segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Roteiro de 7 dias na Região dos Lagos

Cabo Frio para as minhas filhas nunca foi considerado uma viagem. É aqui perto, é a casa da avó, é aquele lugar que a gente simplesmente resolve e vai sem planejamento e sem expectativas.

Mesmo assim eu sempre insisti e pedi para fazermos da ida a Cabo Frio um passeio turístico. Mas, nesses anos todos, não fui muito levada em consideração neste aspecto. Elas queriam ir para a casa da avó, ir à praia ali em frente mesmo, ficar na piscina, coisas do dia a dia, de quem é local. 

Acontece que quando não colocamos o espírito turístico nos nossos passeios rotineiros acabamos não aproveitando certas coisas, não conhecendo alguns pontos interessantes da cidade. Assim, aquela praia que está ali depois daquele morro, pela disponibilidade de irmos a qualquer momento, vai ficando para depois, para depois, para depois. O espírito de urgência das viagens turísticas nos faz desfrutar mais do lugar. E nunca íamos para Cabo Frio totalmente com esse espírito, apesar da minha insistência. Fazíamos sim um passeio ou outro, mas olhe lá.

Nestas férias de janeiro foi diferente. Foi a primeira viagem que a Ana Luiza fez com o namorado. Foi para Cabo Frio, para casa da avó, aquele mesmo lugar que ela aparentemente conhece há 19 anos. 

A diferença desta semana em Cabo Frio não esteve apenas no fato de ir com o namorado, sem a mãe e o pai, mas sim no espírito turístico da viagem. Aquela coisa de visitar o lugar como se fosse a única vez. Aproveitar todas as oportunidades porque não sabemos se vamos voltar, sabe?

Começou com o planejamento do que fazer em 7 dias em Cabo Frio. Claro que o objetivo era praia, praia e mais praia. O foco turístico estava apenas em conhecer e aproveitar as praias. 

1º dia - Praia do Forte


Como chegaram em Cabo Frio no início da tarde preferiram, após descarregarem as malas e almoçarem na casa da avó, ficar na Praia do Forte, em frente ao Centro de Informações turísticas. Assim aproveitaram o final da tarde na praia mais conhecida da região e com ótima infraestrutura de bares e restaurantes.  É nela, no canto esquerdo da praia do Forte, que está localizado o Forte São Mateus, ponto turístico mais tradicional da cidade de Cabo Frio.

A Praia do Forte é belíssima, extensa, com areia muito branca e mar transparente. Mas também muito frequentada e movimentada. 


Roteiro de 7 dias na Região dos Lagos


2º dia - Ilha do Japonês - Praia Brava - Praia das Conchas


A Ilha do Japonês que durante muito tempo ficou esquecida para o turismo, sendo frequentada apenas por alguns moradores locais, caiu nas graças do turismo nos últimos anos. E realmente vale a pena. O lugar é lindo. Já falei da Ilha do Japonês no post Cabo Frio - Ilha do Japonês.

Roteiro de 7 dias na Região dos Lagos

Eles seguiram a recomendação de chegar cedo à Ilha do Japonês para aproveitarem bem a manhã. Fizeram SUP, passearam pela ilha, ficaram relaxando no quiosque e aproveitaram para fazer a trilha do Farolete e apreciar a vista. Lá do alto dá para ver o Forte São Mateus, toda a extensão da Praia do Forte, o Canal do Itajuru com a Ilha do Japonês.


Trilha do Farolete em Cabo Frio


Desta trilha também dá para descer para a Praia Brava.

Praia Brava - o acesso a essa praia é apenas por trilha, por isso mesmo em alta temporada ela fica praticamente vazia. É frequentada praticamente por poucos surfistas e alguns nudistas. Não é obrigatório ficar sem roupa, você pode desfrutar estando com sua roupa de banho. Vale a pena conhecer esse paraíso escondido.

Praia Brava em Cabo Frio


Depois de aproveitarem bem a manhã na Ilha do Japonês, fizeram uma dobradinha, esticando até a Praia das Conchas que fica bem perto.

Praia das Conchas - é simplesmente imperdível com seu formato de concha, água tranquila e translúcida, mar esverdeado e dois morros em suas pontas direita e esquerda. Há alguns quiosques em sua orla que oferecem cadeiras e barracas para os frequentadores.

Na ponta direita da Praia das Conchas, está o Morro do Arpoador e algumas piscinas naturais formadas entre rochas. Seguindo por estas rochas poderá ter uma linda vista das ilhas de Cabo Frio, entre elas a Ilha Comprida.

Na extremidade esquerda está o Morro da Vigia que tem trilha para subir e uma vista maravilhosa tanto da Praia das Conchas, quanto da Praia do Peró.

Praia das Conchas em Cabo Frio


À noite eles fizeram um passeio pela Orla da Praia do Forte até a Praça da Cidadania onde fica a feira Hippie, o Museu do Surf e estava tendo shows de música.


3º dia - Búzios - Azeda e Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho


Búzios tem um fuso horário bem diferente. A cidade funciona até altas madrugadas e a agitação nas praias começa mais tarde. Então chegar cedo é uma ótima pedida para pegar as praias mais vazias.

Eles saíram cedo de Cabo Frio tendo como destino as praias Azeda e Azedinha. Saltaram na Praia dos Ossos e pegaram um táxi boat. Não precisava, da Praia dos Ossos dá para ir tranquilamente andando até a Azeda. Ainda mais agora que fizeram uma escadaria de acesso. Antigamente a descida era por uma trilha no morro. Mas o passeio de táxi boat é gostoso e pode ser uma diversão a mais.

Praias Azeda e Azedinha, duas praias pequenas e supercharmosas uma ao lado da outra separadas apenas por algumas rochas e um piscina natural.

A Azeda parece uma enorme piscina natural com águas paradas, mar transparente e muitos peixinhos. Tem uma casa colonial antiga que dá um toque rústico ao ambiente.

Aproveitaram bem a manhã por ali curtindo, nadando, mergulhando, caminhando de uma praia para a outra. Depois seguiram de táxi boat até outra dupla de praias irmãs.

Praia Azeda e Azedinha em Búzios

Praia João Fernandes e João Fernandinho

João Fernandes tem faixa de areia estreita e alguns bares e restaurantes na sua orla. Isso faz dela uma praia bem concorrida. Algumas vezes esse movimento todo esconde um pouco da beleza dela. É bem calma, ótima para nadar e mergulhar, fazer snorckeling nas encostas de rochas.

João Fernandinho é pequena e com acesso mais restrito e por isso é mais bonita. A vista do alto quando estamos descendo para alcançá-la é de fazer o queixo cair. 

Praias João Fernandes e João Fernandinho em Búzios


4º dia - Arraial do Cabo - Prainha

Arraial do Cabo, conhecido como o Caribe brasileiro tem praias lindíssimas de areia muito branca e mar de um azul indescritível. 
A Prainha é uma dessas praias. A primeira praia que avistamos assim que chegamos em Arraial. Do alto da estrada já dá vontade de descer e cair naquela água translúcida. 
Por sua beleza, tranquilidade do mar e infraestrutura é uma das mais frequentadas. 

No canto direito tem uma trilha pelo morro, beirando o mar que além de uma vista linda da Prainha nos dá acesso à praia de Graçainha. Uma praia pequena, com pedras na areia, bem gostosa e quase sempre vazia. Vale a pena fazer a caminhada. 




5º dia - Praia do Forno em Búzios


Mais uma vez saíram cedo de Cabo Frio e chegaram à Praia do Forno por volta das 9h30. Surpresa! Mesmo na alta temporada, em pleno mês de janeiro, pegaram a praia bem vazia.

A Praia do Forno é uma das mais escondidas de Búzios, está fora do circuito das praias que são point, e por isso fica mais vazia mesmo.

A praia é linda, tem uma faixa de areia pequena entre dois paredões rochosos. Além da água transparente, calma e da piscina natural que forma entre as rochas, a Praia do Forno chama a atenção por suas areias rosadas e avermelhadas.

A forma de acesso é de carro, mas tem uma área para estacionamento e uma pequena estrutura que é suficiente. Oferece, além de comes e bebes, barracas e cadeiras para aluguel.  Há também aluguel de caiaques e stand up paddle.

Ali tem muita vida marinha, tartarugas são figurinhas fácies, e por isso é uma boa pedida levar o snorkel para observar a rica vida marinha no entorno das rochas.

Praia do Forno em Búzios

A Ana Luiza alugou um caiaque e foi até a Praia da Foca. Outra praia escondida e bem pequena. 

Praia do Forno em Búzios

Após o dia de praia foram caminhar na Rua das Pedras e na Orla Bardot.

6º dia - Arraial do Cabo - Prainhas do Pontal

As Prainhas do Pontal do Atalaia são lindíssimas, mas depois que o acesso foi melhorado com a instalação da escadaria ficou praticamente impossível. Sempre muito cheia.

Por isso a dica foi ir bem cedo, mas mesmo assim já pegou a praia lotada. De qualquer forma, mesmo com a beleza prejudicada pela superlotação, a vista do alto da escadaria é belíssima. É sem dúvida um passeio imperdível para quem está turistando pela Região dos Lagos. 

Prainhas do Pontal do Atalaia

O acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia pode ser feito de três maneiras:

Passeio de barco: São muitas as opções de passeios que partem da Praia dos Anjos e ficam em torno de 20 minutos a 1 hora dependendo da agência. Porém existe a possibilidade de contratar um passeio exclusivo. Eu sempre escolho esta opção.

Táxi Boat: também com saída da Praia dos Anjos é uma ótima opção. O próprio trajeto de 15 minutos já se torna um passeio.

Carro, táxi ou jardineira: somente os taxistas de Arraial estão podendo subir até a escadaria. 

A Ana Luiza optou pela jardineira que pegou na entrada do Pontal do Atalaia e ainda apreciou o visual no caminho.


Pontal do Atalaia em Arraial


A noite eles passearam pela orla da Praia do Forte e comeram no Chez Michou.

7º Dia - Praia do Forte


A dica era neste último dia ir à Praia do Forno em Arraial do Cabo, mas eles preferiram aproveitar mais a Praia do Forte com a tranquilidade de quem é local e pode estar ali todos os dias. Também vale a pena tirar um dia para desfrutar sem o sentimento de urgência.

Praia do Forte em Cabo Frio


A Ana Luiza e o namorado já têm idade para dirigir, porém estavam sem carro próprio. As opções que estudamos para a locomoção foram:
- alugar um carro e com isso ter o custo da gasolina, mais os valores de estacionamento nas praias. Além da preocupação de encontrar vaga nesta época do ano (em janeiro, no auge das férias de verão) e o desgaste dos engarrafamentos.
- usar os serviços da TaxiVip e Transporte Executivo e Viagens. Eles pegam em casa e buscam no local marcado. As corridas podem ser previamente agendadas ou ligar com 20 minutos de antecedência. Têm preços fixos para os percursos. 
Este foi o melhor custo X benefício. E eu ainda recebia WhatsApp do Camilo me informando que já tinha os deixado na praia, já estava indo buscá-los ou já os tinha deixado em casa. 

Fica aqui a dica do TaxiVip: Camilo tel - (22)99951-1523 ou (22)99209-5441





Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Aquele lugar de sempre, visto com outros olhos!
    Muito legal, tenho certeza que se divertiram bastante!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      quando a gente colocar o olhar de turista no lugar de sempre, na nossa cidade, nos surpreendemos.
      E como se divertiram...

      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isa, é sim uma região muito bonita. Mesmo em alta temporada que fica cheia demais ainda assim podemos encontrar alguns lugares mais escondidos e menos procurados.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Adorei conhecer cada praia com a Ana Luiza, com certeza foi uma semana bem aproveitada por eles.

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, eles aproveitaram muito sim. E eu acompanhei daqui. Ele me mandava sempre as fotos no final do dia. Foi muito gostoso ver a minha filha aproveitando o que eu já aproveitei quando tinha a idade dela.
      beijos

      Excluir
  4. Ah! Que delícia! Fiz algo bem parecido na minha lua de mel e revivi um pouco das emoções com esse post! Amei! Preciso voltar a essa região com urgência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, que legal que você reviveu um pouco da sua lua de mel por aqui. Quando você voltar na região, me fala que posso te dar dicas. Morei lá muito tempo e a minha mãe ainda mora. Podemos até nos encontrar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Chris querida
    Que delicia de roteiro! AMEI!
    Viajei junto, como sempre acontece por aqui e anotei as dicas
    Só conheço Cabo Frio de passagem, mas quero voltar
    Adorei as fotos e a viagem da Ana Luiza e o namorado :)
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, a região é muito linda. vale a pena conhecer mais de perto. Mas o melhor é sempre tentar ir na baixa estação.
      Quando você for, me avisa que a gente se encontra lá. :)
      beijos

      Excluir
  6. Uma praia mais linda que a outra. Ana passado conheci as praias Buzios, fomos na praia do forno inclusive, linda. Também fizemos passeio de escuna. Tão bom morar perto de um lugar assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Búzios e tudo de lindo. É muito bom sim. Mas, às vezes, justamente por morar perto, por ter essa disponibilidade, acabamos não conhecendo tanto e repetindo sempre os mesmos lugares. Dessa vez a Ana Luzia foi a praias que ela nunca tinha ido antes porque ficava com preguiça e deixava para depois.
      O passeio de escuna é bem legal.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Oi Chris, sou sua xará, um prazer.
    Chegarei e cabo frio dia 4/05 e passarei 8 dias.
    Adorei suas dicas e vou usar no meu roteiro.
    Adorarei conhecê-la pessoalmente.
    Abraços, Cris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo