segunda-feira, 15 de julho de 2019

De bicicleta para o trabalho


Eu Sempre tive dificuldades de acordar cedo. Essa dificuldade só desaparece quando estou em viagem ou tenho algum passeio para fazer, um lugar novo para conhecer. Aí sim fico motivada a pular da cama.

Acontece que aquele rama-rame pra acordar estava me cansando. A partir de certa hora da manhã o sono fica leve, mas a preguiça de sair da cama e tornar logo o dia útil e produtivo me dominava. Resultado, eu ficava rolando e enrolando. Não dormia e me irritava. Irritava como cachorro do prédio da frente que começava a latir, com a vizinha de cima que colocava o salto alto, com aquele infeliz que já estava estressado no trânsito e buzinando lá fora. E eu excomungando o motorista estressado àquela hora da manhã não me dava conta de que eu já estava estressada naquela mesma hora da manhã e ainda na cama. Esse foi o insight que me fez tomar uma atitude.

Finalmente eu me conscientizei que os quarenta minutos de enrolação na cama, adiando a hora de me colocar de pé, não me ajudavam em nada. Não me descansavam. Busquei o que me motiva: fazer um bom passeio. E resolvi ir de bicicleta para o trabalho, aproveitar os dias lindos de inverno no Rio e a vista incrível que tenho no percurso.

Troquei o vagão fechado do metrô pelo céu aberto. Enquanto pedalo eu posso desligar e limpar meu cérebro, aproveitando o passeio, as visões de vários pontos turísticos da cidade e ainda faço exercício físico.

Pão de Açúcar



Enquanto ando de bicicleta para o trabalho, eu realmente acordo e sinto-me mais enérgica e focada quando chego lá.




Aproveito para observar a cidade de outros pontos de vista. Cada dia um caminho, um novo olhar. E descubro outros pontos turísticos também. Eu, por exemplo, desconhecia que no subsolo do Monumento Estácio de Sá tem uma galeria para exposições. 



Estar ao ar livre e em contato com a natureza, pelo menos durante meia hora todos os dias, é muito bom. Pisar descalça na areia, chegar na beira do mar, revigora. 

Praia do Flamengo


Cada dia novas histórias. Tem dias desfavoráveis com vento a favor. Dias favoráveis com vento contra. Dias de mudar o percurso porque a passarela subterrânea está alagada e dias de alterar o caminho por pura curiosidade e se deparar com uma prainha, linda e até então desconhecida para mim.

Prainha da Marina da Glória


Eu sinto que estou praticando exercício suficiente para estar razoavelmente em forma sem ter que gastar tempo com isso. Tenho a sensação de produtividade.

A tradicional árvore do Aterro do Flamengo, o maior parque do Rio.



Me sinto muito mais tolerante ao estresse. 

Sabe aquele senhorzinho que que está caminhando no meio da ciclovia com espaço mais do que suficiente na calçada?! Peço licença por favor com um sorriso no rosto. E quando ele pede desculpas eu agradeço e digo "quê isso não tem problema.".  

E aquele cachorro fofo que para na minha frente para esperar o dono e me faz frear de repente?! Quando o dono vem me pedir desculpas, eu respondo: não tem problema, ele é lindo. E quando o dono responde dizendo que o Tito é lindo e desligado, retorno dizendo que me identifiquei com ele, o cachorro, também sou desliga... e linda né?

Já estou podendo confirmar o estudo que descobriu que o exercício aeróbico pode melhorar a auto-estima.

MAM - Museu de Arte Moderna  A arquitetura moderna do prédio do Museu de Arte Moderna do Rio, de autoria de Affonso Reidy




Chego ao Centro da cidade com uma ótima sensação de bem-estar e me deparo com a beleza do 
Theatro Municipal.



Ao ver o Mosteiro de Santo Antônio sinto vontade de subir os degraus e agradecer.



O que posso fazer também na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro



Ao trocar a comodidade da banco do metrô (quando consigo me sentar) pelo banco da bicicleta, o conforto dos pés apoiados no chão pela força nos pedais, o ar condicionado pelo vento fresco, o semblante tenso das pessoas que parecem atrasadas pela aparência descontraída de quem se exercita pela manhã, a tela do celular onde eu ia adiantando alguns assuntos pelo visual da cidade, os quarenta minutos a mais rolando na cama pelos quarenta minutos fazendo os pneus da bike rodarem, eu me sinto muito mais descansada, disposta, autoconfiante e bem-humorada.

Tem sido realmente a maneira perfeita de despertar de forma descontraída, relaxante e ao mesmo tempo ativa. E ainda tem ajudado a minha mente a se concentrar para a dia à frente.

Outros passeios de bicicleta no Rio:






Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Assim é legal porque você vai passeando e parando em tds os lugares..

    O blog está de volta. Vem me visitar!
    https://iathilamarques.blogspot.com

    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iathila, é bom sim. Gosto de ir parando e observando o visual. Mas muitas vezes vou direto só contemplando.
      Já fui lá te visitar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. nao canso de ver esses lugares maravilhosos do Rio por aqui, aqui em SP tbm tem esse tipo de bike, meu sonho é conseguir ir de bike pro trabalho td dia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia, é muito bom! Essa semana choveu e eu só consegui ir em um dia. E senti a maior falta.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Infelizmente nunca aprendi a andar de bicicleta, mas fiquei inventando estas paisagens que você vai apreciando até chegar ao trabalho. Ótima escolha beijos Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Regina, ainda dá tempo de aprender... Quem sabe você não se anima?!
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Oi Chris, infelizmente também tenho sérios problemas de levantar cedo :/
    Que delícia essa sua experiência, acho que preciso muito tomar uma iniciativa assim, mas moro em cidade pequena, venho andando pro trabalho, o que é bom, mas adoraria uma experiência como a sua.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vaci, ir caminhando para o trabalho já é um privilégio que poucos têm.
      Muito bom.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oi Chris, realmente moramos numa cidade maravilhosa, né? Até para ir pro trabalho a gente pode passear. Eu não sei andar de bicicleta, então não posso aproveitar essas do Itaú, mas tenho um amigo viciado nelas. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, no aterro tem aula de bicicleta para adultos. Outro dia eu vi uma bicicleta grande com rodinhas e uma mulher aprendendo. Sempre dá tempo...
      Moramos sim em uma cidade muito linda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. O Rio é um lugar incrível. Gostei da descrição desses pontos turísticos.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Emerson, o Rio é mesmo muito lindo. Com seus problemas sim, mas com muitos lugares incríveis.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Ah! Eu me inspiro tanto com isso! Também prefiro não ir trabalhar de carro. Ultimamente o frio não deixa, mas assim que esquentar um pouquinho eu volto a apreciar esse caminho de casa para o trabalho como tu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, ainda bem que aqui no Rio o tempo bom voltou. Hoje aproveitei o mesmo caminho, mas com cenário diferente ainda com reflexos da ressaca e do mau tempo. E mesmo assim muito lindo.
      Beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo