O nosso sábado de mãe e filhas adolescentes turistando em São Paulo começou com a escolha da Sofia: o Beco do Batman.
Eu e a Ana Luiza já tínhamos feito esse passeio em 2016 quando fomos para São Paulo para assistir ao musical Wicked. Mostrei o que vimos naquele dia no post "Beco do Batman em São Paulo - Arte de Rua para todas as idades".
Além de ver os novos painéis, ouvimos também uma outra história para o nome do beco. Bem em frente a este prédio que tem o símbolo do homem-morcego encontramos um senhorzinho que nos contou o seguinte:
Este prédio era uma antiga fábrica de vidro e o dono dela transformou o seu carro em uma réplica do batmóvel. O excêntrico dono da fábrica, com certeza fão do Bruce Wayne, fazia seus rolezinhos pela vila madalena montado em seu batmóvel.
Sir Michael Philip Jagger, mais conhecido como Mick Jagger, famoso vocalista da Banda Rolling Stones e também famoso pé frio, conheceu a história do Batman vidraceiro da Vila Madalena e seu carrinho de estimação e ao visitar São Paulo passou por lá para dar uma voltinha no possante, ou não, Batmobile.
Depois desse dia, o dono da fábrica espalhou desenhos com a logo do batman e da boca do rolling stones por todo o beco.
Foram essas pinturas que logo depois inspiraram os artistas a ocuparem os muros do beco com suas artes.
O desenho original já saiu de cena faz um bom tempo, mas as referências ao super-herói estão espalhadas pelo beco com seu nome. E prestando bem a atenção encontramos algumas bocas do Rolling Stones por ali também.
Depois de ouvir a história do beco seguimos percorrendo a travessa, que fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, tranquilamente a pé.
Observando as artes com calma.
Como fomos em um sábado, apesar de ser cedo, o lugar já estava um pouco cheio e encontramos filas para fotografar alguns painéis.
Mas não tínhamos pressa. Aliás não dá para ter pressa ali. É bom ter umas duas horas reservadas para o passeio para poder prestar atenção aos detalhes.
Fazer fotos nas obras.
E das obras.
Legal reservar um tempo para percorrer os arredores do Beco do Batman, pois as artes já espalharam pelo entorno.
Um ótimo passeio para ir com os filhos adolescentes e eles fazerem muitas fotos Tumblr para postarem nas redes sociais.
Se for de metrô a melhor opção é descer na estação Sumaré e seguir caminhado por cerca de 15 minutos e já ir curtindo as artes espalhadas pelas ruas da Vila Mariana.
- Feira da Benedito Calixto;
- Liberdade;
- Avenida Paulista, um passeio cultural;
Oi Chris
ResponderExcluireu sou de São Paulo mas saí de lá ainda criança
das vezes que fui, fui p visitar parentes e n p turistar realmente, por isso, da próxima vez qro ir como turista, e na minha lista estão o Beco do Batman e a Liberdade
Bjoooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br