segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Musical 70? Década do Divino Maravilhoso

Estava eu na minha aula semanal de pintura contando para as amigas da apresentação de Frenéticas que eu faria no próximo final de semana no aniversário de 50 anos da escola da minha infância. Eu estava contado que eu ainda não tinha o meu figurino quando a porta do atelier se abre e um mulher usando um par de botas divino e um casaco felpudo maravilhoso. Eu já ia perguntar onde a tal intrusa encontrou as peças, pois estas seriam perfeitas para a minha personalização de Frenéticas, quando ela começou a elogiar as peças da loja. Reconheci aquela voz! Olhei mais para cima, até então os meus olhos estavam pregados no figurino da mulher, avistei o cabelo roxo e reconheci o rosto. Era Baby do Brasil. Ela que está, junto com as Frenéticas, fazendo participação no musical “70? Década do Divino Maravilhoso” em cartaz no teatro em frente ao Atelier da Odila Freire onde eu faço a aula de pintura.

Baby se encantou com tudo na loja, comprou várias peças antes de entrar para uma entrevista antes de fazer a sua entrada no palco. Foi assim que eu fui parar no camarim da Baby do Brasil e na coxia do espetáculo “70? Década do Divino Maravilhoso”. Enquanto eu ajuda a minha professora a levar mesinhas de canto, luminárias e banquinhos, entre araras de roupas brilhantes, o movimento era intenso. Músicos-atores corriam, trocavam de roupa e voltavam para o palco.



Me empolguei com aquele momento. Nos empolgamos. Compramos os ingressos para o musical que tem como proposta retratar a década de 70 através da música. A nossa intenção inicial era ver a Baby e as Frenéticas. Mas assistimos a muito mais do que essas divinas maravilhosas. Olhamos para o passado e refletimos sobre o presente. Enxergamos um país que lutou pela liberdade e nos perguntamos onde foi parar as lembranças e o sangue nas veias das pessoas que fizeram essa década transgressora, colorida e extremamente criativa.

Em quase três horas de espetáculo, entre hits da época, nos são apresentadas imagens de recortes de jornais, imagens de TV e revistas com fatos que aconteceram nos anos que compõem essa década. Ao ver chamadas sobre os incêndios na Amazônia, me perguntei se estamos realmente evoluindo ou se ainda vivemos como os nossos pais. Ao me deparar com imagens da anistia e a volta do irmão do Henfil, me perguntei se estamos caminhando para frente ou querendo regredir. Quando apresentam o protagonismo feminino na música dos anos 70, me perguntei se estamos em uma espiral crescente ou se estamos em um movimento cíclico correndo atrás do rabo.

Enfim, um show que me surpreendeu. Vi a Baby arrasar no palco com músicas antigas e a nova “Eu vou dizer que sim” que fala que nos lembra que somos nós que escolhemos o tempo todo. Vi as Frenéticas trazendo alegria e leveza e falando de autoestima e sobre a percepção do que é envelhecer. Mas vimos também a história de uma década que lutou com força e que com criatividade afastou de nós esse Cale-se. Um musical que vale a pena ser visto por quem viveu aquela época e quer recordar e por quem não viveu para saber um pouco do que foi.




Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. QUe dica maravilhosa, fiquei aqui louca para assistir esse espetáculo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante o musical. Não vivi a década, mas parece que foi demais.
    Boa semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas tem post novo. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Hello, it is a fun time to go and watch a live musical. Great photos. Enjoy your day, wishing you a great new week ahead!

    ResponderExcluir
  4. Que demais, Chris! Deve se sido um espetáculo e tanto! Tomara que venha para SP!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Que bacana Chris, fiquei bem curiosa, adoraria assistir a este espetáculo.

    Bjokas da Vaci :*
    http://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que bacana! Amei demais. Tem muitos anos que não assisto um musical e gostaria de ir em algum ainda esse ano. espero conseguir.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Impossível não querer assistir esse espetáculo depois do seu post. Deve ter sido incrível!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo