quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Caraíva com crianças e adolescentes - BC A Semana 54

Eu passei a semana do Carnaval em Caraíva no Sul da Bahia. Um lugar que mais parece um paraíso, uma volta no tempo. A vila, que é distrito de Porto Seguro, conseguiu, até o momento, manter as características de vilarejo praiano: casinhas coloridas; ruas de areia fofa, mas areia fofa mesmo, tipo areia de praia; sem postes de luz (a luz chegou em 2007 às casas através de fiação subterrânea para não poluir o visual); carros não chegam por lá; muita simplicidade e originalidade. Caraíva se mantém hoje em dia como Arraial d’Ajuda, Morro de São Paulo e Jericoacoara já foram há 20 anos .

Rio Caraíva


A aventura começou no acesso para chegar à Caraíva. A estrada, a partir de Trancoso, é de barro e pouco conservada até a chegada em Nova Caraíva. Lá pegamos uma canoa para atravessar o Rio Caraíva

Como chegar em Caraíva



e finalmente chegar à vila.


Ainda bem que estávamos de havaianas! Caraíva é aquele tipo de lugar que a gente tem que se esquecer dos sapatos.

Tá certo que Caraíva combina com um bom mochilão, mas a vida de mãe me fez ir com mala de rodinha (nossa, como eu me lembrei de mim mesma sacaneando as amigas que foram de mala de rodinha pra Ilha Grande e para Morro de São Paulo. Mais uma confirmação de que a maternidade é um eterno "cuspir pro alto e cair na testa"). Como não dá para puxar mala de rodinha na areia fofa nós alugamos um táxi-charrete pra levar as nossas malas até a pousada.

Como chegar em Caraíva


A chegada à pousada (lá não tem hotéis, mas tem pousadas bem charmosas) foi outro momento de emoção. O nosso bangalô na Pousada Cores do Mar era de frente pra praia, com deck de madeira e espreguiçadeira tipo balanço.




Ótimo pra curtir um “dolce far niente sem culpa nenhuma” de pernas pro ar.




Uma pousada charmosa com os quartos confortáveis distribuídos em casinhas coloridas bem no estilo da vila. O café da manhã era bem gostoso e, além dos itens tradicionais, como bolos, pães, sucos, leite, café, iogurte, granola, biscoitos e frutas, diariamente eram servidas duas surpresas tipo bolinho de estudante, tapioca, bruschetta, pastel, bolo de tapioca, etc.

A área comum da pousada tinha uma decoração rústica e aconchegante. O lazer na pousada ficava por conta de algumas redes, um gramado e pé na areia da praia.



Eu achei isso ótimo porque mostrou pra Ana Luiza e pra Sofia que precisamos de pouco pra nos divertir. Balançaram na rede e na espreguiçadeira, jogaram frescobol e bola no gramado, aproveitaram o slackline que outra família tinha levado, leram, desenharam e curtiram muita praia.



Caraíva em si é mínima! Apenas um triângulo com o rio de um lado, o mar de outro e limitada pela reserva indígena.





Mas tendo o mar, rio e mata, quem precisa de mais? A grande dúvida era decidir entre o banho de rio e o banho de mar.




Como o nosso objetivo nessa viagem era aproveitar ao máximo os benefícios desse lugar que parece que parou no tempo e está bem distante dos artefatos da vida moderna ficamos a maior parte do tempo na Praia Caraíva bem em frente a nossa pousada. Mas fizemos outros passeios também.

- Praia Caraíva 

Os 2 km de praia de areia fofa e água azul são protegidos por recifes e na maré baixa são ótimas para nadar e mergulhar sem preocupação. Bem ao lado da Cores do Mar estava o Bar da Praia com mesas de madeira, puffs coloridos, ombrelones e comida bem gostosa.




- Praia da Barra

É a pontinha onde o rio encontra com o mar e fica no canto esquerdo da Praia Caraíva. Aproveitar a maré baixa ali é uma delícia! Tem diversas barraquinhas, com cadeiras e tendas disponíveis, que servem bebidas e petiscos.



 Nadamos no Rio, nos jogamos de boia na correnteza, atravessamos até os bancos de areia e simplesmente relaxamos. Pegamos uma canoa e atravessamos até o outro lado do rio, paramos na lagoa formada na maré baixa,



mergulhamos no mar



e curtimos o visual de uma praia praticamente deserta que já é o caminho para a Praia do Satu.



- Praia do Satu

Fica a 3 km de Caraíva no caminho para o Espelho. Dá para ir a pé, caminhando pela areia da praia, após atravessar o Rio. Outra opção para quem está com crianças é ir de táxi. A praia é praticamente deserta, com um visual incrível de mar, areia branca, falésias vermelhas e lagoas. Tem uma barraca bem rústica que é a barraca do Satu.

- Praia do Espelho

Essa já era nossa conhecida e que sempre vale a pena retornar. Aliás, vale a pena um post exclusivo sobre esse paraíso. O espelho fica a 10 km ao norte de Caraíva, no cominho para Trancoso. Os mais aventureiros fazem o percurso a pé pela beira do mar. Nós, como estávamos com as crianças, fomos de carro. Atravessamos o rio e pegamos o táxi em Nova Caraíva. Foi um dia fantástico!





- Ponta de Corumbau 

Fica a 12 km ao sul de Caraíva e é belíssimo! Areias brancas, mar azul, muitas falésias e coqueiros. A grande atração é a ponta de areia que adentra aproximadamente 500 metros o mar. Para chegar lá nós fomos de bugre pela areia,




passamos pela aldeia indígena até chegar ao Rio Corumbau. Atravessamos de barco e seguimos caminhando até a ponta de areia. Lá ficamos em um dos vários bares disponíveis na praia. Esse é outro local que merece um post exclusivo.

- Passeio de boia pelo Rio Caraíva

Nós planejamos fazer o passeio em que subiríamos o rio de barco e depois desceríamos em boias de câmara de ar ao sabor da correnteza. Mas a preguiça bateu e ninguém quis ir. Ou melhor, a maioria preferiu ficar na praia. Euzinha estava doida para mostrar pra as filhas as tais boias pretas que foram a minha diversão na Lagoa de São Pedro d’Aldeia quando eu era criança. Ainda acho que vacilamos em não ter feito o passeio!

- Conhecer a vila

Caminhamos pelas ruas de areia, que sempre terminam no rio ou no mar, observando a simplicidade, a singeleza e a criatividade do povo.  E esses passeios foram ótimas oportunidades de aprendizado. Caraíva bate um bolão no quesito conservação e é um excelente exemplo de comunidade que luta para não perder suas características. Exigiu que a luz elétrica só chegasse por vias subterrâneas, sem uso de postes.



Os moradores também se uniram para manter as ruas limpas e assim surgiu o Projeto Caraíva Limpa, que tem por objetivo:
 “Aumentar a quantidade de cestos de lixo nas vias públicas e aumentar a capacidade do recolhimento do lixo, através de contribuições voluntárias ao Projeto. Conscientizar os frequentadores e turistas sobre a problemática do lixo, além de incentivar a separação correta do lixo orgânico, reciclável (latas de alumínio, principalmente) e lixo comum.”
Além de placas espalhadas por todos os cantos incentivando jogar o lixo no lixo,




existem vários cestos feitos com reciclagem de galões de água espalhados por todos os cantos. Uma graça, né?




Outro cantinho interessante é o que tem bacias com água e pratinhos de comida para os animais da vila. Nos caixotes em cima das árvores ficam os pratinhos de comida para os gatos e os pássaros.



Observamos a arquitetura local das casinhas coloridas que se espalham pelas vielas e a criatividade dos moradores. Pudemos ver como pequenos detalhes fazem toda a diferença.




Caminhamos ao longo da Av. dos Navegantes, a rua do Rio Caraíva, onde praticamente tudo acontece. Foi encantador e surpreendente. Lá tem vários bares e restaurantes sendo alguns com mesas de madeira bem à beira do rio, e outros no estilo "rústico com glamour". A comida varia do simples pastel a alguns pratos regionais com toque gourmet. Tem sorveteria e paletas mexicanas.

Sentamos em algumas dessas mesas à sombra de uma árvore frondosa, tomando um sorvete com as crianças, para ver o por do sol no rio que é imperdível. Uma outra pedida é saborear um pastel acompanhado de uma cervejinha (pra quem gosta).



Andamos pelas lojinhas que são supercharmosas e só abrem após a praia. E de repente nos surpreendemos com uma sessão de cinema à beira do rio.



E atenção para não se deslumbrar com o encantamento da rua do rio e parar por ali. Vale a pena esticar a caminhada e seguir até o quadrado de Caraíva para visitar a igrejinha. Lembre-se que reza a lenda que ao entrar pela primeira vez em uma igreja podemos fazer três pedidos. A igreja de Caraívas já tem os meus pedidos.


E Caraíva é isso! Um lugar pra gente se desconectar da vida moderna (celular praticamente não pega por lá e não tem caixa eletrônico) e se conectar com a natureza, andar com os pés descalços, ver o sol nascer, ver o sol se pôr, contemplar a via láctea no céu estrelado, tomar banho de mar e de rio, e deixar o tempo passar sem pressa. Sabe aquela sensação de que a semana voou? Isso, não tem por lá. A sensação é de que os dias andaram no seu tempo, foram muito bem aproveitados e com folga pra fazer nada. 

PS: apesar de ser um destino sem atrativos exclusivos e direcionados para crianças eu vi muitas delas por lá aproveitando com os pais.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "A Semana" proposta pela Fernanda Reali. Passe lá para ver como foi a semana das outras amigas participantes. Essa blogagem é um estímulo a aproveitarmos mais as nossas semanas.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Noooooooooossa, adorei teu relato, muito bem registrado e fotografado! Beleza de lugar! Vai pra lista!,mr..bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Chris! Viajei com você em Caraíva! Lugar lindo e seu relato tá bem legal, misturando história do local, com sua experiência. Como diz Fernanda, tem que escrever um livro de crônicas - um capítulo à parte, seriam essas de viagem, que levam a gente junto.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar perfeito, Chris! Conheço Trancoso, mas nunca tinha ouvido falar de Caraiva. As paisagens maravilhosas e vcs devem ter curtido muito. Lugares assim favorecem curtir as pessoas (nada de celulares e joguinhos eletronicos) e recarregar as baterias (as nossas, pra variar!)! Bom demais!
    Beijo

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer, como sua grandona é a sua cara! Cópia fiel! Lindas!

    ResponderExcluir
  5. Que passeio lindo!!!
    Beijinhos e até sábado!!!

    ResponderExcluir
  6. Chris:
    Fiz uma sessão "remember" lendo seu post.
    Estive em Caraíva - exatamente nesses lugares que você mencionou - na virada do ano de 2013/2014.
    Foi apenas uma passeio, passei pela Praia da Barra, meu marido comeu acarajé por lá, visitamos a igreja, comemos pastel deibaixo da árvore frondosa, ..., enfim foi um dia que ficou registrado na memória e no coração!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris, é a Vi, lugar maravilhoso, para ficar sonhando, pois eu gosto de lugares assim, mais simples, bem perto da natureza.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  8. Tô fascinada com esse lugar, como eu disse no outro comentário, eu conheço Porto Seguro, já fui 2 vezes, amei, mas esse lugar é magnífico para quem como eu quer descansar, curtir a natureza, familia, sem pressa... com certeza irei me programar para ir até lá! O que me prende é que a minha filha só tem 1 ano e 9 meses, então vou esperar mais um pouo... um poucão talvez, mas quero sim conhecer esse lugar lindo! bjs

    ResponderExcluir
  9. Chris, que lindeza de lugar, coisa boa ficar um tempo desconectado do mundo agitado e curtir a natureza com a família.:-)
    Amei as fotos e cada detalhe do seu relato.
    Ótimo domingo pra vocês e beijos.
    .

    ResponderExcluir
  10. Paxonei pelo lugar. Dicas anotadíssimas! Próxima viagem a Bahia vou tentar ir lá. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eiii Cris, sou o recepcionista bonitão da pousada Cores do Mar, Uelton hahahaha parabéns pelo ser relato ficou lindo,divertido fantástico. Tenho um convite p vc: facebook/pousada cores do mar Caraíva, vamos adorar ter vc conosco sempre... obrigado

    ResponderExcluir
  12. Eiii Cris, sou o recepcionista bonitão da pousada Cores do Mar, Uelton hahahaha parabéns pelo ser relato ficou lindo,divertido fantástico. Tenho um convite p vc: facebook/pousada cores do mar Caraíva, vamos adorar ter vc conosco sempre... obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou pensando em ir a Caraíva com meu marido e meu filho de 2 anos. Você acha que seria uma viagem recomendada para uma criança tão pequena? Confesso que estou na dúvida, já que sempre leio que o trajeto Porto Seguro - Caraíva é complicado.
    Beijos e obrigada,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo