terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fortaleza São João - Forte São José - Turistando no Rio



Não é segredo para ninguém que eu adoro ser turista em qualquer lugar. E para sentir o encantamento com as maravilhas que o mundo tem para oferecer nem sempre precisamos ir longe. Podemos fazer isso na nossa cidade. Podemos fazer isso até repetindo um mesmo ponto turístico ou cantinho especial da cidade já bem conhecido.

Foi com esse encantamento de quem está celebrando a vida, tornando um dia comum em especial, que fui mais uma vez visitar a Fortaleza de São João, Urca. Já fiz o passeio com as filhas pequenas (ai que saudade) e contei no post "Visita à Fortaleza São João".

Dessa vez levei duas amigas cariocas, que apesar de serem da gema, ainda não conheciam essa área da cidade que além de ser um marco histórico, tem uma vista linda.

O que fazer no Rio com crianças

Agendei a visita (sim, a visita precisa ser agendada com alguma antecedência) na torcida para que fôssemos as únicas a escolherem a data e horário. Eu queria exclusividade no passeio.

Chegamos na entrada da fortaleza no horário marcado e aguardamos o soldado guia que nos acompanharia.



No caminho para o primeiro ponto da visita passamos por esta praia pequena e convidativa, mas infelizmente o mergulho não está contemplado na visita. Temos que nos contentar apenas em ver, fotografar e sonhar com o banho de mar.

Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro


A primeira parada da visita guiada é no Museu do Desporto do Exército. É um espaço pequeno, mas com algumas curiosidades interessantes.


Museu do Desporto do Exército

Mas por que o museu do desporto do exército está ali dentro da fortaleza? Acontece que a área, além de ser o marco da fundação da cidade, é também um marco da Educação Física no País. Ela abrigou a primeira instituição especializada do Brasil, a Escola de Educação Física do Exército, fundada em 1929. E ainda hoje é um importante complexo educacional e científico na área desportiva, onde treinam atletas das seleções nacionais em diversas modalidades – vôlei, judô, esgrima, atletismo, etc. Inclusive tem uma parte do museu dedica ao Bernardinho que é presença garantida por lá já que ali é o local de treino da seleção de vôlei do estado.

Tem um espaço dedicado ao Rei do Futebol, pois ele foi do exército, coisa que poucos sabem.


Museus do Rio

Outras curiosidades, como a primeira medalha olímpica do Brasil que foi de um um tenente do exército brasileiro, na prova de pistola rápida, em 3 de agosto de 1920. Estão lá a medalha e a pistola, além de outras peças. 

Muitos troféus estão dispostos na área do museu. Dá até para fazer algumas fotos divertidas.

Museus do Rio para visitar com crianças


Mas, para mim, a melhor parte desta visita foi a maquete da Fortaleza de São José, junto com o Frote São João e a explicação sobre como era a Urca (sabia que o Morro Cara de Cão era uma ilha?! Toda aquela pare entre as duas praias é aterro?!), a construção da Fortaleza, e o percurso do nosso passeio mostrado na foto abaixo. Iniciando no ponto 1 - Museu de Desporto do Exército, seguindo para o ponto 2 - Praça da Fundação e percorrendo 1,2 Km até o ponto 3 onde estão o Forte São José e o Museu Histórico do FSJ.

Passeio para fazer no Rio de Janeiro

A Praça da Fundação da Cidade fica em frente a Praia de Fora e tem um visual lindíssimo. 

Praça da Fundação da Cidade

Estácio de Sá desembarcou bem em terras brasileiras. Chegou logo em uma bela praia, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. Eu fico só imaginando o deslumbramento que eles tiveram quando viram as belezas desse local.

Praça da Fundação do Rio de Janeiro

Foi bem aqui, nesta praia linda, que teve o início da colonização portuguesa no Rio de Janeiro, no ano de 1565.

Praia de Fora


Estácio de Sá pisou nessa areia branca com a missão de fundar a cidade.

Praia de Fora na Fortaleza São José na Urca

Bom, não vi a cara do Estácio de Sá embasbacado com a beleza local, mas vi a cara das minhas amigas totalmente deslumbradas com a cidade que insiste em ser maravilhosa.

Partimos rumo a nossa trilha em direção ao Forte São José. No caminho passamos pelas ruínas da muralha inicial da fortaleza.

O que fazer no Rio com crianças


E pelo Portão Histórico da Fortaleza.


Como visitar a Fortaleza de São José no Rio

Agora sim começamos a subir o Morro Cara de Cão e já nos deparamos com paisagens como essa. Ótima desculpa para disfarçar a falta de preparo na subidinha e fazer várias paradas. Claro que essas pausa na caminhada não eram para descansar! Eram para fazer muitas fotos e identificar locais, como a Mureta da Urca, por exemplo (marcada com a seta rosa na foto abaixo).

Como visitar a Fortaleza de São José no Rio

Todo o percurso é cercado de muito verde, pois se trata de uma área de preservação ambiental e reflorestamento.


Seguindo em frente o Rio de Janeiro vai ficando as nossas costas e a cidade de Niterói ganha o nosso campo de visão com o Forte da Lage em primeiro plano e a Praia de Icaraí ao fundo.

Nessa parte do caminho agradeci estarmos apenas nós três na visita, assim conseguimos curtir o silêncio e observar os sons da natureza. Devia ter um cardume enorme naquela parte de espuma branca, pois estava cheio de pássaros assanhados sobrevoando a área.

Fortes do Rio para serem visitados

Mais adiante outra pausa para mais encantamento. A Fortaleza de Santa Cruz surge na nossa frente.


A cada passo, o visual que era lindo vai ficando deslumbrante. E já conseguimos ver o nosso destino, o Forte São José que junto com outros três redutos (Reduto São Martinho, Reduto São Diogo e Reduto São Teodósio) -  pequenos fortins também chamados de Baterias - formam a Fortaleza São José.


A construção do Forte São José data de 1578, sendo o terceiro forte mais antigo do país.

Forte São João no Rio

Foi em 1872, que o Forte São José foi reformado e equipado por ordem de D. Pedro II e passou a ter um conjunto de 17 casamatas, construídas em pedras em cantaria. Atravessar esse portão é uma viagem no tempo.


Forte São João

As casamatas com suas janelinhas de paredes grossas e parapeitos todos em granito abrem pontos de vistas sensacionais. De cada uma delas temos um ponto de contemplação diferente.

Como visitar o Forte São José no Rio

Depois de olhar através das casamatas fomos para a parte de cima do forte para ter uma vista mais ampla.

Como visitar o Forte São José no Rio

E pelo visto não éramos os únicos seres que queriam apreciar a entrada da Baía de Guanabara. 


Nesta parte de cima de forte é que está o Museu Histórico da Fortaleza de São João. Para mim ele parece uma caixa de sorvete gigante. 

Museus do Rio

A pequena sala comporta um exposição que mostra desde as condições que propiciaram a descoberta do Brasil pelos portugueses, o cenário por eles aqui encontrado e a colonização, até a vinda da Família Real, a Independência e o século XX. Tudo isso de forma abrangente exposta em painéis.

Um uma das paredes, um grande painel mostra os 9 fortes que protegiam a entrada da barra do Rio de Janeiro.

Museus do Rio


Um convite a um roteiro de visitas. Alguns deles nós já visitamos e tem post aqui no blog. Basta clicar nos links abaixo:

- Ilha e Forte da Lage - não pode ser visitado;
- Forte Barão do Rio Branco;
- Forte São Luis;
- Forte do Pico;
- Forte do Imbuhy.

Já estou com uma vontade louca de visitar os outros quatro fortes que ainda não conheço.

Daí, do museu, pegamos o caminho de volta e o que foi desci se tornou subida e vice-versa, mas voltar revendo o visual, deixando a Fortaleza de Santa Cruz e Niterói para trás enquanto o Cristo Redentor conquistava o nosso olhar, é recompensador o suficiente. E no final, já que não é possível dar um mergulho na praia, podemos ao menos nos sentar na Mureta da Urca, comer um pastel e tomar uma bebida gelada. Cerveja para quem é de cerveja, refri para quem é de refri, suco para quem é de suco.



Serviço:
A visita à Fortaleza São João é gratuita e realizada através de agendamento prévio por:
- telefone: 2586-2291 ou
- e-mail: sitiohistorico.fsj@gmail.com
São dois horários por dia:
- de terça a domingo
- manhã: 9h / tarde: 13h30
Endereço
- Av. João Luiz Alves, s/nº - Urca






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. Parabéns pelo Post, recheado de informações culturais e educativas, ideal para passeios escolares, deveria ser incluído no currículo. Fiquei surpresa a respeito do Rei Pelé que foi do exército e também achei linda a Maquete. Lugar lindo e transmite muita paz! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lugal mágico... lindo poder curtir a Natureza tão rica de paisagens! Amei a dica de passeio! bjooo

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito lindo que passeio maravilhoso Chris amei!

    ResponderExcluir
  4. Fotos lindas, passeio incrível. Que bom entrar aqui Chris e ver que o Rio ainda tem bons lugares para passear.

    ResponderExcluir
  5. Chris, muito bom! Explicações eficazes, fotos interessantes, dicas legais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. como faço pra frequentar a praia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para frequentar a pria tem que ser morador da Urca ou ser do exército. Tem que pedir a autorização nesses casos. Não sei se tem mais alguma outra situação para o acesso à praia.

      Excluir
  7. Queria agenda mas nenhum número funciona

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo