quarta-feira, 1 de junho de 2011

Leituras da Semana - A primeira leitura a gente nunca esquece.

Na semana passada quando fui fazer a leitura noturna a Sofia me perguntou se ela poderia ler para mim.
Fiquei surpresa e feliz. Feliz pelo interesse e pela vontade dela de querer ler. A Sofia já lê algumas palavras formadas pelas sílabas que conhece e algumas frases. Selecionei dois livros que tivessem as características para a Sofia ler nesse momento:

- Palavras com as sílabas que ela conhece
- Frases curtas
- Pouco texto e muita imagem
- Interessante e divertido

Os escolhidos foram Fome Danada e Tatu Bobo, ambos da coleção do Mico Maneco da Ana Maria Machado.


Fiquei muito orgulhosa da minha pequena lendo pela primeira vez um livro todo sozinha, aliás dois livros. Desde então, sempre que ela demonstra interesse, tenho dado um livro da coleção Mico Maneco ou da Coleção Estrelinha da Sonia Junqueira para a Sofia ler.

Eu já tinha visto os livros Rosas Inglesas, para adolescentes, da Madona. Apesar de gostar muito da Madona como espetáculo não levei muita fé nos livros dela. Dessa vez estava na livraria, na sessão teen, buscando alguma novidade para a Ana Luiza quando a vendedora veio me falar dos livros da Madona. Elogiou, falou que ela leu, a sobrinha leu e adorou. Resolvi confiar na opinião da moça e trouxe o volume 1 para casa: As Rosas Inglesas - Amigas para Sempre.


Nesse primeiro volume as Rosas Inglesas são apresentadas e cada uma traz uma dica. A Binah, por exemplo, dá dias para economizar tempo que serviram até para mim. A Nicole traz dicas de estudo bem interessantes. A Charlote apresenta algumas dicas de etiqueta bem úteis para as adolescentes. E o último capítulo, em forma de questionário, é para se construído pela leitora. Resultado: a Ana Luzia amou e até descobriu um errinho, uma das meninas diz que é daltônica. Como pode? Daltonismo só ocorre em homens. Em uma semana leu mais dois volumes além do primeiro: As Rosas Inglesas - Adeus Grace? e A Garota Nova.

E eu pensei mais uma vez a respeito dos pré-conceitos que fazemos. Criei um pré-conceito de que a Madona não seria boa escritora para adolescentes e com isso não me permitir conhecer os seus livros e nem apresentá-los para as minhas filhas.



E já que falamos em dicas, ficam aqui as minhas dicas para estimular as crianças a gostarem de ler. Elas estão no Extra Explica na sessão de Educação. Quem quiser ver e votar basta clicar AQUI (o site foi retirado do ar).
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

27 comentários:

  1. Preciosa essa dica Chris, pois é muito difícil comprar livros infantis pela internet. E outra dificuldade que encontro é achar livros com frases simples e curtas, que minha filha de 4 anos possa ler. Por isso, suas dicas já estão anotadíssimas! Era tudo de que eu precisava!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ah, Chris, desculpe, fui eu que fiz o comentário acima. Sem querer entrei na conta do meu marido (Cello) ... Rs, rs... (ele havia usado o computador antes de mim)

    A Julia
    (ensineseubebe.blospot.com)

    ResponderExcluir
  3. Chris, que emoção que você deve ter sentido ao ver a Sofia lendo pela primeira vez os livros!
    Fico aqui imaginando que não conterei a baba quando isso acontecer aqui!
    A Clara já "lê" muitos livros ao jeito dela; ou seja, inventa as histórias e conta pra gente. Outro dia ela contou uma história "lendo" um livro para um menino da mesma idade em uma sala de espera de médico. A mãe do menino não acreditava no que via, ria e comentava com o marido o tempo todo. Falei a ela que é muita imaginação... rs. Porque, para quem vê, parece mesmo uma leitura de tão fofo.
    Se já babo assim, imagino quando eu chegar na fase que você está com a pequena. Deve ser mesmo incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa fase de alfabetização...são tantas descobertas!Bia está começando...pergunta o que está escrito em tudo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!!Que fofa ela lendo!!Parabens para a pequena e para vc ,claro,a maior incentivadora de td isso!!:-D
    Livro é o mehor presente que a gente pode dar a uma criança!!
    Beijos e uma otima querta para vcs!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris...parabéns pra Sofia, já está lendo sozinha seus livros, que máximo né.VocÊ deve ter ficado muito emocionada,já me imaginei...rsrs.

    Muito boas dicas de leitura como sempre, e eu nem sabia que a Madona escreve livros. Como você disse olha o pré-conceito né. Fiquei curiosa em ler os livros dela agora, acho que vou comprar para minha sobrinha e aproveito dou uma lida.

    Bjs.
    Selma

    ResponderExcluir
  7. Olá Chris,

    Parabéns para a Sofia, essa fase é maravilhosa, pois é a descoberta de um novo mundo, o mundo da leitura!
    Parabéns por ser essa mãe tão presente e interessada na educação de suas filhas, se boa parte das mães agissem como você, esse mundo seria bem melhor!
    Amei suas dicas de livros!

    Beijão e fique em paz!

    ResponderExcluir
  8. Uau!Que orgulho que vc deve estar hein Chris?!
    A Sofia já está lendo!ôoooo...que momento mais lindo esse.
    Aqui o Matheus está reconhecendo algumas palavras,associa outras,e pede sempre que conte histórias.Estamos em processos...com o ABC,e com outros livros.
    Ah!Obrigada pela dica lá dos coments no blog!beijão!
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  9. Chris querida adoro suas dicas tanto de receitas quanto de livros, já nem vou por ai na internet quando preciso de um deles, venho aqui e pronto. Tá garantido a qualidade das delícias feitas por vc e da literatura. Tanks Chris.

    ResponderExcluir
  10. Que emocionante! Outro dia estava aguardando o resultado da ultra para saber se era mesmo menina a Sofia e agora ela já está lendo - dois livros - para você!!!! Amiga, o tempo voou!!!
    E confesso que quanto à Madonna eu quando a minha mais velha ganhou As Rosas Inglesas há alguns anos atrás, também não levei fé, e ele foi o livro mais querido por muito tempo!!!
    Ele trás mensagens ótimas!
    ótima postagem, adorei! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  11. Amo essa coleção Mico Maneco. Minha Debo Debi amou e sempre pegamos na biblioteca para ler em casa antes da hora de dormir!

    ResponderExcluir
  12. Que fofa Chris! A primeira leitura é mesmo muito emocionante.
    E bom ver a recomendação do livro da Madonna.

    ResponderExcluir
  13. Chris, primeiro de tudo, parabéns para a Sofia! Muito lindo ver esse desabrochar, né?
    Agora, menina, eu admito que tinha o mesmo preconceito! Vou anotar as dicas! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Q emoção! Imagino como deve está orgulhosa. Com toda razão.
    Parabéns Sofia! E parabéns vc Chris, pq sempre incentivou as suas filhas a ler. Olha aí o resultado disso.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Chris, lá nas escolas que eu trabalho TODAS as professoras são chamadas de tias, menos eu. he he he! Elas ainda estranham o jeito que os alunos me chamam.

    ResponderExcluir
  16. Olá querida,obrigada pelo comeentario!obrigada tbem pela visita,ja estou te seguindo,quando puder me siga tbem..bjos♥

    ResponderExcluir
  17. Ai que gracinha a Sofia lendo pra vc! Imagino a emoção, deve ser demais mesmo.
    Bento por enquanto ainda se mantém nas figuras dos livros. Começou a se interessar pelas formas das letras e até pelos números das páginas (pois é! hahaha!), mas a história ainda não tem muita paciência para escutar. Sigo insistindo, não desisto!
    Vou lá ler suas dicas para estimular as crianças.
    beijo!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris!! Tb gostei das dicas pq as vezes o Gui traz alguns livros da biblioteca da escola super longos e com um monte de palavras que ele ainda não conhece...
    beijos

    ResponderExcluir
  19. obrigada chris!!! e meu filho de 6 anos tb tem muita vonatde de ler, ele já está lendo tudo, só fica com dificuldade com as letras k e w.. e sabe o que ele pede pra eu fazer no sábado? ir até a livraria com ele..temos que incentivar nossas crianças,pois com a internet perdmeos esse habito.. bjs me segue tb

    ResponderExcluir
  20. Oi Chris! Que bom que você mudou a configuração dos comentários! Não conseguia deixar comentários para vc antes!

    Primeiro gostaria de agradecer a todos os que vc deixou lá no blog, sempre atenciosa e muito carinhosa! Obrigada mesmo!

    Legal essa sua história com os livros da Madonna...realmente temos que nos libertar de nossos preconceitos, né? Quem sabe faço isso com a Xuxa ou o Patati, Patatá????

    Beijos,
    nine

    ResponderExcluir
  21. Oi Chris que linda a sua princesa já lendo, deve ser muito gostoso né, não vejo a hora de chegar nessa fase.
    Adorei a dica dos livros!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Que delicia!
    Não vejo a hora de meu ler tb :)
    Querida obrigada pelo recadinho carinhoso.
    Lucas a quase duas semanas em casa doente. A medica de plantão do ps ainda dá diagnosticos errado e piora tudo. Com ele em casa, tarefas de dona de casa, bate cansaço e ainda desanimo para blogar.
    Mas carinhos assim me faz sentir querida então como não vir aqui?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Adoro blogs q compartilham dicas boas assim. Obrigada! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  24. Mas que maravilha ler um livro sozinha!! A Sofia deve ter ficado muito orgulhosa e feliz (e vc tb claaaro né? rsrsrs)!! Mas olha eu tb nunca imaginaria que a madonna escrevesse livros legais pra adolescentes, vc sempre com dicas ótimas!! bjs!!

    ResponderExcluir
  25. Chris, parabens para a So pela conquista e para voces pais tambem, por todo carinho e incentivo.
    Filho criado trabalho dobrado, alegria triplicada.
    Abracos e otima semana para vcs!
    Gra

    ResponderExcluir
  26. Falei em outro post que tinha conhecido seu blog hoje,mas quando li esse aqui,me recordei que li e me chamou atenção o fato da Madona ter lançado um livro.Concordo com vc o PRECONCEITO(é mal que devemos combater diariamente).
    Adorei seu blog viu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo