terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cordisburgo, a Terra de Guimarães Rosa com crianças


Eu resolvi fazer uma pasta de Museus que visitamos no Pinterest e foi aí que percebi que deixei de falar de muitas viagens, passeios e museus. Um deles foi o gracioso Museu Casa de Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros.

O que fazer em Minas Gerais com crianças

Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, cidade bem interiorana de Minas Gerais.


Passeio em Minas Gerais com crianças
 Foto obtida na página do Museu Casa Guimarães Rosa

Olhando pela fachada a gente não tem ideia que lá atrás tem um jardim espaçoso e bem cuidado.

Minas Gerais com crianças

O interior do museu casa se mantém no estilo original e está dividido em sala, quartos, varanda lateral e a cozinha. Um encanto essa cozinha, né?

O que fazer em Cordisburgo com crianças

Outro cômodo cheio de charme é o quarto da avó de Guimarães Rosa.

O que fazer em Minas Gerais com crianças

Nos cômodos, além do acervo literário que contempla cerca de 700 documentos textuais, entre eles registros pessoais, como discursos, correspondências, originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de Tutaméia, última obra publicada.

Turismo em Minas Gerais com crianças

Encontramos também objetos de uso pessoal de Guimarães Rosa que também era médico e diplomata. 

Rota das grutas em minas gerais

Mas ficou reconhecido mesmo pelos seus contos e romances chegando a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
O que fazer em Minas Gerais com crianças


Em um dos cômodos da casa foi utilizado para representar a "venda do Seu Fulô", comércio de Floduardo Pinto Rosa, pai de Joãozito que cresceu por ali ouvindo histórias contadas pelos frequentadores do lugar.



O museu casa é repleto de vestígios do universo rural da época tão presente na literatura de Guimarães Rosa.




E de histórias também. Dizem que era neste quarto sem janelas que Guimarães Rosa ficava de castigo quando era criança e aprontava das suas. As crianças estão ali se imaginando naquela época e tendo que ficar de castigo.




A cidade de Cordisburgo, que é um ponto turístico de Minas Gerais, mantém-se bem rústica e graciosa com a Capela do Patriarca São José construída e inaugurada em 1884, liderada pelo Padre João, fundador da cidade. Infelizmente não está aberta para visitação, apenas para missas em dias específicos da semana. E linha férrea. 



Os principais pontos turísticos de Cordisburgo estão ligados ao morador ilustre que é o principal nome da cidade. Além do Museu Casa de Guimarães Rosa foi criado o Portal Grande Sertão que fica na Praça Minguilim.




O Portal Grande Sertão é composto por seis sertanejos, tipicamente trajados e montados em cavalos, esculpidos em bronze e saudados pelo escritor da obra.




Na verdade nos fomos parar em Cordisbugo, que também faz parte da rota das grutas de Minas Gerais, porque é ali que fica a famosa Gruta de Maquiné, monumento natural milenar.

Estando em Cordisburgo com crianças vale a pena passar no Zoológico de Pedra Peter Lund. Uma exposição a céu aberto de esculturas de animais gigantescos do período Pleistoceno (entre 10.000 e 2.000.000 de anos atrás) que encanta a criançada. Os animais expostos são reproduções dos fósseis encontrados por Peter Lund, cientista dinamarquês que é considerado o pai da Paleontologia brasileira.


O que fazer em Minas Gerais com crianças
Essa foto de Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund é cortesia do TripAdvisor


As esculturas foram construídas pelo escultor Stamar Azevedo, mesmo criador da inusitada “Casa Elefante”, outro ponto turístico de Cordisburgo. Dizem que no alto da casa, nas costas do elefante, dá para ter uma vista panorâmica da cidade. Nós não fomos, então não sei afirmar.

Tem foto da Casa Elefante no post "Passeio à Gruta de Maquiné em Cordisburgo, a Terra de Guimarães Rosa", no blog "Tem Que Ir".

Serviço:

Museu Casa Guimarães Rosa
Rosa Rua Padre João, 744 Cordisburgo 
Tel.: (31) 3715-1425
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.


Zoológico de Pedras Peter Lund
Praça Octacílio Negrão de Lima
Rua Governador Valadares, alguns metros a frente da linha férrea.

PS: A nossa viagem foi em 2013, mas informações continuam atuais. 




Você pode me encontrar também




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Poxa Chris que legal, as meninas estão lindas. Guimarães Rosa é fileh amiga, quero ler mais obras dele em breve. bjs Monalise
    www.dividindoexperiencias.com e www.lembrancaslet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo como a gente sempre pode encontrar programas bacanas mesmo nas menores cidades?! Um encanto esse museu!

    ResponderExcluir
  3. Que charmoso esse museu. Tem tanta coisa escondida por esse Brasilzão que dá gosto de ver.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo