domingo, 2 de maio de 2010

A Hora certa para... ganhar um celular

Continuando na reportagem da Veja que tanto me fez relembrar alguns momentos.
Segundo a matéria da revista, a hora certa para a criança ganhar um celular seria a partir dos 10 anos pois, "antes disso, ele é desnecessário. A criança vai passar mais tempo brincando com os joguinhos do que usando o celular para se comunicar".

Cecluar Motorola Roxo


Para a Ana Luiza o celular foi necessário aos 7 anos quando ela mudou de escola, saindo de sua escolinha pequenininha para uma GRANDE, e além disso passou a ir de VAN. Esses dois fatos geraram muita insegurança na minha menina, como já era de se esperar desse momento de mudança.
A Ana Luiza começou a me pedir um celular, pois ficava com medo da van demorar a chegar na escola. Quando minha filha me disse que ficava com medo da moça da condução passar mal e ela (Ana Luiza) não saber o que fazer, resolvi liberar o celular.
Aí veio uma questão da própria Ana Luiza:
- Mãe, a escola não deixa as crianças levarem celular.
Primeiro, a escola não proíbe. A escola recomenda que os pais não deixem seus filhos levarem o celular porque:

1 - algumas crianças o utilizam dentro da sala;
2 - alguns pais ligam para os seus filhos no horário da aula;
3 - questão de segurança como sequestro relâmpago e assalto.

Expliquei para a Ana Luiza que eu confiava nela, sabia que ela era responsável e obediente e que não merecia ser punida pelo comportamento da maioria. Ela teria o celular pré-pago e algumas regras para seguir.

Definimos primeiramente o motivo pelo qual ela estava ganhando o celular:
Poder ligar para casa caso acontecesse alguma coisa com a condução.
A partir daí definimos as regras de utilização:

1- O celular ficaria dentro da mochila por questão de segurança.
2 - O celular ficaria desligado. Ela só ligaria o celular caso tivesse necessidade de falar comigo.
3 - Não iria fazer ligações nos horários das aulas. Caso precisasse falar comigo nesse período iria pedir a escola para fazer a ligação. Um exemplo seria se ela tivesse passando mal na aula.
4 - Ela nunca atenderia ligações a cobrar.
5 - Ela atenderia apenas ligações dos números dos telefones da mãe e do pai, que ela conhecia.

As questões de insegurança da Ana Luiza com o transporte acabaram quando ela ganhou o celular.
E conforme a minha expectativa ela fez e faz até hoje o uso super-responsável do aparelho.

Agora vou esperar a hora em que o celular será necessário para a Sofia.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Oii Cris ! É a Bia ! Eu medei o endereço do meu blog ... A Ana até me perguntou qual o novo endereço . http://gargalhadaslol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que, tudo bem explicado, dosado e combinado, dá certo. Se a criança tem responsabilidade, maturidade, acho que é válido. bjos
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  3. Chris, eu vi uma vez um celular que é próprio para crianças: ele só tem 3 teclas, nas quais vc pode programar os únicos 3 números para os quais a criança pode ligar (ex.: o seu, o do pai, e de uma terceira pessoa). Fora isso, ela pode receber ligações normalmente. Achei muito bacana, porque te dá acesso à criança, mas evita que ela faça mau uso do telefone. Se eu achar o link, eu te passo. Beijos, Livia

    ResponderExcluir
  4. Olá Chris!
    Obrigada pela sua visita, volte sempre sim, vou adorar!
    Bem, você perguntou sobre o filme "As melhores coisas do mundo", e respondendo: Eu acho que isso vai de cada um. O filme não é infantil, loooonge disso. Fala de sexo, homossexualismo, separação dos pais, drogas, e tudo mais. Te digo que eu não sabia que o filme era assim, mas eu gostei bastante dele. A minha filha tem 11 anos, e nós já conversamos sobre sexo há muito tempo. Cada hora ela chega com uma pergunta em casa, e eu respondo francamente o que é. Claro, dentro de uma linguagem que não banalize as coisas. Explico o que é e digo se é legal, se é bacana ou não. E sempre acrescento meus valores naquilo que eu disse. Aff, ela ouviu o Faustão falando "o orgasmo da dança" na tv e perguntou o que era orgasmo. Depois disse que os meninos da escola chegaram falando de "punheta" na escola. Na boa, eu acho bom, saudável que ela pergunte pra mim, que veja esses filmes que geram perguntas comigo e que me tenha como amiga.
    Então, se é um filme pra 11 anos? Não sei. Eu sei que a minha fila tinha amigas que com 8 anos sabiam tudo que estavam no filme e a minha filha não sabia. E eu sei também, que muita coisa que EU acho muito cedo pra ser dita ou falada, eu acabo TENDO que explicar, pq ela ouve na escola, na van, no faustão, na tv. Então, não adianta fugir. E uma observação: minha filha não assiste malhação, e não gosta do Fiuki, hehehe.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!! complicado, né??!! Aqui em casa o mais velho já tem 9 anos e só uma vez me pediu o celular..daí eu, com aquela delicadeza toda respondi, para que se vc só anda gudado em mim ou no seu pai!!! ele concordou na hora..rsrs
    Bom, sobre o Feed que vc me perguntou. Feed é um sistema de recebimento automático de postagem. Euu uso o da Google, o FeedBurner! Isso significa que quem assina o Feed do meu blog, recebe as atualizações por email...por isso eu fiz a promoção!! Para assinar o meu ou qq outro, vc tem que procurar um retângulo onde esteja pedindo para vc inserir seu email ou algo parecido, já que cada um personaliza do seu jeito! No meu está assim: Receba todas as atualizações por email...fica na direita!!!
    vc inscreve seu email e depois tem que confirmar através de uma mensagem que vc irá receber!! Repare nos Feeds por aí...muitos blogas tem!!
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Tu sabe que eu havia pensando em minha filha ter celular somente depois dos 10 anos. Ela vai pra escola comigo ou com o pai e volta conosco também. Todas as atividades um de nós dois que a leva. A nossa questão foi diferente porque a dinda dela deu de presente com seis anos. Fiquei furiosa no começo, proibi do tal celular sair de casa. Mas hoje acho bem conveniente, nos dias de hoje, com esse trânsito maluco já aconteceu de eu me atrasar quase 20 minutos para buscá-la na aula de ballet, imagina ela sem celular preocupada todo esse tempo... e eu também, claro! Continuamos com as regras, não pode ir pra escola, não pode atender números que não estejam na agenda e nem ligar sem me perguntar, para quem quer que seja. Liberado só estamos eu e o pai dela.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Essas decisões são sempre complicadas para os pais que não podem esquecer que os filhos não são iguais.Vó do Forró

    ResponderExcluir
  8. Chris eu adoro o blog e vc me disse que fizeram as empadinhas mas não estou achando no blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo