quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Vitória - Convento da Penha em Vila Velha


Durante o tempo que eu morei em Cabo Frio ouvia muito sobre as praias da Rota do Sol no Espírito Santo. Os mineiros que aportavam nas férias em Cabo Frio também eram fãs do litoral capixaba. Nessa época eu tinha muita vontade de conhecer Marataízes, Iriri, Guarapari, Vila Velha e Vitória. Depois com o tempo fui fazendo algumas viagens, mas o Espírito Santo nunca estava nos destinos desejados. Apenas uma vez passei um feriado pelas praias da chamada Rota do Sol e da Moqueca.  Gostei. Foi legal. Mas ficou por aí. Uma vez ou outra até pensava na região como opção, mas ficava para depois.

Agora, no final das férias, a Ana Luiza foi passar uma semana na casa de um amigo em Vitória e adorou a viagem. Nada melhor do que conhecer um lugar com alguém local te mostrando a cidade, né? E vendo as fotos que ela me mandava, ou postava no Instagram, lendo e ouvindo os comentários dela e do quanto gostou eu fiquei pensando por que eu não voltei ao Espírito Santo e explorei mais esse destino?

Enquanto eu não volto lá vou mostrando aqui os pontos turísticos que a Ana Luiza mais gostou.

O primeiro passeio dela foi ao Convento da Penha! Cartão postal do Espírito Santo. Destino turístico que mais recebe turistas do estado. Um dos santuários mais antigos do Brasil, sendo também o santuário da padroeira do estado, Nossa Senhora da Penha. Cheio de história e muito visual.

O Convento da Penha, ou Santuário de Nossa Senhora da Penha fica no alto do morro, a 500 metros do mar, e 154 metros de altitude.


O convento fica em Vila Velha, de frete à entrada do canal de Vitória e com vista panorâmica mais do que privilegiada.




A Ana Luiza me contou que subiu andando. Mas é possível subir de van - é só comprar o ticket na entrada.



No percurso feito em uma estradinha bem estreita, íngreme, e cercada de verde os visitantes podem ver imagens religiosas como pinturas e esculturas.



Lá em cima, no Largo do Convento, a 100 m de altitude está o mirante para Vitória. Dá apara contemplar a vista da Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, como Morro do Moreno ao lado.



Olhando para baixo, avista-se o Batalhão do Exército e grande parte da Mata Atlântica que foi reflorestada em uma ação conjunta entre a Vale do Rio Doce, o governo e o Convento. Um trabalho de replantio milhares de mudas realizado de 1970 até 1993. Um trabalho que valeu a pena!



Do alto dá para ter uma visão mais ampla e completa da cidade de Vilha Velha.


 E lá também está a Capelinha de São Francisco de 1562.  A construção mais antiga do convento.


Depois de se deslumbrar com a vista ainda é preciso subir a escadaria para chegar a Capela-Mor. Lá tem a parede com as placas de agradecimento pelas bênçãos alcançadas.


O Corredor com obras de arte representando a Via Sacra.


No fundo desse corredor está a janela mais famosa do Espírito Santo (foi o que me contaram). Dessa janela, e de outras, é possível ter uma bela vista do oceano com a cidade. É que essa janela em especial dá para ter a vista entre os dois coqueiros que não saíram na foto.



Já o interior a Capela-Mor chama a atenção pela beleza. É todo revestido por madeira de cedro entalhada por um escultor português, entre 1874 e 1879.


O altar principal é o grande destaque. 


Além de ser esculpido em madeira ainda conta com mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore que adornam a imagem de Nossa Senhora da Penha.



Além de ser, no interior silencioso da capela, um local de oração voltadas à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo; um local para caminhar, se exercitar cercado de verde (muitos moradores utilizamos a subida como local de caminhada); ser um ponto turístico; o Convento é também um local para suspirar contemplando um belo pôr do sol. 







Serviço:
Endereço:Rua Vasco Coutinho, S/Nº
Bairro: Prainha
Telefone: (27) 33290420
O portão de acesso fica aberto todos os dias. Os horários de missa e visitação podem ser consultados pelo telefone.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. Oi
    Não conhecia essa parte do Brasil, na verdade nunca tinha ouvido falar.
    Você mostrou o antigo em contraste com a cidade moderna.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MArisa, por isso eu acho legal postar coisas daqui. É bom para as pessoas de fora conhecerem um pouco. Os blogs têm isso de legal, essa troca.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Juh, é bem bonito mesmo. Conhecemos pouco desse nosso Brasil e até da nossa própria cidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. nunca fui pro Espirito Santo e com certeza ainda quero conhecer a cidade, lindo lugar, adorei conhecer esse convento

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia. o Espírito Santo é pertinho e acabamos deixando ele de lado. Mas tem muito lugar bonito para se conhecer por la´.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Hello, Chris! what a beautiful place to visit. The views are lovely. The church and alter are beautiful too. Thanks for sharing your trip, wonderful photos! Enjoy your day, wishing you a great new week ahead.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Eileen, thank you. This church is realy beautiful. A great week for you too.
      kisses

      Excluir
  5. Que lugar incrível! E essa vista então, maravilhosa! Eu vou até colocar na lista, para quando tiver a oportunidade de visita nosso Estado vizinho. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, é bem linda a vista mesmo. Eu até fiquei com vontade de voltar ao Espírito Santo e explorar mais a região.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que lugar maravilhoso para se conhecer

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana, eu também achei bem interessante e com visual lindo.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo