domingo, 18 de outubro de 2020

BC A Semana 41 de 2020 - Trigésima Primeira Semana de Quarentena

É muito bom quando eu paro para fazer esse review da semana e constato que não foi apenas cama, comida e trabalho. Porque essa tem sido a minha sensação. O volume de trabalho está tal que tenho a impressão de que apenas trabalhei, trabalhei e trabalhei.

Mas na verdade tive tempo para mim, para a família e para relaxar.

Seguindo as nossas possibilidades de diversão e passeios dentro dessa tal flexibilização aproveitamos uma dia nublado para caminhar em uma praia da cidade vizinha. Fomos à Praia de Piratininga, em Niterói. Atravessar a Ponte Rio-Niterói vendo a paisagem do Rio escorregar pela janela do carro já dá aquela sensação de movimento, de que estamos viajando.

Já que não podemos, ou pelo menos, entendo que ainda não devemos viajar, conhecer outras cidades, outros cenários, outras paisagens, vamos buscando descobrir novos olhares para a nossa cidade. Paramos em um mirante para observar de longe os saltos de Asa Delta e Parapente.

Fiz o meu percurso de bicicleta pela Aterro do Flamengo indo até o Centro da Cidade. Parei na Praça XV que estava bem vazia. Fiquei sentada em um banco com a minha bicicleta ao meu lado contemplando a beleza da Ilha Fiscal (acabei de constatar que não tenho post da Ilha Fiscal. Como pode?!). Me peguei pensando nessa cena com avião chegando ao aeroporto Santos Dumont, a Ponte Rio-Niterói atrás com o ir e vi dos carros, barcos e navios na Baía de Guanabara, minha bike ao lado. Tantos meios para nos transportarem para tantos lugares e nós momentaneamente presos por essa pandemia... Quer dizer, alguns. Porque outros estão indo e vindo como se nada estivesse acontecendo.

Estou em um onda de assistir a filmes baseados em fatos reais. Tem um item do menu no Telecine Play para filmes desse tipo. Aproveitei a dica da Pedrita, no blog "Mata Hari - A vida cultural da Pedrita" e escolhi o filme "Stockholm".

Esse filme fala do crime que batizou a doença psicológica, Síndrome de Estocolmo, que se refere ao estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade pelo seu agressor. Tipo alguém que se apaixona pelo seu sequestrador.

Apesar de o tema envolver violência, o filme é leve e até divertido. Tanto que já no início vem o aviso de que é baseado em uma história bizarra, porém real. Sério, apesar do filme ser classificado como Grama/crime, eu dei boas risadas.

Sinopse: "O ex-presidiário Lars Nystrom faz reféns em um banco de Estocolmo e exige a libertação de seu antigo parceiro da prisão. À medida que se envolve mais na situação, Lars baixa a guarda e desenvolve um vínculo desconfortável com uma das funcionárias.".

filme Estocolme

Em um dia de semana de sol eu acordei cedo, peguei a minha bicicleta e pedalei pela orla de Copacabana e Ipanema. Encontrei uma amiga, conversamos cada uma protegida com a sua máscara e mantendo o isolamento. O meu dia de trabalho começou com muito mais energia e disposição. Preciso fazer isso com mais frequência.

Também em um dia de semana eu aproveitei o intervalo de almoço para ir com a minha filha mais velha ver a exposição "Irmãos Campanha - 35 Revoluções", MAM. Já tem post sobre a exposição aqui no blog. É só clicar no link.

Por indicação da Carol, Pequena Jornalista li o livro "Teto para Dois". Um livro divertido em que a leitura flui bem e trata de um assunto muito importante: relações abusivas e como podemos ser envolvidas nelas sem perceber.

"Sinopse: Depois de três meses do fim do relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bem inusitado.

Leon, por sua vez, está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional: sublocar seu apartamento, onde fica apenas na parte da manhã e de tarde nos dias úteis, já que passa os fins de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Mas existe um detalhe… O lugar tem apenas uma cama!

Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Tiffy e Leon, fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as questões do dia a dia por post-its espalhados pela casa. Mas será que tudo isso resiste a um ex obsessivo, uma namorada pra lá de ciumenta, irmão preso e amigos superprotetores? ".

Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.