quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A importância do Café da Manhã.

Na semana passada fui convidada a participar, aqui no Rio, do evento regional da Nestlé para a campanha Café da manhã é + do que você imagina!. Essa campanha tem como objetivo a conscientização de mães sobre a importância do café da manhã (a carapuça serviu direitinho já no momento em que recebi o convite). Para isso a Nestlé irá levar às oito cidades brasileiras informações sobre a importância do hábito de realizar um café da manhã balanceado e dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado das crianças.


 O evento, aqui no Rio, contou com a presença da atriz Malu Mader, uma das madrinhas da campanha. As outras duas são, as também atrizes, Maria Paula e Júlia Lemmertz.


Tivemos um café da manhã supersaudável com cereais, frutas, leite e iogurtes




e um talk show, prá lá de esclarecedor, com a Malu Mader e com a nutricionista Dra Camila Freitas.


A Malu Mader falou das experiências do dia a dia comuns a nós mães, das dificuldades que encontra nos horários das atividades matinais (que para mim é muito ingrato. Odeio acordar cedo!).
A Dra Camila Freitas deu "altas" dicas para tornar essa refeição, tão importante, mais saudável e prazerosa. 

Essa experiência, para mim, foi extremamente enriquecedora e uma tomada de consciência mesmo. Confesso que eu me deixo deixava vencer pela rotina matinal de sono, correria e falta de apetite e protelo protelava essa refeição tão importante. Me deixava levar pela diferença nos horários matinais da família e apelava para a solução mais fácil. Já comecei a mudar desde que recebi o convite para participar do evento. Depois de ouvir as explicações e tirar várias dúvidas, estou firme no meu propósito de fazer o Café da Manhã uma Refeição Saudável.





Porque o café da manhã é tão importante?
  • Estilo de vida saudável começa com uma boa quebra do jejum - nosso café da manhã.
  • Após longo período de jejum a taxa de glicose cai e o cérebro funciona exclusivamente a base de glicose. Daí a importância de repor as energias e nutrientes necessários para o desempenho escolar.
  • Um bom café da manhã evita o consumo exagerado de guloseimas no lanche da escola.
  • Contribui para uma alimentação equilibrada. Pular o café da manhã significa comer mais na próxima refeição. A fragmentação da alimentação é fundamental. Uma sobrecarga de alimentos em uma única refeição causa a sobrecarga dos órgãos, aumenta o acúmulo de gordura.
  • Começar o dia com a família reunida é uma ótima oportunidade de convívio. Um momento para conversar, organizar e orientar sobre as atividades do dia que teremos pela frente.


    • Um café da manhã saudável melhora a memorização, a fluência da fala e o humor fica mais estável.
    PS: essas informações são baseadas em pesquisas.

    Alguns mitos que esclareci
    • Para ser saudável não precisa ser natural. Produtos industrializados podem ser saudáveis. O importante é verificar o rótulo. 
    • Na alimentação saudável nada é proibido. O importante é comer a quantidade certa, nas horas certas.
    • Queijo branco x queijo amarelo: o queijo branco precisa ser ingerido em maior quantidade do que o queijo amarelo para apresentar a mesma sensação de saciedade. Logo, em algumas situações o queijo amarelo é melhor por ser consumido em menos quantidade.
    • Todos os cereais da Nestlé são produzidos com grãos integrais, mesmo aqueles que possuem açúcar.
    • Uma porção de cereal, mesmo o que tem açúcar, é menos calórica do que o sanduíche.

    Algumas dicas (ótimas para mim mesma)
    • Apesar do dia a dia corrido, é importante insistir no café da manhã.
    • Se a criança acorda sem apetite, o que acontece aqui em casa, reveja a última refeição do dia anterior. Ela pode estar acontecendo muito tarde e/ou em grande quantidade.
    • Se a criança está acordando com muito sono e demora para se preparar, reveja o horário de dormir.
    • Antes de aceitar que a criança não gosta de determinado alimento, devemos oferecê-lo de 10 maneiras diferentes (exemplo: agrião na salada, panqueca de agrião, suco de maçã com agrião, agrião no macarrão, etc...).
    • Torne o café da manha uma refeição prazerosa. Saia da monotonia e da repetição. Ofereça sabores variados. Insista para que experimente, não obrigue.
    • Forme o paladar da criança. Se a criança nunca tomou um suco com açúcar, não vai sentir falta.
    Eu adorei  a campanha. Já estou tomando consciência e aprendendo junto.
    Desde então, o café da manhã aqui de casa tem sido em família, com a mesa posta, itens variados, nutritivos e equilibrados, coisa que só fazíamos nos finais de semana e em viagens.
    Estamos aproveitando bastante os brindes recebidos.




    Para obter mais informações sobre o café da manhã, dicas de nutrição e economia basta entrar no site da campanha bem AQUI.

    A Autora:
    Chris Ferreira

    Chris Ferreira

    Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

    Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

    Google +

    41 comentários:

    1. Foi muito esclarecedor. UAU nem acredito que estiveste com a Malu Mader, adoro essa actriz, cá em Portugal estamos a acompanhá-la agora na novela TiTiTi que já deve de ter terminado no Brasil à imenso tempo =P *

      ResponderExcluir
    2. ADOREI!!! Realmente mto bom esse post e confesso: eu passaria a maior vergonha nesse evento... rs
      E eu vou ter q rever MTA coisa por aqui... Sofia anda dormindo no horário errado, mesmo com a regrinha de ir pra cama às 20:30 (só vai depois das 22hs, mas sei q eu é q ando falhando nesse sentido).
      E a minha maior dificuldade mesmo,na verdade, é que ela não come nada diferente, nem ao menos experimenta! Fruta? Sem chance... suco natural? credo... e por aí vai. Legumes , só na sopa. Eu não sei o que fazer... será q vai ser como eu, que só aprendi a comer certas coisas depois de adulta?
      De qquer forma, seu post foi mto válido, até msm pro meu café da manhã... TKS!
      Bjs

      ResponderExcluir
    3. evento bacana hein, chris!

      super esclarecedor.

      bjocas

      ResponderExcluir
    4. Ola Chris,
      Adorei as dicas do café da manhã saudável.
      obrigada por compartilhar sua experiencia conosco.
      bjks
      Andréia

      ResponderExcluir
    5. chris, compartilhei no facebook. adorei teu relado: sem radicalismo,explicando bem a proposta, aberta a mudanças!!! bj

      ResponderExcluir
    6. CHRIS , ÓTIMA ORIENTAÇÃO E SEM RADICALISMO ,PARABÉNS A TODAS AS PARTICIPANTES,MAMÃE

      ResponderExcluir
    7. Chris, eu pessoalmente sou fã de café da manhã!!! È a refeição que mais gosto e prefiro acordar 30 minutos mais cedo, mas fazer essa refeição!!! Sempre tomo café da manhã com o marido ( a filhota dorme até mais tarde). VALE A PENA! Parabéns pelo post, bjs Adri
      www.criancasdasestrelas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. Poxa... Que post bacana! Aqui em casa não temos crianças, somos só eu e marido (e os filhos postiços) então imagine voc~e como não é o café da manhã, né?! Tem dias que arrumo a mesa bonitinha, coloco tudo que temos direito, mas aí vem o dia seguinte, a correria, os horários apertados, os "10 minutinhos" a mais na cama e o café vai ficando...

      Vou me propor a mudar esse hábito desde já! Vem que um pimpolho resolve "baixar" nessa casa, não é?! Rsrs...

      Beijos!!!

      ResponderExcluir
    9. Cris que bacana confesso que o café da manhã aqui em casa é uma correria, come o pai e vai trabalhar, depois eu como só já Ubiratan não come antes da 9h não sente fome, mas Nescau cereal aqui não falta rs.
      E que chique vc com Malu rs.
      bjus

      ResponderExcluir
    10. Olá, Cris!
      Passamos por aqui para agradecer a sua participação no evento do Rio de Janeiro. Você está dando uma grande contribuição para disseminar a importância do café da manhã para o desenvolvimento infantil!
      Fique sempre ligada nas novidades desta campanha pelo twitter @maisqvcimagina ou www.facebook.com/maisqvcimagina

      Um abraço!

      ResponderExcluir
    11. Chris, que mááximo!!! vc é muito celebridade, que legal!!!!!! E a proposta é muito legal, realmente cresci ouvindo de minha sobre a importância desse hábito. Eu confesso, não sou adepta, mas meus filhos sim!

      Bjo grande e parabéns!!!

      ResponderExcluir
    12. uauuuuuuu!!!!!!!!!!!!
      adorei a foto com a malu
      mto boas informações
      bjocas

      ResponderExcluir
    13. Seu blog é considerado um guia para muita gente. Sendo assim, seria interessante não se render aos apelos da mídia (como, por exemplo, “compre produtos Nestlé”) e tomar cuidado com o que se publica. Dizer, por exemplo, que produtos industrializados podem ser saudáveis é puro jabá. Dizer que “todos os cereais da Nestlé são produzidos com grãos integrais” gera uma ilusão de que esses produtos são mega saudáveis, quando, na verdade, não são. Eles possuem uma quantidade de açúcar absurda e açúcar é veneno. Outra coisa, dizer que “uma porção de cereal, mesmo o que tem açúcar, é menos calórica do que o sanduíche” também cria uma ilusão de que comer cereal faz super bem quando, mais uma vez, é mentira. Cereal tem um nível de açúcar altíssimo. Não deixe seu blog virar um antro de propagandas. Sei que às vezes os brindes são irresistíveis. Sei também que se negar a sair em fotos com celebridades é difícil. Mas o Inventando com a mamãe serve de bússola para muitas outras mães. Então, não se renda à mídia e só publique aquilo que realmente faz bem às crianças, independente de propaganda, celebridade ou brinde.

      ResponderExcluir
    14. Oi, Chris... que experiência bacana!
      Os produtos Nestlé são tudibom...
      Aqui em casa a adolescente acorda sem apetite... mas de tanto eu insistir ela toma uma xícara de leite com ovomaltine.
      A pequena acorda e toma o leitinho dela.
      Vou pegar essas dicas legais e entrar no site para obter mais informações.
      Eventos assim rendem bons frutos, né.
      bjim pro cê
      http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    15. Nossa que legal esse evento
      amei

      http://flordemeninaacessoriosbaby.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    16. Chris esse tema e muito importante!!! Para mim, o cafe da manha e a refeicao mais completa e saudavel fo dia!! Se eu nao curtir uma boa mesa bem suprida (e com certeza a NESTLE e presenca fortissima na mesa de minha familia), meu dia nao e bom o suficiente!!!
      Porem,minha adolescente nao curti tomar cafe da manha,so quer beber agua, e todo dia e a mesma luta, de segunda a segunda.
      Coincidentemente no ultimo domingo provoquei um debate sobre o papel do cafe da manha na vida de nossa familia (alimentacao,uniao,dialogo,etc).....E eu nem sabia da Campanha da Nestle.
      Vou ler com muits atencao e conversar com as meninas sobre as dicas postadas!
      Bj Sandra projetandopessoas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    17. Bem bacana Chris... qaundo eu era pequena não tomava muito café da manhã. Minha mãe tambem não curtia muito acordar as 6 da manhã rsrsrsrs Mas epois das crianças passei a investir nesta refeição, hoje todo mundo senta direitinho pra comer , tomar suco etc.

      Hoje em dia, não abro mão.


      beijos

      Pati

      ResponderExcluir
    18. Chris, Caio está começando a se acostumar agora a tomar café da manhã, mas quer sempre a mesma coisa. Preciso tentar variar um pouco...

      ResponderExcluir
    19. Que evento legal, Chris. Que ótimo que dividiu todas as dicas com a gente. Muito bom!
      Beijos.

      ResponderExcluir
    20. Nossa Chris que bacana, amei sua foto com a Malu, Chike! Bjs

      ResponderExcluir
    21. Oi Chris!!!
      Que super este post! Logo hoje que eu estava pensando sobre a qualidade do nosso café da manhã.

      Guria, preciso mudar nosso cardápio, hehehe. Aqui a gente toma café com leite com muuuita bolachinha amanteigada, sabe? Lucas não curte cereal, eu ainda como as frutas, mas ele torce o nariz.

      Pelo menos o iogurte no lanche da manhã ele aceita bem.

      Vou me inspirar nessas dicas, comprar alguns cereais e tentar oferecer ao Lucas e incluir no meu próprio café tb! Tudo é uma questão de hábito neh?!

      E ah, parabéns pelo convite para participar desta campanha. Muito legal mesmo!

      Beijão
      Ju

      ResponderExcluir
    22. Chris,que máximo...aqui o café da manhã é corrido,as crianças já acordam sem apetite e em meia hora se arrumam pra escola, só tomam um copo de nescau com muito custo, eu às vezes nem tomo café,já marido toma café,pão integral com queijo cottage e tal (mega saudável,rsrsrs)

      adorei que vc super comentou lá no blog,rsrsrs...
      valeu mesmo!!!

      ResponderExcluir
    23. Tudo aqui neste post foi muito útil pra mim. Não temos rotina de café da manhã e isso é ruim pq eu sempre tivve mesa posta qdo morava com a minha mãe e acabava de papo com alguem logo cedo. Hoje Alana não tem uma rotina tão boa (nada boa) e quero que isso mude. Vou me organizar para resolver isso. bjs e bjs.

      ResponderExcluir
    24. Oi Chris!
      sobre café da manhã, eu vim ver, porque acho a refeição mais importante!
      E somos super naturebas, gostamos de frutas, e cereais integrais!
      Confesso que não gosto dos industrializados, mas pela praticidade usamos algumas ocasiões que não tem jeito!
      Um beijo querida
      Angi

      ResponderExcluir
    25. Adorei o post, mais ainda sua foto com a Malú....ai amiga o café da manhã em casa não rola, cada um come um pouquinho e horários diferentes, excessão final de semana.
      Bjs.
      P.S. O que não me mata, me fortalece. (pego?) rs.

      ResponderExcluir
    26. Chris...saudade de vcs! sua amiga teve aqui no hotel,uma fofa,toda espivitada,elétrica!!Rss..adorei o jeito dela,toda animada!!Pena que depois foi minha folga e ai n consegui mais encontrar com ela nenhum dia! :-(
      Tava afastada,mas to voltando aos poucos..adorei o teu post,adorei as novidades,adorei td...Olha,como disse la no FB digo aqui de novo..n ligue p comentarios anonimos..tb n gosto deles..e teu post e teu blog é maravilhoso!!
      Beijos em vc e nas meninas...fica com Deus,otima semana p vcs!!!
      :-)

      ResponderExcluir
    27. Ai meu Deus do céu Chris!
      Eu só tomo um café da manhã saudavel quando estou viajando, no dia a dia sou uma vergonha! Não tenho hábito, como uma torradinha com um copo de agua!
      O Ro, meu filhote, apenas um prato de mingau de cremogema e tenho uma dificuldade enorme de fazer ele trocar o mingau dele por um copo de leite e um pãozinho,já meu mais velho, agora com 18 anos, tem um café pra lá de saudavel por que é todo do esporte.
      Mas vou devorar todas as dicas para tentar mudar.

      bjo querida

      ResponderExcluir
    28. Nossa que interessante!!Nunca tinha pensado na importancia do café da manhã!bjs

      ResponderExcluir
    29. Amei!! Vou lá no site deles conferir!!

      beijos
      Ana

      ResponderExcluir
    30. Muito legal o evento... o conteúdo é muito importante...
      Bom.... meu bebê não toma café da manhã em casa... ele toma uma mamadeira na hora em que acorda e o café da manhã fica por conta da creche... :S ...

      Beijos!!!

      ResponderExcluir
    31. Amei a postagem!!! E adorei todas as dicas!!!Desde que fui a uma nutricionista, eu ando tomando mais cuidado com o café!
      Na verdade, ando tomando café...pq não tomava e me acabava no restaurante a kilo no almoço... Ela me disse exatamente o que você escreveu! O importante são as porções. E ela me disse também que eu posso substituir meu sanduiche por um cereal, inclusive! Exatamente como vc escreveu!

      Acho estranho essa galera que vem criticar e não mostra o rosto! Adoro um bom debate, e troca de idéias, mas gosto de mostrar meu rosto quando exponho minhas idéias! É sinal de que não tenho vergonha do que eu digo!
      E mesmo assim... a internet é um ambiente de publicação livre! E daí se você mostrou a Nestlé? É uma marca confiável, que nós todos crescemos usando ... e estamos muito bem, obrigada!
      Essa galerna "de esquerda" como opção de vida, e não como opção política, tem que aprender a debater acrescentando...como fazem os vegans,por exemplo, que não comem nada que venha dos animais... e defendem sua idéia de cara limpa e cheios de argumentos, no mínimo, aproveitáveis!
      Vamos aprender a conversar! }
      Adote essa idéia!
      Parabéns pelo Blog, divertido e esclarecedor!

      ResponderExcluir
    32. Amiga, como já diriam uns e outros: Me amarrota q to passada rsrsrs!

      Poxa Chris, é impressionante como a gente aprende tooodo santo dia nessa vida de mãe, hein.
      TEmos q rever conceitos, ideias regras..
      insistir, ser criativa etc etc etc.
      Não é facil, mas é tão bom e pode trazer resultados tão legais pra saúde né?

      E vc com a Malu?
      Q chic hein!
      Me conta mais dessa experiencia em detalhes viu rsrs.

      Bjks
      Mi

      ResponderExcluir
    33. Q máximo!! Adorei a matéria, as dicas, a foto com a Malu! Super chic hein amiga?
      Mto útil esse post.

      Beijocas!

      ResponderExcluir
    34. minha vó nunca diexava eu ir pra escola sem o café da manhã.....dizia que barriga vazia não aprendia nada...rsss...e acho que ela tava certa, é super importante a refeição da manhã..parabéns pelo post e que bom saber que rolam esses convites pra ti....a Malu é linda né? bjs

      ResponderExcluir
    35. Muito bom o post!!!

      AMO a Malu Mader... Se encontrasse com ela, daria vexame de fã!!!rsrsrs

      Bjão

      ResponderExcluir
    36. Muito bacana o evento Chris, e o post ficou ótimo também! Eu a-do-ro café da manhã, para mim é a refeição mais importante mesmo. E a Malu Mader, que show! Sou fã, ia adorar conhecê-la!
      bjos!

      ResponderExcluir
    37. Q chique!! Tirando foto com a Malu Mader :)

      Ótima campanha!

      Bjinhos

      Carol

      http://blogvintecinco.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    38. Chris, que bacana participar desse evento! Sabe que café da manhã é a refeição que mais gostamos. Adoramos esse momento! Gostei das dicas. Muito boas!
      Um beijo.

      ResponderExcluir
    39. Uau, do lado da Malu, que chique!
      Na verdade sabemos tudo sobre uma alimentação saudável, só não seguimos...rsrs
      Bjus.

      ResponderExcluir
    40. Chris quando vi essa foto sua com a Malu, so pensei: Uau, que legal!
      Que bom que vc gostou do evento e curtiu. Como a Genis falou, no sabemos (e muito) sobre a alimentacao saudavel, so precisamo nos disciplinar e seguir. Porque e' para nosso bem e o bem da nossa familia.
      Abracos
      Gra

      ResponderExcluir
    41. Chris, que legal esse evento! O café da manhã é muito importante mesmo. Precisamos cuidar bem dessa refeição assim como das demais.

      Com carinho
      Equipe Recanto.

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Pin It button on image hover
    ▲ Topo