quarta-feira, 9 de março de 2016

Parque das Ruínas em Santa Teresa



Eu já falei do Parque das Ruínas aqui no blog, o foco do post foi mais voltado à exposição "Sucarte" do que ao parque em si. Como eu estive lá na semana passada, me deu vontade de mostrar mais uma vez a beleza e o encanto desse local. 


O casarão onde morou Laurinda dos Santos Lobo, grande personalidade da sociedade carioca, foi palco de muitas festas. Como o painel de entrada no parque cita era um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca. A balada era das boas. Os eventos concorridíssimos eram animados por música, poesia, dança e um serviço de cozinha impecável como dizem. Eu não experimentei, é claro, isso rolou lá pelos anos 20 e era um verdadeiro ponto de encontro do Modernismo do Rio de Janeiro. As festas eram frequentadas por personalidades nacionais, como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral, e internacionais, como Isadora Duncan e Anatole France.

E dá para acreditar que até Isadora Duncan conheceu a casa da "Marechala da Elegância" e alguns cariocas não a conhecem até hoje?! E olha que a visita é gratuita. 

E quem não conhece está perdendo. Depois da restauração, em 1993, o agora Espaço Cultural Parque das Ruínas, ficou supercharmoso.


Os tijolos aparentes combinados com as estruturas metálicas dão um toque de ruína modernosa que fica sensacional.


As janelas em vidro dão claridade e amplitude ao local e as plantas que insistem em nascer deixam a construção mais interessante.


É comum ver os visitantes de primeira viagem ficando de queixo caído.


Como é um centro cultural, sempre tem uma obra de arte.


Muitas vezes podemos até interagir e tornar a visita mais divertida.


O Parque das Ruínas atrai curiosos de muitas tribos.


Quem gosta de fotografar precisa, olha que eu disse que precisa, ir lá, subir até o último andar e apreciar uma vista panorâmica de 360º com direito a apreciar e registrar o Pão de Açúcar.


Parte da Baía da Guanabara com os três fortes da entrada da boca da barra: Forte São José, na Urca, e o Forte da Ilha da Lage que fica bem na entrada da Baía da Guanabara e a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói.



Niterói do outro lado da Baía com o MAC.


A Catedral, os Arcos da Lapa, o painel no prédio e com uma boa lente dá até para trazer a Serra dos Órgãos para mais perto. Não foi o meu caso, então ela ficou lá no fundo, mas com boa vontade dá até para ver. 


No Parque das Ruínas sempre acontecem eventos interessantes, como exposições, há programação especial para crianças nos fins de semana com teatro e outras atividades. Tem um parquinho bem simples, mas a criançada se diverte, e uma banca de livros com a proposta de empréstimos de livros infantis, juvenis e para adultos.


Funciona também uma cafeteria e bem ao lado, caminhando pela Casa das Ruínas, no final da passarela, ainda pode-se completar o passeio com uma visita ao Museu Chácara do Céu.


Parque das Ruínas:
- endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 
- funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h.
- gratuito.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Que lindo, entrou na linha de lugares a conhecer.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Show de passeio!! Amei os lugares e merecem ser revisitados sempre. Voltei a ser criança na volta pelo bondinho. Acho q nunca tinha ido e nem andado de bondinho, então foi uma surpresa muito agradável!! Bjus..

    ResponderExcluir
  3. Show de passeio!! Amei os lugares e merecem ser revisitados sempre. Voltei a ser criança na volta pelo bondinho. Acho q nunca tinha ido e nem andado de bondinho, então foi uma surpresa muito agradável!! Bjus..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo