terça-feira, 8 de agosto de 2017

Risoto de Parmesão, Parma e Vinho Tinto


Recebi alguns amigos aqui em casa para uma boa conversa acompanhada de um vinhozinho. No final da noite sobraram algumas garrafas já abertas, mas com algum líquido que não queríamos desperdiçar.

Sabemos que o vinho pode ser muito bem utilizado como ingrediente-chave em várias receitas, dando aquele sabor e aroma aroma especial ao prato.

Com isso cada um pegou uma garrafa para ser ingrediente da própria cozinha e começamos a falar de pratos que combinam com cada tipo de vinho. Cada um dando a ideia do que faria até que falaram em fazer risoto com vinho tinto. Como assim? Combina? Fica bom? Claro que sim! 

Olha que aqui em casa nós gostamos de risotos, fazemos com frequência, pedimos em restaurantes, observo as opções nos cardápios, tem várias receitas aqui no blog, e eu nunca tinha visto, nem pensado em fazer uma receita de risoto usando vinho tinto. Hora de experimentar, né?

Peguei a receita simples de risoto de parmesão e simplesmente troquei o vinho brando por um dos tintos que tinha sobrado. Ficou sensacional!

Risoto de Parmesão com vinho tinto


O que utilizamos:
- 1 1/2 xícara de arroz arbóreo;
- 1 1/2 litro de caldo de legumes (eu uso o caseiro - tem a receita no post do Risoto de Camarão com Camenbert)
- 1 cebola pequena picada;
- 150ml de vinho tinto;
- 60g de manteiga sem sal;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 punhado de cebolete picada;
- 100g de parmesão ralado grosseiramente;
- 3 fatias de Presunto de Parma.


Como fizemos:
Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, a cebola picada e deixamos "chorar". Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 150 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. 


Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes, duas conchas por vez, que já estava fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando até o arroz ficar al dente. No final do cozimento, aproximadamente 20 minutos após o início, desligamos o fogo, colocamos o queijo parmesão ralado e misturamos. 

Servimos no prato (serviu 3 pessoas), colocamos pedaços de uma fatia de presunto parma em cada prato e salpicamos cebolete picada.

Ficou delicioso e com uma cor linda.

Para quem gosta de risoto temos outras receitas no blog Inventando com a Mamãe, basta clicar nos links abaixo:







A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Huuummmm nada como a comidinha de mãe!

    Hahaha

    Deu água na boca!

    Beijoss

    https://coracaopinup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo