sábado, 21 de setembro de 2019

Série Unbelievable



Inacreditável! Apenas 21h30 e eu já estava pronta para ir dormir. Um horário confortável para finalmente eu acordar no dia seguinte sem me arrancar para fora da cama, nem passar o resto do dia bocejando. Mas no caminho para o quarto eu passei em frente a TV e tive a ideia de selecionar um filme leve, descontraído para ver por apenas trinta minutos antes de finalmente ir me deitar. Ainda daria tempo suficiente par uma inacreditável noite de oito horas de sono.

Ligo a Netflix e a chamada de fundo, em evidência, era a série "Unbelievable" com a breve descrição "Uma jovem traumatizada relata ter sido estrupada por um homem que invadiu a sua casa. Agora, ela tem que encarar um turbilhão de emoções e policiais cada vez mais céticos". 

Série Inacreditável


Pensei: não, não é isso que estou procurando. Quero algo leve. Mas a chamada dizia ser baseado em história real inspirada na reportagem “An Unbelievable Story Of Rape” (em tradução livre: “Uma História Inacreditável de Estupro”), artigo vencedor do Prêmio Pulitzer de jornalismo em 2016.

Aí tocou o sino da minha curiosidade. Resolvi assistir apenas uma parte do primeiro episódio e persisti na minha ideia de dormir cedo e aproveitar bem a noite de sono. Mas o primeiro episódio que apresenta a história da adolescente Marie (Kaitlyn Dever), apesar dos seus 56 minutos, passou em um instante. Nem me dei conta que já estava no segundo episódio.

Assim fui acompanhando o desenrolar da história de Marie Adler, uma jovem que passou quase toda a sua vida pingando de família em família de acolhimento. Quando ela parece estar encaminhada, estudando, trabalhando e morando sozinha com o acompanhamento de orientadores, sua casa é invadida durante o amanhecer por um home que a violenta. Marie presta queixa na delegacia, mas o seu estado emocional e maneira estranha de lidar com a situação, aliado ao fato da falta de provas, faz com que a polícia duvide do relato da menina. Momentos revoltantes!

Em paralelo a história de Marie, em outra cidade, um crime com as mesmas características ocorre. Porém a investigação é conduzida por uma mulher, a detetive Karen Duvall vivida por Merritt Wever, que se revolta com a situação. Mesmo com a falta de provas ela acredita na vítima, se sente incomodada e inconformada com a possibilidade de não pegar o criminoso. É na busca por provas e pela verdade que Karen encontra Grace Rasmussen (Toni Collette). As duas motivadas pela indignação, pelo senso de justiça e pela empatia com as vítimas seguem a investigação até o criminoso.

Me envolvi com a história, com a condução da história, com os altos e baixos da investigação e fiquei muito curiosa para ver o desfecho da investigação. Ou seja, fui dormir de madrugada depois de assistir a vários episódios.

A série questiona o posicionamento dos homens em relação aos crimes de violência sofrido pelas mulheres.

Questiona o posicionamento dos policiais: faz diferença os crimes cometido contra mulheres ser ter investigação liderada por mulheres ou por homens?

Questiona o posicionamento da sociedade frente a mulher agredida: o passado da mulher, o comportamento, a forma como lida com o trauma devem influenciar na credibilidade da vítima?

Inacreditável, são oito episódios que passam sem perceber. Vale a pena assistir, maratonar, e passar o resto do dia bocejando e pensando "que série foi essa!".





Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Estou em busca de uma série nova e acho que vou assistir o primeiro episódio pra testar, adorei a proposta!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mari, tomara que você gosta. Eu tb, vira e mexe, estou em busca de uma série para assistir e pego boas dicas nos blogs.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Não tinha ouvido falar dessa série. Parece ser bem interessante.
    Bom fim de semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA retornou do HIATUS DE INVERNO com posts interessantes.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Émerson, eu também não tinha ouvido falar e peguei assim sem informações e me surpreendi. Depois que fui ver que está muito comentada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Não tínhamos ouvido falar dessa série, não é um tema que estamos acostumadas a ver preferimos séries mais levas, mas com certeza a série deve ser muito interessante por abordar essa temática, afinal é um tema bem atual.É ótimo quando filmes e séries nos fazem refletir e questionar sobre certos assuntos.

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eu também prefiro séries e filmes mais leves, tipo para relaxar. Se bem que ultimamente tenho visto umas séries mais pesadas. Mas essa série me pegou mesmo. Acho que principalmente por ser baseada em fatos reais.

      Excluir
  4. Não tinha ouvido falar dessa série ainda, mas leva a muitos questionamentos mesmo. Vou tentar assistir.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vaci, ela é uma série bem atual e sobre questões que precisam ser revistas e avaliadas.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo