quarta-feira, 1 de junho de 2022

De onde eu tiro os meus roteiros, resposta para uma amiga

 

Uma amiga me perguntou de onde eu tiro os meus roteiros de passeios. A resposta poderia ser bem simples: pegando dicas com outras pessoas, pesquisando lugares, fazendo listas de locais que eu quero conhecer, dos destinos que eu quero retornar e até daquele que eu não quero voltar. Não porque esses últimos tenham sido experiências ruins, mas exatamente ao contrário. Porque foram experiências tão boas que eu não quero que a percepção inicial seja afetada.

Porém, pensando na resposta à pergunta da minha amiga me lembrei dos últimos roteiros que fiz.

O destino seria explorar um pouco do Vale do Café. Escolhi fazer um percurso de cachoeiras em um bugre unindo natureza, aventura e a sensação de liberdade. O roteiro do Circuito de Cachoeiras de Miguel Pereira incluía duas cachoeiras, uma ponte e um bosque.

Durante o percurso o guia citou uma cachoeira que estaria fechada devido a construção de uma usina hidrelétrica. Já me bateu a curiosidade de conhecer a tal cachoeira. Ao virarmos a esquerda ele apontou que o caminho para a Monet Líbano seria a direta, o tal caminho bloqueado. Não me contentei. Perguntei se não poderíamos chegar o mais perto possível, irmos até a barreira no caminho para tentarmos ver a cachoeira nem que fosse de longe. 

Assim retornarmos e seguimos para a direita. Para surpresa o caminho estava livre. A barreira não estava mais lá. Seguimos mais adiante e nos deparamos com um mirante preparado para visitação.



Encontramos também uma placa apontado o acesso a cachoeira. Claro que eu quis descer e chegar mais perto. O guia titubeou e foi verificar se tinha alguém para dizer se poderíamos chegar até a cachoeira. Tal pessoa não foi encontrada. Falei para o guia que se não tinha ninguém para nos dizer que podíamos ir, também não tinha ninguém para dizer que não podíamos ir. Logo fomos!

Descemos o tal acesso que no início tinha uma escada, mas mais adiante ainda se encontrava precário. Nada que impedisse que continuássemos. Apenas tornaria a nossa aventura mais desafiadora. Enfim chegamos a beira do rio com a queda d'água adiante. 

Me preparei para mergulhar. O guia se surpreendeu mais uma vez: "Vocês vieram para mergulhar?!  Nesse frio?! Achei que iam apenas fazer fotos". Ah, eu lá sou pessoa que vem para cachoeira e não mergulhar?! Não dou de ficar na beira, sou de entrar. 




Sou de sentir, de experimentar. As fotos são registros, lembranças, memórias desses momentos de experiências e sensações. Quero sentir a água gelada nem que seja para sentir o calor ao sair dela. Quero a energia dos lugares, a sensação na pele, o cheiro no nariz, o som no ouvido, o sabor na boca, as cores nos olhos. Não apenas estar ali por alguns minutos, que me envolver com o lugar durante aqueles minutos.

Então, pensando nas histórias desse passeio e de muitos outros a resposta para a minha amiga é: os meus roteiros são construídos pela minha curiosidade, da vontade de devorar o mundo, por olhos que querem ver mais e além, da alma que pede novidade, do espírito que quer aventuras, da mente que quer ter histórias para contar. 

PS: a empresa da hidroelétrica comentou no post no meu instagram informando que fomos as primeiras a entrar na Monte Líbano após a reabertura. 






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. Que aventura!! A marca de ser os primeiros a entrar tem que ser datada e jamais esquecida!! :) É gostoso perceber o quanto você gosta de explorar lugares novos. Fica o gostinho de ir no lugar também, só que eu sou pior que gato, não gosto de água gelada.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. eu costumo pesquisar o roteiro q quero ir. tanto que no parque villa-lobos o site mostra o lindo orquidário, com vidro, como cuidam das plantas e há anos não tem mais vidro, plantas, tudo enferrujado. falam que está em reforma, mas claramente está abandonado. mesmo checando a gente pode descobrir coisas boas ou ruins diferentes do que lemos. e tb cada um tem um olhar e um gosto e se atenta a um detalhe diferente. adorei a postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, é chato quando a gente pesquisa e as informações não estão atualizadas. Aí a gente vai com uma expectativa e encontra outra coisa. E sim, cada um tem uma forma de olhar baseado no gosto próprio e experiência e parâmetros de comparação.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Chris, a sua curiosidade rende posts tão legais e desperta o lado turista dos seus leitores. E eu super me incluo nessa! ♥ Aliás, o último passeio que fiz, eu lembrei muito de você. E que legal que o pessoal comentou. Se não fosse essa curiosidade, jamais saberia, né? Amo registrar tudo, mas ir além deixa o roteiro bem mais legal. :) E por favor! Vamos marcar o nosso encontrinho!!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Amei como escolhe e faz os roteiros de passeios, acho muito bacana escolher lugares baseados na curiosidade de conhecer e saber da história e além disso a beleza de cada lugar.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Van, estou retornando ao blog mais uma vez. Espero que dessa vez eu continue e traga mais roteiros por aqui.

      Excluir
  5. Adorei o post. Parabéns!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Saudades de passear, conhecer novos lugares, novas histórias...
    Lindo post...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Great Blog https://www.formaldressau.com/collections/formal-dresses

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris, agosto chegando e eu aparecendo, rs...Vamos de BEDA? Adoro seus passeios, estou precisando me dar esse presente...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por me chamar. Já estou participando.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo