domingo, 28 de julho de 2019

Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha, em Petrópolis

Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha - um lugar que eu nunca tinha ouvido falar, apesar de a sua construção já ter chamado a minha atenção, até ver na página "Por Onde Andei - Passeios Históricos" a chamada para um passeio de visitação ao museu. Topei na hora!


O museu está localizado em Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, ainda na subida da Serra da Estrela, logo após o Mirante do Cristo onde fizemos a nossa primeira parada.

Algo que me chamou a atenção nesta parada foi o fato de eu já ter ido a Petrópolis diversas vezes, ter passado por este mirante e nunca ter parado ali. Isso me fez pensar do quanto de espírito turístico realmente coloco em mim quando estou fazendo os passeios em regiões próximas ou que fazem parte do meu dia a dia. Um mirante desses em uma viagem ao exterior ou a outro estado nunca seria deixado para outra hora, ou para outra ocasião.

Essa curiosidade, essa urgência, essa necessidade de absorver tudo como se fosse a única oportunidade que temos quando estamos em turismo é que nos traz momentos de deslumbramento, de encantamento com a vida, de descobertas. Por isso é bom trazermos o espírito turístico para os nossos dias comuns.

O mirante é simples, mas com uma vista panorâmica belíssima a serra e para algumas cidades próximas dali. É gratuito. Tem lojinha e tem a escultura do Cristo, inaugurada em 20 de fevereiro de 1938, em seu ponto mais alto do mirante. É uma parada rápida e que vale a pena.



A poucos metros após o mirante está a entrada do curioso e imponente castelo em estilo medieval, todo construído em pedras aparentes.

Muitas das vezes que passei por ali me perguntei o que faria um castelo medieval naquela área, o que seria esta construção que está sempre fechada. Mas, mesmo com uma pontinha de curiosidade, esta nunca tinha sido suficiente para me fazer pesquisar sobre o lugar, verificar se tinha visitação ou não, etc. Ou seja, não tinha sido até então, uma curiosidade de turista, apenas uma curiosidade de alguém local e que pode retornar em outra hora.


Chegamos! Fomos recebido pelos proprietários (sim, é uma propriedade particular) e paramos no pátio dos canhões para fotos, para contemplar o visual.


E para recebermos as primeiras informações. Foi ali que ficamos sabendo que o castelo foi erguido graças à paixão do museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha.


No portão de entrada ficamos sabendo que o médico por desejo do pai e depois museólogo por desejo próprio, Sérgio Ferreira da Cunha, descobriu em uma árvore genealógica que é descendente do Conde da Cunha, título criado por D. José e dado para António Álvares da Cunha em 1760. Tal conde foi o 9º vice-rei do Brasil entre 1763 e 1767 e até fez um brasão para a família Ferreira da Cunha e assim dar mais realidade ao castelo. Antes de entrarmos, a foto do grupo. 


O castelo foi construído para ser uma réplica bem real de um castelo medieval. Muitas pesquisas, visitas a castelos verdadeiros em vários países e conceitos estudados e aplicados. Logo na torre de entrada tem o calabouço para os presos importantes que ficavam expostos como troféus.  


Seguimos nossa visita cheia de histórias e encantos em um dia lindo de céu azul acompanhando as muralhas de pedras e plantinhas crescendo entre elas.  


Próxima surpresa foi a ponte levadiça sobre o fosso que não está preenchido com água até então. Os castelos reais era o refúgio dos habitantes do feudo. Quando ocorria a invasão inimiga, eram as  muralhas do castelo que abrigavam e protegiam a todos. A ponte levadiça, feita de madeira maciça e ferro, era o único ponto de acesso ao castelo e, após todos entrarem, era erguida para impedir que o inimigo entrasse. Já vimos muito isso em filme. Eu me senti viajando não apenas fisicamente, mas também no tempo.


Logo em seguida vemos mais um detalhe que mostra o perfeccionismo da idealizador do castelo. Em m dos acessos tem a trapa, uma armadilha para impedir o assédio de invasores que funciona tipo uma gangorra. Ao caminhar sobre essa ponte aparentemente inocente, após passar da metade, ela se vira para baixo e os invasores caem em um fosso. E tem mais curiosidade: é dessa armadilha que vem a palavra trapaça.


Andando mais um pouco, ainda na área externa do castelo, passamos por um galpão carroças utilizadas em batalhas e guerras. Essa por exemplo é a cozinha da tropa. 


O acervo externo já é bem rico com canhões, carros de gerra, estátuas como essa de Fernão Dias Paes Leme, bandeirante português, conhecido como caçador de esmeraldas. Além disso tem uma vista sensacional.


Chegamos a praça das armas que seria o pátio para treinamento das tropas.


E ficamos mais encantadas ainda com a beleza do local.


Queremos ver todos os detalhes.

 
De todos os pontos de vista.


E além do espírito de turista estar a flor da pele, despertando todos os sentidos, baixa o espírito "blogayrinha".


O pátio e a área externa do museu são um convite para fotografar. 


A gente até fica inspirada nas fotos tumblr (risos).


Depois de muitas fotos descemos para visitar as galerias subterrâneas. Como todo castelo medieval que se preze este também possui passagens subterrâneas para que, num momento de invasão, seus moradores pudessem fugir e até enganar os invasores. O passeio pelos 300 metros de galerias subterrâneas é uma aventura. Passamos por mais calabouço, por uma adega, tudo com passagem estreita, escura e água correndo no chão. Muito interessante.

Após voltarmos a luz do dia fomos recebidos com bolo, café e suco. É muita delicadeza e cuidado, né?



Depois sim é que fomos convidados a entrar nas salas de exposição com o acervo com peças desse armas do Império brasileiro e da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, como armas curiosas e até armaduras de samurais.

Além da riqueza histórica do acervo, das curiosidades que descobrimos e aprendemos ao longo da visita, a vista do lugar compensa o passeio.

E na saída, já deixando a Fundação Museu das Armas Ferreira da Cunha com acervo tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, ainda ganhamos limões galego tirados diretamente do pé.



Valeu muito a pena a minha manhã de turista em um final de semana qualquer de inverno e fazer esse passeio. E pode até parecer que eu contei muitos detalhes da visita, mas garanto que não falei nem da metade. 

Passeio feito em grupo organizado pelo Flávio do "Por onde andei - passeios históricos".

Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. nossa que incrível conhecer esse lugar museu maravilhoso! cheio de história, natureza, e que vista hein
    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lìvia, eu gostei muito. Gosto de buscar esses passeio e lugares mais escondidos, que poucos conhecem, mas que têm muito para oferecer.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que passeio maravilhoso, Chris.
    Eu gosto muito de fazer esse tipo de passeio, com bastante história e fatos pra aprender, isso sem falar na linda natureza que tem ao redor.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Adriana, eu também gosto muito e esse é desses lugares que tem tudo isso ao mesmo tempo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Respostas
    1. OI Juliana, vale a pena conhecer. O visual já compensa, mas ainda tem toda a história envolvida e as curiosidades;
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Oh, I love visiting places with history! It's always interesting
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  5. Hello, what a wonderful place to visit and explore. I love your photos, looks like you all enjoyed the castle tour. The views are lovely. Enjoy your day, wishing you a happy new week ahead! PS, thanks for visiting my blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Eilen, thanks. A happy new week for you tto.
      kisses
      Chris

      Excluir
  6. Deve ter sido um passeio e tanto, suas fotos ficaram tão lindas!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, foi sim um passeio incrível. Valeu a pena!
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Muito legal esse local e sua história. Amo limão galego.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Emerson, o limão galego estava maravilhoso! Foi um ótimo presente na saída do passeio. kkk.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Que lugar maravilhoso para se conhecer

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JUliana, muito maravilhoso sim. Vale a pena.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Que massa!!adoro visitar museus e este além de tudo tem vistas incriveis!!! Você sempre com ótimas dicas. Beijos Regina

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por castelos! Nova Petrópolis está na minha lista de viagens a fazer!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo