quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Livro Como Se Encontrar na Escrita


Um programa que eu gosto de fazer de vez em quando é entrar em uma livraria especial, passar pelas bancadas da entrada com os livros expostos, olhando meio de soslaio para os livros e passar a mão naquele que mais me chamara atenção por algum motivo qualquer. Seja pela cor da capa, por uma ilustração específica, pelo título ou pelo autor. Mas o objetivo é pegar um livro fora do planejado, do pensado, sem muito busca. Um livro que me atraia meio que pelo acaso.

Com esse livro em mãos subo para o bistrô, me sento sozinha, solicito uma bebida e algo para comer, e fico ali saboreando com o paladar, com os olhos, com os ouvidos, com a pele. Depois de algum tempo e de algumas página lidas eu resolvo se levo o livro para casa ou se o deixo de volta na prateleira. Normalmente levo pra casa. Foi o caso de “Como se encontrar na escrita”, de Ana Holanda


Neste caso o que captou o meu olhar de soslaio e atraiu a minha mão como um ímã foi o título “Como se encontrar na escrita”, mas o que atraiu o meu coração foi a chamada para uma escrita afetuosa. Eu sinto que eu preciso jogar mais emoção quando escrevo. Eu tenho vontade de mergulhar mais nos sentimentos envolvidos nas histórias que eu conto. E acho que faço pouco isso.

Eu gosto de contar histórias, eu gosto de ouvir histórias. Me lembro desde sempre que quando me deito na cama, naquele momento de desligamento para pegar no sono, eu aproveitar para recontar para mim mesma as minhas histórias do dia, para pensar nas histórias que eu gostaria de viver.

Essas histórias sempre ficaram na minha cabeça, naquele momento, e ao longo da noite, durante o sono, algumas ganhavam mais cores e detalhes nos sonhos, outras ficavam mais nebulosas e confusas, e muitas simplesmente fluíam para o universo.

Nunca fui muito de escreve. Sempre gostei de matemática e, apesar de ser muito boa (na época) em português também, caí na armadilha do ou se é um, ou se é outro. Ou se é de exatas, ou se é de humanas. Entrei nessa balela imposta a partir de muito tempo, mesmo lá atrás, há mais tempo ainda essa divisão não existir. Os grandes artistas eram matemáticos, os grandes filósofos era físicos. Humanos e exatos e criando muito conhecimento. Mas em algum momento a educação foi dividida em dois mundos. Como eu nasci e cresci nesse mundo dividido acreditei por muito tempo que sou de exatas e por isso não escrevo bem. Nem devo tentar. Ou melhor, só na redação do ENEM.

Mas nunca me conformei, gostei e acreditei verdadeiramente nesse ou. Na minha álgebra essa deveria ser uma sentença com e. Podemos sim ser humanamente exatos e exatamente de humanas. Penso isso. Acredito na junção dos dois mundos. Mas de qualquer forma a limitação inserida desde sempre ainda tem as suas raízes em mim.


Eu percebo que naturalmente as minhas histórias são contadas com mais narrativa, relatando os fatos em si, o movimento, as cores. Mas falando pouco dos arrepios, das lágrimas, dos apertos no coração, da carga de emoção envolvida. Para isso preciso mergulhar mais, buscar palavras no fundo da sacola. 



Essa vontade constante de aproximar, juntar e misturar esses dois lados que me fez pegar o livro “Como se encontrar na escrita”, levá-lo para a triagem no café, me encantar e seguir com ele para casa. Li com atenção e com emoção. Eu gostei muito de como a autora coloca toda a questão de experimentar o texto, de se atirar na escrita. A cada capítulo são sugeridos exercícios que estimulam o nosso sentir. 



As páginas estimulam o nosso olhar.


Os capítulos nos estimulam a escrever com afeto e com entrega.


E acima de tudo nos encorajam a mostrar a nossa alma, a nossa essência, sem medo de julgamentos.


Não sei ainda se consigo a escrever com toda a alma que gostaria, com toda a carga de emoções que sinto. Mas o livro me mostrou muitos olhares e caminhos para refletir sobre os meus sentimentos contidos naquela história. Mesmo que esses não transbordem ainda para os textos, já estão sendo movimentados e mexidos dentro de mim. Fazendo com que a escrita aqui no blog já além de organizar as minhas ideias, servir de memória, incentivo a outras pessoas, compartilhar a vida. A escrita aqui no blog sirva mais do que para um contato com os outros, para um contato mais íntimo comigo mesma.



Sinopse: "Um texto escrito de maneira visceral é capaz de transformar, mudar, aproximar, afetar. Na verdade, é o que para mim faz mais sentido. Caso contrário, vamos seguir escrevendo os mesmos textos de sempre, a partir do olhar e do ponto de vista de sempre. Vamos seguir fingindo que estamos conversando com o outro por meio das palavras quando, na verdade, não estamos interagindo com ninguém a não ser com a gente mesmo. É uma conversa solitária. Mas dá para mudar isso."

Neste livro, Ana Holanda conduz o leitor numa jornada sobre a descoberta da Escrita Afetuosa. Longe de querer ditar regras ou se basear em truques, o objetivo aqui é fazer com que cada um encontre a própria voz, identifique a melhor forma de colocá-la no papel e, por fim, perca o medo de compartilhar o resultado.".

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. ADOREI o post e conhecer esse livro! na adolescencia eu escrevia mt mais sinto que isso foi se perdendo, com certeza nosso dia a dia está cheio de poesia se soubermos observar bem

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia, eu achei o livro bem legal para todos nós. Sempre precisamos escrever. Seja no trabalho ou em outra situação. E nos que escrevemos nossos blogs, então?! Pode ser muito útil.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Parece um livro muito bom, principalmente pra quem gosta de escrever. Antes eu escrevia muito mais. Houve um tempo que eu não escrevia praticamente nada até que criei o blog e tive que voltar a escrever. Só que mesmo assim ainda é bem menos do que eu escrevia quando eu tinha uns 13 ou 14 anos.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Adriana, eu acho que para nós que escrevemos blog é bem legal. POdemos deixar nossos blogs mais pessoais ainda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Saude Cap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taynara, muito obrigada. Volte sempre. Fico feliz de tê-la aqui.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que livro interessante!! Eu amo escrever e achei muito interessante, irei ver se acho esse livro!!
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, é bem interessante sim. Tomara que você encontre e goste da leitura.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que livro maravilhoso, preciso comprar um para mim, porque gostei demais das mensagens inspiradoras que ele trás.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Amei conhecer esse livro incrível
    Beijão
    www.opsquerida.com.br
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  7. That book sounds very interesting. I would like to read it. Thank you for reccomendation.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/09/glamglow-thirstymud-hydrating-treatment_5.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It's realy interesting. I don't know if it was translated to english.
      kisses
      Chris

      Excluir
  8. Oi, Chris!
    Interessante a proposta do livro. Geralmente esse não faz muito meu estilo, mas como estou querendo me arriscar na escrita, quem sabe não leio..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, para que escreve mesmo que os blogs eu achei uma boa leitura.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Olá Chris, não conhecia o livro, mas gostei da indicação. Acho que, além dos meus artigos para minha área de pesquisa e do blog, nunca fui muito de escrever, sabe? Aco que não tenho essa coragem toda...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, mas mesmo para o blog esse livro pode ser muito útil. É sobre isso que ele fala, sobre tornar mais pessoal qualquer tem de escrita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Oi querida
    Que delícia de livro e de post!
    Também amo escrever no blog para minhas reflexões
    A Ana é maravilhosa e este livro está aqui na minha pilha :)
    Te espero na tag!
    Bjs mil
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, tenho certeza de que você vai adorar este livro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Amo escrever. Escrever nos ajuda em todas as áreas como pessoas e ainda distrai.
    Obrigado pelo texto.
    Boa semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA retornou do HIATUS DE INVERNO com posts interessantes.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI émerson que bom qu e você voltou. Espero que tenhas descansado bastante.
      abraços,
      Chris

      Excluir
  12. Apaixonada por esse livro, eu quero comprar e ler o quanto antes. Acho maravilhoso aprender e treinar a escrita cada dia mais. Amei essa dica e vale a pena esse livro. Já quero começar.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, acho que você vai gostar muito do livro. Depois me conta.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo