domingo, 6 de março de 2016

O Rio pelas águas da Baía da Guanabara

Que o Rio é uma cidade linda a gente sabe. E poder ver os cenários que já nos acostumamos de outro ponto de vista é muito interessante. Quando esse ponto de vista vem do mar, em um passeio de barco pela Baía de Guanabara, eu posso dizer que é deslumbrante, além de superagradável. 

Já tinha um bom tempo que não fazíamos um passeio de barco pela Baía da Guanabara, o último foi no Pink Fleet, aquele iate do Eike Batista nos áureos tempos, alguém lembra? Tem post AQUI.

Então, achei ótima a proposta do Corsário Carioca que, além do passeio lindo a agradável, tem a proposta de enriquecê-lo com a história da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, recheá-lo de curiosidades e algumas surpresas.


Antes de embarcarmos no navio pirata somos recebidos pelos personagens de Estácio de Sá, Nicolas Durand de Villegagnon, o Padre José de Anchieta e pelo índio Arariboia. Esses personagens ajudam a contar a história da fundação da cidade com uma encenação teatral ao longo do percurso.


 Assim que saímos da Marina da Glória, olhando para atrás, vemos a cidade se afastando lentamente e já dá para deixar a imaginação rolar solta pensando no encantamento dos navegantes que aqui chegaram. Tá certo que na época não tinha o Outeiro da Glória, nem o Cristo para enfeitar, mas nem era preciso. Imagina só esse contorno todo tomado pela vegetação, o mar azul e a areia branca...



Seguimos passando pelos bairros do Flamengo e Botafogo apreciando a vista e ouvindo as histórias narradas pelo professor e historiador Nilton Teixeira.

Rapidamente começamos a ver as paisagens já conhecidas, como o Pão de Açúcar, o Forte São João, os morros da Urca e Cara de Cão, e o Cristo ao fundo.



Uma curiosidade foi saber que existem grutas ao pé do morro, como essa da foto abaixo, onde os invasores se escondiam e abrigavam. Interessante, né? A gente mora tanto tempo em uma cidade, visita os seus pontos turísticos, mas sempre tem detalhes da sua história para descobrirmos.


Dali, navegamos pela Boca da Barra em direção à Niterói, passando pelo Forte da Ilha da Lage que fica bem na entrada da Baía da Guanabara que junto com os fortes São José e a Fortaleza de Santa Cruz faziam a proteção da nossa cidade. 


E finalmente avistamos as belezas da cidade-irmã, Niterói. A Fortaleza de Santa Cruz é linda vista do mar e vale a pena o passeio por terra. Já falei dela no post "Fortaleza de Santa Cruz, turistando em Niterói".


O MAC - Museu de Arte Contemporânea está lá como uma espaçonave extraterrestre aterrizada no Mirante da Boa Viagem. E a gente que vai lá fazer fotos do lindíssimo museu e da vista para o Rio, não imagina como ele é lindo visto do mar. E eu nem imaginava que aqui também existem grutas e estas são habitadas. Tinha até um varal com roupas quarando ao sol. 


A Igreja de Boa Viagem também encanta aos olhos. Eu sou louca para fazer um passeio por lá. Agora eu fiquei sabendo que, após a reforma, ela está abrindo aos sábados e domingos. Vou conferir.


De volta ao Rio ouvimos as histórias da Ilha das Cobras onde Tiradentes ficou preso. Do outro lado já aparece o Museu do Amanhã imponente, desviando a atenção de todos.


O passeio nos permitiu ver o museu de vários ângulos. E o nosso barco, cheio de personagens, também chamou a atenção dos visitantes do "Amanhã" com uma visão do passado. 


No finalzinho do passeio, antes de retornarmos à Marina da Glória, passamos pela Ilha Fiscal, outro ponto cheio de história e que é aberto à visitação. 


Durante todo o percurso recebemos informações, como uma aula de história ao vivo e a cores, as encenações teatrais divertiram as crianças e despertaram a atenção.


Ainda rolou uma oficina sobre especiarias para enriquecer a história das navegações. As crianças vendaram os olhos para descobrirem qual especiaria era aquela e depois receberam informações sobre a origem. Muito legal! 


No final rolou um brinde! Criança ama brinde, né? Um saquinho com moedas de chocolate e notinha de dinheiro de papel. Afinal, os corsários gostavam de um ouro!


Ah, e já ia me esquecendo. Ainda teve um lanchinho a bordo com frutas (maçã, maçã verde, pera, banana, goiaba e uva), sucos, água gelada e amendoim. Muito bom!

Valeu a pena!

Para saber sobre os próximos passeios do Corsário Carioca podem entrar na página deles no Facebook: "O Corsário Carioca".
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Oi Chris
    Poxa q passeio legal!
    A paisagem tb ajuda muito né?!
    Deve ter sido mt divertido msm!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Chris!!!! Um olhar especial sobre um projeto que sonha poder levar essa oportunidade à escolas públicas também...delícia de passeio...bj

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Chris!!!! Um olhar especial sobre um projeto que sonha poder levar essa oportunidade à escolas públicas também...delícia de passeio...bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo