Eu até cheguei a chamar as filhas para irem, mas a ideia na época não agradou muito.
Até que agora, já crescida, ganhando asas, a galera combina um programa de aventura com praia, e aquela ideia chata da mãe se torna superlegal! E sem a mãe, é claro!
De qualquer forma, as fotos são enviadas por WhatsApp para a mamãe aqui (e viva a conexão!) já com intuito de fazer um post.
A Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, é lindíssima, com um clima ainda meio selvagem e muita natureza ao redor. Além de ter uma boa faixa de vegetação nativa separando a faixa de areia da rua, Itacoá, pros íntimos, é delimitada por duas formações rochosas enormes.
Já o lado esquerdo de quem olha para o mar fica a Pedra do Costão. E é ali que tem a Trilha do Costão de Itacoatiara.
De um lado uma visão deslumbrante das praias de Itacoatiara, Camboinhas, Itaipu e Piratininga, com o Rio de Janeiro ao fundo.
Para o outro lado a praia de Itaipuaçu se estendendo até perdermos de vista.
Como contei no post sobre a Trilha do Bananal, outra trilha do canto esquerdo de Itacoatiara, o acesso à Trilha do Costão de Itacoatiara fica na rua, no final da praia, do lado esquerdo, onde há uma entrada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que permite o acesso das 8 às 17 horas.
A trilha é considerada de dificuldade média, apesar de ser relativamente curta. Tem 2 km de extensão, 217 metros de altura e duração média de 40 minutos de ida e mais 40 minutos de volta. Mas a Ana Luiza achou fácil se fizer com calma e com algumas paradas. Disse que viu muitas crianças fazendo o percurso com os pais na maior tranquilidade.
Passa-se por um trecho relativamente íngreme, mas nada impossível! O melhor é estar com um calçado adequado.
Depois é só descer pelo mesmo caminho admirando a beleza da Pedra do Elefante e se preparando para um mergulho na praia.
Outro detalhe é que a trilha tem um bom trecho sem sombra. Por isso é importante estar com protetor solar e levar água.
Todo o esforço vale a pena e é recompensado com a contemplação da paisagem.
- Trilha do Bananal;
- Parque da Cidade;
- Fortaleza de Santa Cruz;
- MAC - Museu de Arte Contemporânea.
Eita, Chris! Sempre que passo por aqui, levo um choque de realidade. Os filhos crescem! Daqui a pouco a própria Ana Luísa vai escrever os posts!
ResponderExcluirTalita, eu até queria que ela escrevesse, mas acho que não vai rolar não. Mas já acho muito bom ela liberar as fotos e me contar como foi para que eu possa postar. kkk
Excluirbeijos
Chris