quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Filme Luta pela Liberdade (Cliff Walkers)

Estreia hoje exclusivamente nos cinemas o filme chinês "Luta pela Liberdade", do cineasta Zhang Yimou (Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada). O suspense, representante da China para o Oscar na categoria de melhor filme de língua estrangeira e indicado ao prêmio Golden Reel Awards 2022 na categotia de melhor edição de som em filme estrangeiro tem distribuição da A2 Filmes.



Eu fiquei um tempo afastada do blog e também das cabines de imprensa. Mas estou retornando. E posso dizer que voltei às cabines com o pé direito. 

Suspense, espionagem e afins não são bem o meu estilo preferido de filme, mas Zhanf Yimou tem um currículo respeitável (ele dirigiu "Lanternas Vermelhas" que eu amei!), então eu fiquei muito curiosa com "Luta pela Liberdade". Então mesmo sendo dez horas da noite eu resolvi abrir o link da cabine com a intenção de assistir uma parte do longa antes de dormir e deixar a outra para o dia seguinte.

Que dia seguinte, que nada. "Luta pela Liberdade" é eletrizante! Colei na cadeira, vidrei os olhos na tela, prendi a respiração e só fui dormir depois dos créditos finais.

O thriller de espionagem está ambientado em um período histórico chinês bem doloroso, a época da invasão e ocupação japonesa de Manchikuo e do norte da China, no início da década de 1930.

Em "Luta pela Liberdade" quatro espiões que são dois casais são obrigados a se separarem em duas duplas que separam os casais. Uma surpresa para eles que torna a missão que devem cumprir mais difícil. Eles devem executar a "Operação Utrennya" (no final ficamos sabendo o significado da palavra) que tem como objetivo resgatar um chinês, único sobrevivente que conseguiu escapar dos campos de tortura japoneses. A meta final é retirar o sobrevivente do país e revelar ao mundo as atrocidades cometidas pelos japoneses. 

O enredo se desenrola envolvendo cenas de violência bem fortes em contraste com cenários belíssimo em paisagens nevadas que são um verdadeiro deleite visual. 

Tem espionagem, agente duplo, agente triplo, tem traição, tem aquela dúvida de em quem devemos confiar, tem frieza aparente, emoção contida, reviravoltas surpreendentes. Ou seja, tem todos os ingredientes que envolvem o espectador e foi isso que o filme fez comigo. 

Sinopse: Situado no estado de Manchukuo, um lugar controlado pelo governo, na década de 1930, a trama segue quatro agentes especiais do Partido Comunista que retornam à China dominada pelo Japão depois de receber treinamento na União Soviética. Juntos, eles embarcam em uma missão secreta com o codinome "Utrennya". Depois de serem vendidos por um traidor, a equipe se vê cercada por ameaças de todos os lados desde o momento em que saltam de paraquedas na missão. Os agentes vão quebrar o impasse e completar sua missão? Nos terrenos nevados de Manchukuo, a equipe será testada até o limite. 

Detalhes simples do dia a dia podem ser também gigantes!

Também estão participando do BEDA 2022:



Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Parece ter um enredo super interessante! Desconhecia o filme por completo!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo