quinta-feira, 16 de abril de 2015

ATI - Academia da Terceira Idade para todas as idades


Ir à pracinha com as crianças é sempre um lazer gostoso, divertido e melhor, gratuito. Muitas mães, como eu, inclusive, se preocupam em levar os filhos para as pracinhas para gastarem energia e fazerem exercícios ao ar livre. Mas nós mesmas ficamos ali sentadas observando nossas crias e trocando ideias, o que é ótimo também. 

Quando se fala em pracinha, uma cena muito comum que me vinha à cabeça até pouco tempo era: as crianças brincado, mães e pais ali ao lado conversando e os idosos sentados nas mesinhas jogando ou apenas vendo o tempo passar, ou o tempo que passou, com o semblante cansado. 

Agora com as academias da terceira idade eu tenho visto as pracinhas movimentadas, com o pessoal mais velho andando, se movimentando, realizando atividades físicas para a terceira idade.

ati academia da terceira idade rio de janeiro


Mas as mães, mesmo com os filhos mais crescidos e não precisando mais daquela atenção direcionada, continuam ali sentadas.

Eu resolvi experimentar a ATI e gostei muito. É uma ótima oportunidade para fazer exercício, cuidar da saúde e ainda ficar de olho na filha que está andando de patins, de bicicleta, jogando bola e/ou brincando no parquinho.

ati academia da terceira idade rio de janeiro

Apesar dos aparelhos serem direcionados para a atividades físicas na terceira idade, e não terem uma sobrecarga excessiva, não é molezinha não. Dá pra se exercitar legal!

O simulador de caminhada é um ótimo aquecimento aeróbico. Dá para praticar conforme o indicado e/ou intensificar fazendo o movimento com os joelhos dobrados. 


Euzinha fortalecendo as "coxolas" na extensora.


Nesse dia eu aproveitei um passeio com a Xina para fazer meus exercícios de graça.


Obs.: nessa praça os cachorros não são proibidos, mas mesmo assim só cheguei à área de exercício com a Xina porque não tinha ninguém naquele horário.

No equipamento "pressão de pernas" dá para fortalecer a musculatura das coxas, quadris e panturrilhas.


Malhando pernocas e braços! Força e coordenação ao mesmo tempo.

ati academia da terceira idade rio de janeiro

Trabalhando mais um pouco os membros superiores.

ati academia da terceira idade rio de janeiro


A Márcia se empolgou e resolveu fazer uma forcinha também.

ati academia da terceira idade rio de janeiro

Aqui uma outra pracinha com a ATI. Apesar da cerca, ela fica sempre aberta. Neste dia eu estava voltando das compras e resolvi entrar apenas para conversar com os idosos que ali estavam. Como eles gostam de uma conversa! Aproveitei para doar um pouco do meu tempo.

ati academia da terceira idade rio de janeiro

Até que percebi este equipamento que eu ainda não tinha visto em outras academias ao ar livre. É um aparelho para treinar o equilíbrio. Até que ando equilibrada!


Nas academias têm as placas com as instruções para o uso dos equipamentos. Algumas delas têm um professor disponível para orientação em determinados horários. O ideal é seguir as orientações especializadas e sempre consultar um médico para confirmar que está apto à prática de exercícios.



Bom, eu estou gostando muito dessas academias nas pracinhas e aproveitando para me movimentar enquanto a Sofia brinca.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Muito bom esses espaços gratuitos destinados a população, em alguns lugares eu já vi jovens utilizando, o que é bem bacana.
    Meu avô e minha vó frequentam um desses espaços perto de casa, eles se sentem mais ativos assim.

    BjoS

    ResponderExcluir
  2. Chris, eu acho fantástica essas academias ao ar livre, propiciando aos menos privilegiados ter a oportunidade de frequentá-las sem onerar o bolso! Dar esse carinho aos de 3ª idade.Parabéns às prefeituras por colocarem isso! Um abração! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Onde moro tbém tem, mas não tem muitos aparelhos..e alguns já estão quebrados infelizmente, kkkkk
    Mas dps que colocaram e arrumaram a orla da praia, a movimentação mudou, vimos muitas crianças, adultos, jovens e idosos, usando, fazendo caminhadas e passeando de bike, e isso tudo é ótimo mesmo!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Chris
    Aqui no Es tem muitas... posso usar (e gosto) mas onde moro, tenho mais ainda, uma academia completa pros idosos na Praça e 0800...
    Aproveite bem!!! Vale a pena!!!
    Bjm fraterno e carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Essas são bem legais mesmo! Aqui também tem, mas nunca usei porque sempre estou com a minha baby e os dois cachorrinhos! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Chris, essas academias ao ar livre são um excelente incentivo à prática de exercícios e ocupação dos espaços públicos de forma saudável. Muito boa a sua iniciativa de fazer uso dos equipamentos e divulgar.
    Com carinho
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, a sua energia positiva e a sua alegria contagiam e incentivam as pessoas que estão a sua volta.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Ubatuba tem, fica de frente pro mar e perto da baleiona. Imagina que maravilha! (a baleiona é um esqueleto de baleia, ponto turístico da cidade, rs) Mas acho que tem menos coisas que esses daí!

    De graça, com uma vista linda então... melhor ainda! hehe

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  9. Boa ideia essa. Eu vou experimentar essas academias. Tem um monte delas aqui perto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo