terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cotidiano - Fiquei sem ajudante - BC Fotos #1

Eu já tinha vontade de participar da blogagem coletiva de fotos que ocorre todas as terças-feiras e é proposta pela Dani Moreno. Nessa semana coincidiu perfeitamente o tema cotidiano com o assunto que eu estava com vontade de escrever.

Como eu trabalho fora sempre contei com a ajuda de pessoas para viabilizarem as tarefas domésticas para mim. Já falei sobre como priorizo os meus papéis de mãe, esposa, profissional e dona de casa neste post AQUI, no blog "Minha Mãe Que Disse".

E agora a minha rotina mudou consideravelmente, pois a pessoa que me ajudava resolveu parar de trabalhar. Eu nunca deleguei a alimentação das minhas filhas, mas delegava a execução. Eu decidia o cardápio e orientava na forma de preparar os alimentos, porém nem sempre (ou melhor, na maioria das vezes) era eu quem cozinhava. E quando eu ia para a cozinha era para fazer um prato diferente, para cozinhar com as filhas, sem obrigação! E os ingredientes já estavam comprados e até cortados quando a receita exigia isso.

Pois então, agora sem a minha ajudante, passou a fazer parte do meu cotidiano ir ao mercado muitas vezes pela manhã para comprar aqueles itens que precisam estar frescos para a refeição que eu vou fazer.



E, além de preparar o café da manhã (isso eu já fazia na maioria das vezes), tenho deixado o almoço preparado para ser apenas levado ao fogo na hora certa.

Para que eu consiga dar conta dessa função eu precisei otimizar algumas coisinhas.
E é interessante ver como uma pequena mudança na rotina pode fazer uma enorme diferença na otimização do tempo.

Por exemplo:

- a moça que me ajudava ia primeiro à padaria e depois ao Hortifruti e consumia bastante tempo na rua. A padaria quanto mais cedo, mais cheia. Já o Hortifruti é ao contrário. Então passei a ir primeiro ao Hortifruti, chegando no horário que ele abre. Pego o que eu preciso e já cheguei ao caixa sem ter ninguém na minha frente. Acreditam? Passo em casa, deixo as compras, a filha ajuda colocando tudo nos devidos lugares e vou à padaria que já está mais vazia.

- Se o cardápio da semana vai precisar de molho de tomate já deixo a quantidade necessária para a semana toda pronta no domingo. Vou fazendo com calma, entre um intervalo e outro.


- Quando vou fazer uma receita que usa 1/2 cebola picada, já que estou com a mão na massa, já pico a cebola inteira e guardo a porção em um recipiente fechado na geladeira. Já ganho um tempo na receita do dia seguinte (a gente sempre precisa de 1/2 cebola picada, né?). Faço o mesmo com alho.

- Temos salada de folhas diariamente e em todas elas temos alface crespo e alface roxo. Na segunda-feira eu compro a alface crespo e alface roxo, lavo todas as folhas, seco bem, pico tudo com a mão (não vou sujar faca nem tesoura para picar as folhas da sala, né?) e deixo em um recipiente na geladeira. A cada dia basta pegar um punhado de alface, acrescentar uma folha diferente (rúcula, agrião, etc.) e os demais itens.


- E o jantar é repeteco do almoço. Só esquentar!

Por enquanto eu estou gostando muito disso. Mas já estou treinando a outra moça para ela cozinhar tendo os cuidados que eu gosto. Ah, e estou orientando também na otimização do tempo. Porque a minha prioridade é o meu papel de mãe e tenho muito receio de me perder no papel de dona de casa. Outro dia, por exemplo, eu estava fazendo uma lasanha. Já tinha preparado o molho de tomate caseiro, já tinha cozinhado a massa e já tinha feito a carne moída. Faltava apenas a montagem quando a Sofia me pediu para levá-la na piscina. Automaticamente eu falei para ela ir com a Rose porque eu ia montar a lasanha. Essa atividade de dona de casa podia ser perfeitamente delegada, já que todos os cuidados já tinham sido tomados por mim, e eu ter feito o meu papel de mãe. Rapidamente percebi e troquei as funções.

E assim vou tocando o meu cotidiano de vida de equilibrista.





A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Chris ano passado eu também fiquei sem minhas companheiras que me ajudavam a passar roupa e a limpar a casa, no meu caso, a comida era eu quem fazia. Meu marido e eu otimizamos o tempo e dividimos algumas tarefas. Ele passa roupa e eu cuido de todo o resto, ainda sigo tentando achar alguém de confiança, mas é complicado. Amei seu post e vou compartilhar em todas as minhas redes sociais! Gosto da ideia de trabalharmos fora e ainda cuidarmos dos nossos filhos, muitas mães precisam aprender que é dificil mas não impossível! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do jeito que você otimizou o seu tempo, essas pequenas coisas fazem muita diferença.
    Beijos

    bluebellbee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que máximo. Acho que tudo com a otimização de tempo dá certo. Adorei a forma que dividi e cuida de tudo. Acho que trabalhar fora também da para cuidar de perto, da família e educação dos filhos.
    Adorei, aprendendo. Pretendo voltar a trabalhar este ano, e este post me ajudou a ver as coisas com outros olhos. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  4. hmmm que delicia.... amei as fotos... eu nas férias ganhei um ajudante para o mercado...

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!
    Bacana como vc conseguiu, mesmo sem ajudante, aliar as funções de mãe e dona de casa. Por aqui, já fiquei sem algumas vezes e sempre elas saiam naqueles momentos em que eu mais precisava de ajuda. Bom, mas como alguns eletrodomésticos estão mais eficientes, ótimo contar com eles para agilizar algumas coisas rsrsrsrsrs
    Que bom que vc está gostando e dando conta otimizando o seu tempo...acho que preciso de umas dicas assim por aqui...rsrsrs

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris,
    bom conhecer um pouquinho do seu dia a dia!!!
    Eu participo de um BC tb do blog da Dani, mas é as quintas, na BC Musical!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chris vc eh uma vitoriosa, eu trabalho, moro num apartamento de 1 quarto e nao tenho filhos e vivo exausta, acho a rotina de casa muito cansativa. Porem, tenho aprendido muito a justamente fazer o que vc faz: otimizar o tempo. Vou, por exemplo, vendo tv e engomando as roupas que secaram kkkk Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu fui ler seu artigo no "Minha mae que disse" e vim comentar. Sabe que eu tenho vontade de voltar para o Brasil um dia? Tenho sim, justamente pelas coisas que vc falou. Aqui nao tem como ter uma ajudante, nao da para delegar as coisas de casa, como poderei ser mae, trabalhar, ser esposa, ter uma casa organizada (nem precisa ser muito limpa, basta ser organizada)? Eu vejo como as mulheres aqui sofrem, em geral, elas abdicam da carreira e tem mais de 3 filhos para receber beneficios (pois eh, nao eh so no Brasil nao). Entre morar no Brasil e ter uma ajudante e uma carreira ou morar na Inglaterra e abdicar da carreira, eu sinceramente prefiro morar no Brasil, onde posso seguir a carreira no ramo juridico tranquilamente (ate fazendo algo que me da mais prazer do que o que faco na Inglaterra, tenho o sonho de ser professora universitaria no Brasil). Marido gosta da ideia de viver uma parte da sua vida em nossas terras tropicais e eh isto que estamos pensando, em ao inves de comprar uma casa aqui comprar apartamentos no Brasil e alugar para ter uma renda e daqui uns 8 anos mudar de vez. Eu sempre te disse que vc me inspira amiga e eh verdade, tambem quero ser uma mae em tempo integral mesmo nao estando em casa em tempo integral. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Chris, tu és multitarefa, multifuncional, multidisciplinar, MULTITUDO, e eu te admiro muito por isso. Notícia boa: organizar a rotina nos deixa com mais tempo livre. Notícia ruim: o serviço doméstico é infindável. Quanto mais se faz, mais se precisa fazer. Areia movediça define.

    Um beijo, boa sorte e conta comigo!

    ResponderExcluir
  10. eu tambem prefiro o papel de mãe ao de dona de casa!

    boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Feliz ano novo!!!
    hum, sem ajudante :( que correria hein!? Mesmo ficando em casa também preciso de alguém para me ajudar nos afazeres domésticos, como vc também prefiro priorizar ser mãe e esposa. Também vou precisar me organizar porque com 2 crianças e 1 recém nascida o bicho vai pegar! Chris, vc armazena a salada de um dia para o outro ou mais? Usa pote de vidro? bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, eu guardo somente as folhas de tipos de alface para a semana toda. O segredo é elas estarem bem secas. Eu seco naquele utensílio próprio para isso e depois ainda deixo no pano de prato. Somente depois disso é que eu guardo. Às vezes coloco em recipiente de vidro e cubro com insulfilm. Outras coloco em um tupperware. Isso depende do espaço que eu tenho na geladeira. beijos

      Excluir
  12. Serviço de casa é chatinho mesmo, espero que logo você consiga uma ajudante , para amenizar um pouco as coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oooooi! É verdade, hoje teria sido a hora de falar disso num post na BC da Dani. Também fiquei sem a Eloísa, desde agosto, depois de 10 anos. E resolvi ficar assim, até pq com a Kerstin tudo já está diferente hoje. Dividimos algumas tarefas em casa. Praticamente não almoçamos em casa. Então, as tarefas ficam menos pesadas. Assim que Iara abrir a empresa de limpeza dela aqui em Porto Alegre, vou contratar para limpezas pesadas, como janelas e cia... Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  14. Chris vc é minha inspiração. Quando for mãe quero ser assim. Não me vejo o dia todo dentro de uma casa (não nasci pra isso), mas quero participar de vida da minha família.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Que blog mais lindo, Chris! *u* Adorei mesmo.
    Suas comidas aí estão com cara de serem deliciosas, hein. Huum...
    Quero estar sempre por aqui, porque adoro o mundo das mães (Quero muito ser uma um dia).
    Beijo da Sam.

    ResponderExcluir
  16. é... não consigo ser organizada assim... sempre prometo a mim mesma mudar, mas por fim, acabo sendo eu de novo!! rsrsrsrss Eu faço tudo aqui em casa, não tenho ajudante. Eu tinha, mas com minha mania de perfeição, refazia o que ela fazia e decidi então, fazer logo de primeira eu mesma!
    O bom é que as meninas me ajudam muito, fazem parte, estão sempre comigo, então, conseguimos conciliar tudo o tempo todo e eu consigo ser dona-de-casa junto com ser mãe!

    beijoca, flor!!!! <3

    ResponderExcluir
  17. Chris adorei o post, ainda mais o final, que fechou com chave de ouro. É difícil a gente conseguir ser organizada assim, né? Eu não tenho ajudante, mas a Ingrid me ajuda sempre. Mas já percebi que as vezes eu deixo de fazer tal coisa com ela para fazer algumas tarefas domésticas e isso nem sempre me faz bem, porque enquanto eu faço a tarefa eu fico pensando naquilo sabe?
    O que fazer? Otimizar o tempo! É o qe eu estou tentando

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Vou confessar uma coisa incofessavel: Muitas vezes eu troco o papel de mãe pelo dona de casa. É como trocar diamantes por pedras, obrigada por me lembrar disso.

    ResponderExcluir
  19. Cris
    Vc é demais, tipo bombril.. e ser mãe acima de tudo, vc está certíssima! Ficar sem uma ajudante é ruim demais. Adorei sabe de seu cotidiano e as dicas que vc nos compartilhou. Sou sua fã!!
    Bjos, Sheyla.

    ResponderExcluir
  20. Querida Chris
    Adorei a sua maxima: levar a vida a serio,mas...de forma divertida. Esse e o segredo. Parabens.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  21. Te admiro por conseguir ser mãe em período integral mesmo trabalhando fora. E conseguir deixar a sua rotina tão bem organizada.
    Eu não trabalho fora Chris, a minha rotina é bem organizada, mas você me fez pensar nas vezes que não deleguei o papel de dona de casa...e sim o de mãe...vou ficar mais esperta:)

    Um beijo lindona

    ResponderExcluir
  22. ISSO NEM É UM POST...É UM MANUAL DE DIPLOMACIA NA CONDUÇÃO DE SUA ROTINA...AMEI AS DICAS SOBRE APROVEITAR A MÃO NA MASSA E JÁ DEIXAR A COISA ADIANTADA PRA OUTRA HORA...INTELIGÊNCIA DEFINE...BJS, QUERIDA...

    ResponderExcluir
  23. Chris Ferreira lembrei da suas unhas sem esmalte, de dona de casa ontem, que me chamaram a atenção (vc é das minhas amigas sempre com unhas impecáveis!)
    E queria te falar, não só deste texto, mas dos muitos anos que te acompanho, eu sempre admirei uma posição sua:
    "...a minha prioridade é o meu papel de mãe e tenho muito receio de me perder no papel de dona de casa."
    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sam, juntou a mudança de rotina em função de ir para São Cristóvão ficando mais longe de casa com a saída da ajundante. Mas já já vou focar na minha bola pessoal e equilibrar os cuidados comigo.
      Sempre tive a preocupação de ser uma mãe 24 horas e por ter tempo disponível acabar ficando envolvida com os afazeres domésticos e deixar de dar atenção mais detalhada as minhas filhas. :)

      Excluir
  24. Amiga, você sempre me surpreende. Eu admiro demais a sua capacidade de adaptação. Você se vira, faz tudo e está sempre alegre.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Chris, amei as dicas para otimizar tempo na hora do almoço! Eu adoro cozinhar mas quando acabam as férias é aquela correria! Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Kita eu sei que você vai dar um jeito de se virar. Você sempre consegue resolver as coisas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo