sexta-feira, 27 de outubro de 2017

4 Livros Infantojuvenis para todas as idades


Eu, por aqui, sempre incentivei bastante o hábito pela leitura. Quando eram crianças eu lia sempre com as minhas filhas que depois seguiram lendo sozinhas. 

A Ana Luiza, por exemplo, estava sempre com um livro e quando estava tensa, estressada, ou coisa parecida, dizia que ia ler para relaxar. E eu babava.

Mas aí veio a adolescência, outros interesses para concorrerem com a leitura e os livros foram ficando um pouco de lado.

Agora com os canais de Youtube entrando na concorrência pela atenção das adolescentes por aqui, os livros estão ficando cada vez mais empoeirados na estante. Um pena!

Por isso que quando encontro títulos infantojuvenais interessantes, emocionantes, eu mesma leio para conversar com a Sofia sobre eles e assim tentar despertar o interesse dela.

Juntei neste post quatro livros infantojuvenis que emocionam e agradam leitores de 11 a 101 anos. 




"A Extraordinária Garoa Chamada Estrela" 


"Pessoas-estrela são raras. A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.".




É nesta fase da adolescência que os jovens ficam mais preocupados com o “status”, com a opinião dos outros, com a tal popularidade, coisa e tal. "A Extraordinária Garota Chamada Estrela" traz exatamente esta reflexão: não precisamos iguais aos outros, nem muito menos rotulados; as pessoas que se permitem ser diferentes são mais felizes, justamente por não se importam com a opinião dos outros e não precisarem mudar a própria essência. Sobre aceitar e valorizar as diferenças e acima de tudo entender que todos somos diferentes.

"O Extraordinário"


“August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.”

Este livro infantojuvenil emocionou adultos e crianças do mundo, tanto que virou filme com estreia para novembro. Não sei se terei condições de assistir. Já chorei vendo o trailer e chorei muito lendo o livro.

A estreia do filme é uma ótima oportunidade para incentivar e estimular a leitura desta história linda e emocionante que mostra como a gentileza pode vencer preconceitos.

"Auggie & Eu  - Três Histórias Extraordinárias" 


"A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.
Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & Eu é um verdadeiro presente.".


A história de Auggie, O Extraordinário, contada em três capítulos por três amigos que tiveram as suas vidas afetas por Auggie.

É muito interessante ver que toda história tem outros pontos de vistas e outros sentimentos envolvidos.

"A Mais Pura Verdade" 

"Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.".


Falei deste livro no post "Livro Infantojuvenil A Mais Pura Verdade".



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Oi Chris
    Eu AMO livros infantojuvenis! Leio sempre, intercalando com leituras mais pesadas.
    Destes só li Extraordinário
    Já vou colocar os três na minha lista.
    Por aqui, a Letícia também lendo bem menos, só eu sigo firme... mas quem sabe mais para frente volte ao ritmo de antes, não é mesmo?
    Adorei a dica e os posts.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  2. Chris, conheço essas histórias de ouvir falar...
    Quem já leu também falou muito bem, mas com suas resenhas a gente consegue ter uma maior visualização do texto.
    Realmente, hoje em dia com a tecnologia em massa, manter a leitura do livro físico, é muito difícil...
    Adorei o post.
    Inclusive vou usar de referência uma dessas leituras, para presentear a filha de uma amiga querida.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Indica pra elas os booktubers! Youtubers que falam de livros! Recomendo O Geek Freak, a All About That Book e a Tatiana Feltrin, mas tem dezenas de outros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo