quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Brincando com a Matemática

Hoje vendo a postagem Matemática: oferecê-la de um jeito gostoso é tarefa de pais e mestres no blog da Pritt, me lembrei do Material Cuisenaire que a Sofia utilizou na escola para aprender matemática de uma forma superlúdica e divertida. Nós brincamos muito aqui em casa. E no final do ano, no amigo-oculto da escola da Sofia, o amiguinho que a tirou deu a seguinte dica: a minha amiga-oculta é boa em matemática. E a turminha logo adivinhou que era a Sofia. A Mamãe aqui ficou toda prosa.

Bom. Aproveitei para brincarmos mais um pouquinho e mostrarmos o brinquedo didático para o amiguinho da Sofia que estava aqui se divertindo.


O material consta de barrinhas de madeira e cada cor corresponde a um valor (número). Assim as crianças vão somando e diminuindo por cor. Por exemplo, juntam a barra vermelha que corresponde a dois quadradinhos brancos, com a barra verde que corresponde a três quadradinhos brancos e procura qual a barra tem o mesmo tamanho. Encontra a barra amarela que corresponde a 5.
Daí eles descobrem que 2 + 3 = 5. É superinteressante ver como ficam felizes com as descobertas e as associações. Rapidamente vão fazendo associações mais complexas, trabalhando com mais parcelas e na brincadeira vão tirando as suas conclusões e solidificando o aprendizado.

2+3=5; 6+4=10; 4+5=9... Esse foi o início da farra da matemática.



Participar e acompanhar o aprendizado e desenvolvimento dos nossos filhos é uma emoção indescritível, uma experiência sem igual. Com brincadeira e criatividade o retorno imediato é recompensador.

A Pritt está incentivando essa integração na campanha que eu abracei de coração e estou defendendo essa bandeira. Quem quiser saber sobre a causa Criatividade é o que se usa para construir pessoas é só acessar o link (o link foi retirado do ar).

No blog da Pritt tem outras dicas para Oferecermos a Matemática de um jeito gostoso para nossas crianças. Vale conferir. (O link foi retirado do ar).

Para quem quiser saber mais sobre o Material Cuisenaire, sua história e apostila para atividades pode ver nesse blog AQUI.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Chris,
    Adorei seu post super construtivo e ducativo. Ainda nao chegamos nesta fase, mas gosto muito de aprender coisas bacanas e educativas para passar para minha filha.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Faltou um desses na minha infância... Nunca gostei de matemática, mas gostaria que tivesse sido diferente... Vou procurar um desses para dar de presente ao meu sobrinho.

    Beijos, ótima dica!

    Juliana
    www.casadiboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Matemática na minha época dava trauma irreversível !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse material é maravilhoso e Neno adorou trabalhar com ele...beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Chris
    Td seria bem mais fácil se existisse a internet na época das minhas filhas pequenas.
    Hoje temos acesso a este material todo e blogs instrutivos e educativos, assim com o seu e este q vc indica na sua postagem.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. QUE LEGAL, ESSE MATERIAL É BEM PRÁTICO E AJUDA A CRIANÇA A COSNTRUIR O PENSAMENTO LÓGICO. BEIJOCAS ....

    ResponderExcluir
  7. Chris, amore ainda vou ter que vir muito por aqui. Vc tem dicas preciosas e quando minha linda alcançar a idade das suas..........
    Bjs Paty.

    ResponderExcluir
  8. Chris excelente sua lembranca de postar sobre essa nova didatica de se ensinar matematica as criancas, que realmente traz para o concreto as associacoes, proporcoes e operacoes matematicas!
    Na semana anterior ao Natal arrumando o material dos anos anteriores para arrumar o material de 2010, separei exatamente esse "material dourado" como chamavam na escola da minha filhota para doar a uma familia que ajudamos e que tem filhos menores que os meus. A matematica e' dificil apenas se nao se da atencao a ela nos primeiros anos de estudo de nossas criancas. Uma boa base e' tudo! E nos os pais precisamos auxiliar no uso diario da matematica - nas receitas culinarias, nas compras de supermercado, no troca da cantina, nas doses de medicamentos, etc
    Recomendo a leitura do Livro O Homem que calculava de Malba Tahan.
    Da Matematica Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  9. Q legal, super educativo.
    Eu gostava de matemática, quero mto q chegue a fase para poder ensinar ao meu filhote...aprender birncando é mto mais legal rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Menina, terei de fazer umas coisas assim boas pra ver se filhota aprende a gostar da tal matemática...
    :D
    Ótimo post viu Chris!!! :D
    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  11. Chris, adorei esse método de ensinar!
    E estou adorando o site da Pritt, quantas novidades, quantas atividades!!!
    Meu sobrinho vai adorar essas brincadeiras que ensinam tanto!

    beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  12. ai que ma´ximo. já tô seguindo o blog, espero vcs no meu:
    trendluxo.blogspot.com
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  13. ai que delicia! se soubesse disso na minha época não ia odiar tanto matemática hehehe já tento ensinar o abc pra beatriz...mais pra frente ensinar matemática com este método vai ser muito bom! bjsss

    ResponderExcluir
  14. Chris como no findi estarei fora de area de cobertura....adianto meu convite para uma surpresa la no blog no domingo dia 9, passe por la!!! beijao Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  15. eu amava matemática, tirava notas altas, fui até para olimpíada. não sei o que houve, na verdade sei, mas sao tantas coisas, que agora engulo mal e porcamente os numeros. me disseram que uma das dificuldades da alana vai ser lidar com numeros. eu acho que nao pq qto mais lógico mais fácil pra ela. vou ficar de olho nas dicas, bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu adorava matemática na escola.... sempre tive as melhores notas da turma.
    Legal esta forma de aprender... eu acho que é importante fazer as crianças terem prazer em aprender e brincando é a melhor forma.
    bjos
    Dani
    criancabemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Aiai!Eu tinha que ter aprendido matemática desse jeito, quem sabe não seria um poquinho melhor nas Exatas...Bjim!!E adorei!

    ResponderExcluir
  18. Material fantástico! Já ta anotado ora quando chegar nossa hora.

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Que interessante, tem para vender no site que você indicou? Além de aprender, eles podem até começar a gostar da matemática!
    Valeu a dica!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  20. Chrisssssssssssssssssssssssssssss
    Eu te vi no blog da OMO
    Arrasou! Quem é vc? Celebridade!!!!
    Migaaaaa, o primeiro autógrafo é meu tá.
    Quando tiver na TVXuxa, manda um beijinho pra mim também.

    ResponderExcluir
  21. que bacana! um jeito bem natural de aprender!
    brincando! quer coisa melhor, e é claro que vc ficou toda prosa!!!

    vou visitar o site da Pritt!!!

    um bjãoooooooooo

    ResponderExcluir
  22. Adorei a dica Chris. Muito interessante esse material. Tenho certeza que Gabi vai gostar..
    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo