local é fantástico, encantador, a área é enorme e com várias opções.

parque da cidade na gávea

Tem estacionamento para quem vai de carro. Dessa vez fui de ônibus e não fiz uso do estacionamento. Observei que ele estava com muitos carros, apesar de o parque estar vazio. Era dia de semana e vi algumas vans escolares estacionadas por lá. Me pareceu que o estacionamento é utilizado não apenas por visitantes.

O parque conta com um parquinho bem simples para as crianças em uma área espaçosa e bem arborizada. Tem também alguns aparelhos para o povo da malhação. Mas vou te contar que o Parque da Cidade tem tanto espaço para diversão que o parquinho com poucos brinquedos é mais do que suficiente. Os banheiros estão bem organizados e limpos.

parque da cidade no Rio de Janeiro

A área para piquenique é enorme, as árvores são altas e com copas grandes e cheias, o que proporciona bastante sombra. Eu mesma já fui a um piquenique de aniversário bem nesta sombra aí embaixo. As crianças adoraram!

parque da cidade na gávea

O Parque da Cidade que já foi propriedade particular, abrigando a residência de verão do Marquês de São Vicente lá pelos anos de 1809, é muito lindo. Tem alguns caminhos pavimentados cercados de árvores.

Parque para ir com crianças no Rio


Muitas trilhas em meio à vegetação de Mata Atlântica.

Parques para passear no Rio

E serpenteado (uau! Gostei dessa palavra) por um córrego. Seja pelos caminhos pavimentados, pelas trilhas ou pelas pontes sobre o córrego represado, o Parque da Cidade nos reserva ótimas surpresas, como a arte marajoara de Fernando Correia Dias, artista português conhecido como “Poeta do Traço”.

Vejam o que foi a piscina na época que a propriedade foi adquirida pela família Guinle. Lá no início do século XX estava na moda o estilo Neomarajora e os Guinle eram chegados aos modismos, né? Então fizeram a decoração da piscina com a arte do "Poeta do Traço".


Andando pelos jardins, encontramos a Fonte Marajoara com o rosto de um índio em bronze. Ao mesmo tempo que ficamos felizes de ver ali obras tão lindas, bate uma enorme tristeza de ver que algumas pessoas são capazes de estragar parte da nossa história. Sério, só tenho uma palavra para isso: imbecilidade.

parque da cidade na gávea

Ainda tem mais dois bancos dessa fase marajoara dos Guinle. Mais uma vez a boçalidade do ser estava presente. Além de ter pichado o banco, o infeliz ainda deixou a lata da tinta spray largada no chão.

Local para fazer piquenique no Rio

Deixando a idiotice e imbecilidade de quem estraga monumentos e área pública de lado, podemos nos deslumbrar com tanto verde.

 parque da cidade na gávea

Esculturas da fase mais moderna.

 parque da cidade na gávea

Flores, pássaros,


um berçário de árvores.



Foi em 1939 que a família Guinle vendeu a propriedade ao então Distrito Federal (Cidade do Rio de Janeiro) que a utilizou como sede de 1941 a 1948, quando foi transformada em parque público.

Em 1948 a sede da propriedade, aquela que era a casa de verão do Marquês de São Vicente, passou a abrigar o Museu da Cidade que está com o prédio principal em reforma e a princípio será reinaugurado no final de 2016.

parque da cidade na gávea


Eu já estou ansiosa pela reabertura da sede principal do museu. Eu já visitei lá "nos antigamente" e o acervo era bem legal, assim como a casa em si.

Museu histórico da cidade



Bem ao lado da sede está a supercharmosa Capela São João Batista


Capela São João Batista no Parque da CIdade


Subindo as escadas, ao olhar para a esquerda, vemos as ruínas de uma construção. Esta foi a residência dos Guinle.

Um passeio pelo parque da cidade na gávea


Ao lado da igreja temos o anexo do Museu Histórico da Cidade que foi reaberto em julho deste ano. Está novinho e abriga as exposições temporárias. O site também foi todo reconstruído, vale a pena passar lá para ter mais detalhes do Museu e do Parque: http://museudacidadedorio.com.br/.

Museu Histórico da Cidade

No momento, a exposição em cartaz é Gentileza: o verde amarelo do Rio. Aberta ao público do dia 27/10/2016 ao dia 30/12/2016. Bem legal.


O Parque da Cidade é um local lindo, deslumbrante, tranquilo, cercado de muito verde. Vale muito a pena um passeio para repor as energias, ou um piquenique para alegrar o dia. 


O Parque da Cidade fica bem perto do Instituto Moreira Salles. Dá para ir a pé de um para o outro. Então uma boa opção é conjugar os dois passeios em um. Pode-se fazer o passeio no Parque da Cidade bem cedo e seguir de lá para tomar o café da manhã no Moreira Salles.


Endereço:

Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pela Rua Marquês de São Vicente, Gávea – Rio de Janeiro/RJ


Outros Parque do Rio:

- Parque Estadual da Chacrinha;
- Parque da Catacumba;
- Parque dos Patins;
- Parque Guinle;
- Parque Lage;
- Jardim Botânico;

Momentos Recordar é Viver:

Eu sei que o post está giga, que já tem foto demais (eu sou supervisual), mas eu não resisto a um momento recordar é viver. 

Não tem como resistir a essa foto da Ana Luiza bem pequena em frente ao Museu Histórico da Cidade no Parque da Cidade.


Nem a essas fotos do piquenique que fomos no Parque da Cidade e da Ana Luiza sentada na porta do MHC.



Agora que eu notei que foram dois momentos diferentes e a Ana Luiza estava com a mesma blusa nos dois. Ô coisa boa reviver e relembrar desses momentos gostosos que passamos em família desfrutando dos pontos de lazer que a nossa cidade oferece.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Boa Tarde, querida Chris!
    Interessante que falei nesta semana com Denise ( uma das nossasa amigas em comum e real) que desejaria percorrer locais que vc visita mas cadê a coragem? rs...
    Bem legal!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  2. Que lindas fotos e revivi aqui momentos lindos que passei por aí nesse parque! Beleza! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Amei o passeio, como todos os outros que fazemos juntas!! Foi muito legal também reviver esse lugar tão especial da minha infância !! Bjs e conte comigo sempre.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Sabe me informar se tem limite para fazer um piquenique no local?
    Att, Lorena

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo seu post de 2016 em 2020 e parece tão atual!!! Parabéns! Muito didático e instrutivo. Vou visitar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris
    Bom dia
    Há muitos anos atrás(36 exatos), estive no parque com o homem que foi o grande amor da minha vida. O tempo infelizmente nos separou e agora em 2020 nos reencontramos novamente, e gostaríamos de reviver nosso passado de novo. Queremos passar um dia inteiro. Minha pergunta é: o parque possui algum local para refeições, por exemplo, lanchonete, quiosque ou similar? Desde já, obrigada por sua atenção. Aguardo seu contato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo