sexta-feira, 17 de abril de 2020

Livro "Rita Lee: Uma Autobiografia"



Eu estava querendo ocupar algum tempo da minha quarentena lendo um livro na rede. Queria um livro de papel. Precisava me desligar um pouco das alternativas digitais. Sentia a necessidade de uma leitura leve, descontraída e que me envolvesse. Por outro lado, como ando com a concentração meio desfocada, o tal livro precisava ter capítulos curtos. Vou explicar: eu tenho a mania de não parar um capítulo no meio. Sempre tenho que ler o capítulo completo. Sei lá, é meio um TOC. Simplesmente não consigo. 

Em busca de tal leitura, olhando as prateleiras da minha estante, me deparo com esse laranjinha chamando a atenção. A autobiografia da Rita Lee que eu comprei na época do lançamento e simplesmente deixei ali. Era hora de retirá-lo da estante e levá-lo para a rede comigo.



Pra deixar claro aqui, sou fã da Rita Lee. Me lembro de "euzinha" bem criança sentada no chão do meu quarto com a minha vitrola aberta, vários Disquinhos Coloridos e o disco "Fruto Proibido". Era um tal de ouvir "Soldadinho de Chumbo" e "Esse tal de Rock Enrow". Eu até achava que o soldadinho de chumbo era fofinho e tal, mas imagina que o tal Rock Enrow deveria ser bem mais interessante. Entre uma "Cinderela" e "Chapeuzinho Vermelho", a agulha da vitrola soltava o som de "Ovelha Negra" e eu imaginava um chapeuzinho e gata borralheira descola pela estrada a fora sem "cagando e andando" pra lobo e para príncipe. E depois do disquinho verde do Mogli contar a historinha fofinha eu ouvia "Fruto Proibido". Sei lá, mas para mim, no meu auge dos7-8 anos, a Kaa (cobra do Mogli) com seus olhos hipnotizadores tinha tudo a ver com essa música. 

Bom, explicado que sou fã da Rita desde criancinha, imagina eu lendo as histórias contadas pela própria, sem apoio de nenhum ghost-writer (como ela mesma diz), em primeira pessoa. Rita Lee conta passagens de sua vida muito bem vivida desde a infância, passando pelo início da carreira musical, os perrengues e sucessos, até a aposentadoria. Conta das vitórias e das derrotas com um humor próprio e muita autenticidade.

Eu muito mais do que li os capítulos curtos que contam de modo cronológico a história dessa mulher inovadora, autêntica, inteligente e que sempre esteve a frente do seu tempo. Eu ouvi, experimetei, assisti ao livro.

Sim, isso mesmo. E eu que queria uma leitura para me distanciar das alternativas digitais. Lá fui eu ouvir todos os discos e músicas citadas. Desde os discos da época dos Mutantes quando eu nem era nascida, mas conhecia a história,


passando por outro que eu nem sabia que existiam



Até os conhecidinhos meus que eu aguardava o lançamento e o clip no Fantástico ou o Especial Na Globo.

Me surpreendi quando soube que teve um Hollywood Rock em 1975 no campo do Botafogo (e eu achando que Hollywood Rock era lançamento de quando eu já era recém-adulta na Praça da Apoteose, tolinha). Imagina, nesse de 1975 teve Rita Lee e Raul Seixas. Sério, porque eu era tão baby nesse época?! Mas mesmo sendo criancinha eu já gostava dos dois. Sempre foram os meus preferidos.

Revi o show do Roquinrriu (como ela diz), do Hollywood Rock de 1995. Assisti ao curta metragem em que a Rita Lee fez o papel de Raul Seixas. Tudo disponível na internet.

Amei, simplesmente amei, a história de uma tal prima de um amigo que hoje é uma monja famosinha. A Rita Lee com a sua irreverência e autenticidade deu aquela joga básica no ventilador como se nada quisesse, tipo assim por acaso. Euzinha aqui que a essa já estava no clima leitura-pesquisa, não segurei a criatividade e fui investigar se a tal prima é a tal monja famosinha que eu estava imaginando. Aí descubro que sim. Que alguns poucos anos antes a tal monja espiritualizada do bem participou de um programa em que ela teria que falar mal do primo. Para tal a monjinha do bem expôs uma situação da Rita Lee com toque de humilhação. E não é que o troco veio com tapa de luva de quem tem personalidade e autenticidade para contar as próprias histórias. Amei!

E tem história de amor também. Essa história que parece mesmo um encontro de almas de Rita e Roberto.

Completando, simplesmente amei a leitura viva que fiz do livro. Adorei conhecer melhor a história de vida dessa mulher poderosa que viveu sua época com irreverência, fez o que quis, foi inovadora, feminista, maluca beleza, que quebrou tabus, que fala de si sem culpa e com transparência, que manda na lata o que tem pra dizer. No final do livro tive a impressão de ter estado ali sentada ao lado dela ouvindo as histórias, rindo, me surpreendendo, admirando as "loucuras" e acima de tudo o espírito de liberdade de ser quem se quis ser.

Fiquei mais fã ainda. Só não entendo como eu sendo tão fã, tendo assistido a tantos shows, nunca fui em um show se quer da Rita Lee. Não acredito nisso!




Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

27 comentários:

  1. Também sempre gostei de ouvir Rita Lee. Olhei o livro. Mas aquele bolinho que está ao lado, desviou-me toda a atenção

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Quando era mais nova adorava a Rita Lee, mas entretanto apareceram outros Cantores. Mas Ela é muito peculiar! :)
    Adorei a postagem!

    Arrepio na mente ...
    -
    Beijos e uma excelente noite!
    "Vai ficar tudo bem"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cidália, ela é sim muito peculiar. Ela é muito pioneira e por isso ainda é atual.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. ah eu ja namorei esse livro em livrarias e fiquei mt curiosa pra ler, adorei sua resenha e morro de vontade de conhecer mais da vida da Rita!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia,
      a história da Rita Lee é bem interessante, uma história de quem viveu tudo o que há pra viver.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Adoro ler. Mas agora mesmo estando só em casa não estou tendo tempo de ler. Gostei da dica de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lucélia, eu também adoro ler, mas ando meio sem concentração para leitura. Está difícil de achar um livro que me prende. Esse foi um deles.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oii

    Adoramos sua resenha, gostamos muito da dica ♥

    Beijinhos

    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei muito de saber que tem essa biografia. Eu amo ler biografias e saber mais a respeito da história das pessoas.
    Amei conhecer essa e saber que você gostou.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, a autobiografia da Rita Lee é muito boa de ler. Ele é bem verdadeira, divertida e descontraída.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Já ouvi falar, mas nunca li :)

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, eu gostei muito.
      Pra mim valeu muito a pena a leitura.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Oi Chris
    Eu não sabia da existência de uma autobiografia da Rita Lee.
    Eu gosto de ler esse tipo de livro para conhecer um pouco mais da história dos famosos.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI adriana, a autobiografia dela é ótima. Vale a pena ser lida.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Oii Chris
    Eu tento sempre parar a leitura no início de um novo capítulo, mas nunca consigo. Sempre acabo parando no meio mesmo rs.
    Eu não sei muito sobre a Rita Lee, mas sua biografia deve ser muito interessante!
    Beijos
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, a biografia dela é bem interessante sim. Uma biografia de quem viveu intensamente em uma época de muita história no país e no mundo. Biografia de uma pessoa que se apropria da própria história.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Não chego a ser fã, mas gosto bastante dela! E poder conhecer toda a história de vida dela, deve ser demais! Bem quer ler esse livro.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy,
      ela tem um história bem interessante sim. E conta isso de uma forma bem verdadeira.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Eu não gosto de ler autobiografias.
    Já tentei ler de uma atriz que eu gostava, mas não li nem o livro todo. rs
    Não sabia que tinha esse livro dela.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, eu não sou muito de biografias também. Mas essa é uma autobiografia aí fica mais como um livro de memórias e histórias contadas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. That book look very interesting. Thank you so much for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/04/vichy-mineral-89-booster-lumene-nordic_20.html

    ResponderExcluir
  13. Uma artista e tanto. Me admirei quando ela disse que iria se aposentar. Tem que ser centrado pra tomar essa decisão.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Émerson, ela é uma mulher de muita coragem.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo