segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Metropolitan Museum of Art - O Met de Nova York



O MET, apelido fofo para o Metropolitam Museum of Art, um dos maiores museus do mundo. Ou seja, visita obrigatória e imperdível em qualquer viagem para Nova York.

Uma das vantagens de visitar o Met, sem dúvida, é a localização: Quinta Avenida com seus apartamentos caros, uma das ruas mais bonitas da cidade, cheia de points famosos e cenários de filmes. A própria escadaria do museu é figurinha fácil nas telas. A Sofia, por exemplo, queria ir na escada que fez parte de diversas cenas de Gossip Girls. Era ali no The Metropolitan Museum of Art que Blair e suas amigas iam tomar iogurte na hora do intervalo da escola.



E o pior, não fizemos uma foto descente da escada e da fachada. E olha que merece muito, pois o edifício em si já é magnífico.

Assim que chagamos as meninas foram para a escada fazer algumas fotos e eu fui para a fila. Mas a performance de um homem vestido de preto com roupa no estilo mulher muçulmana fazendo poses e fotos no chafariz que estava desligado nos distraiu. Quando percebemos já estávamos entrando no museu. Então fica aqui uma foto melhorzinha da nossa visita ao MET em 2012.


Ao atravessar a grande entrada somos transportados para o que parece um oásis arquitetônico repleto de história por trás de suas portas e escadarias. Realmente incrível!



São diversas coleções permanentes que levariam dias para serem visitadas por completo, além de exposições temporárias igualmente inspiradoras. Assim Metropolitan Museum of Art tem arte para para todos gostos, até para quem não é muito fã de museu vai encontrar algo interessante por lá.

As galerias grega / romana, egípcia e armaduras são as mais populares. Mas são muitas opções e o museu é enorme. Podemos passar horas explorando as galerias. Na nossa primeira viagem a New York fizemos isso. Reservamos uma tarde inteira para o museu. Percorremos todas as galerias, mas vimos tudo muito rapidamente. Dessa vez focamos o nosso objetivo nas pinturas europeias e nas cinco telas do Vermeer. Pegamos o mapa no museu mesmo e traçamos o nosso caminho.

Começamos no primeiro andar com o objetivo de pegar o elevador para o segundo andar (linha verde do mapa)


Mas por que não subimos logo a escadaria a nossa frente? Porque eu queria passa na ala da arte egípcia para ver essa instalação que fez parte de uma das cenas do filme "Um Dia de Chuva em Nova York". E já que estávamos passando por ali aproveitamos para apreciar as artes no nosso caminho.


Chegamos ao segundo andar e fizemos o nossa trajeto pelas galerias de arte asiática (linha verde no mapa)


E mais uma vez fizemos o percurso com calma absorvendo toda a beleza e encantamento ao nosso redor.


Finalmente chegamos ao nosso primeiro objeto: pinturas e esculturas europeias dos séculos XIX e XX, com o mapa detalhado da área em mãos para não perdermos nada.


Entramos em cada sala, paramos em cada obra com calma e contemplamos

Degas


Monet



Van Gogh - o meu preferido - vontade de postar as fotos de todos os quadros dele. 


Paul Signac - Notre Dame de La Garde - Me lembrou a minha visita a Marseille, minhas caminhadas pelo porto a beira do mar mediterrâneo com o céu azul turquesa.



Vejam os detalhes das cores e pinceladas. 


Auguste Renoir - "By the Seashore" - a modelo Aline Charigot se tornou esposa do pintor


Matisse - "Odalisque with Gray Trousers"


Pablo Picasso - o preferido da Ana Luiza



E muito mais! Queria postar aqui, mas fica com foto demais no post. 

Saímos dessa área passamos rapidamente nos Caravaggios que ficam na galeria de pinturas europeias de 1250-1800. Seguimos o caminho rosa do mapa em direção aos cinco quadros do Vermeer, o mestre da iluminação. 



Eu sei que é quase uma maldade colocar os cinco assim juntos em uma única edição, sei que quando eu olhar esse post depois vou achar isso horrível. Mas o post já está com muitas fotos, eu estou cansada e essa foi a maneira para não deixá-las de fora.

Como eu disse no início, o MET é muito grande e nem todos possuem disponibilidade de tempo para vários dias de visita ao mesmo local, nem todo mundo vai gostar de visitar por dias. Mas se você está em uma visita à Big Apple, não vejo como poderia dar errado alocando um mínimo de três horas ao Metropolitan Museum of Art. E o ideal é planejar a visita, escolher o que mais tem interesse em ver para aproveitar melhor o tempo.


Outros posts sobre Nova York:


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Oi Chris,
    Já viajei muito, mas não chegeui a NY. Quero muito conhecer o MET. O livro O PIntassilgo começa com uma explosão no MET.
    As escadas são realmente famosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, estou torcendo para você conhecer o MET. É lindo. Maravilhoso.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Olá,
    Que visita maravilhosa. Eu sou muito noob em questão de arte, mas super incluiria no meu roteiro de visitas pra lá.
    Conheço mais pelo evento, e como a moça acima também pelo livro Pintassilgo e o filme da Sandra Bullock haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana, o Met é tipo imperdível pra quem vai a NY, mesmo que seja novato nas artes. A visita é maravilhosa sim.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Nossa desejei visitar.
    Adorei saber e ver um pouco mais.
    Sobre o seu comentário no meu post te respondi lá, mas basicamente o site mudou não tem só coisa nova e de famosos, amigas minhas estão vendendo bastante roupas de segunda mão eu já vendi também e foi super de boa. Avisa suas filhas quem sabe elas voltam com a lojinha.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, vou falar com elas sim. Muito obrigada pelo retorno.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Um museu com belas obras de arte, com certeza. Grato por conhecer mais.

    O blog está em Hiatus de Verão, mas estaremos comentando nos blogs amigos esse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Ahhh é demais! Tive a chance de conhecer em 2015, mas é enorme, então iria de novoooo.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, é muito grande mesmo. Precisa de mais de uma visita para conhecer bem. Eu também iria de novo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Muito bacana viajar e conhecer outras culturas e lugares, histórias e criar novas histórias de vida também. Gostei demais do museu, nunca saí do Brasil e nem sei se faria isso mas, se tivesse a oportunidade iria a Grécia.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, é muito bom sim conhecer novos lugares e culturas. Podemos fazer isso dentro do nosso país e da nossa cidade. Mas se tivermos a oportunidade de irmos ara fora é bem legal também e acho que devemos abraçar essa oportunidade. A Grécia é fantástica.
      Ah, estou com vários posts para o projeto #100em1
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo