quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Filme Instinto - Um suspense holandês intrigante


Instinto, candidato holandês ao Oscar 2020 de melhor filme estrangeiro é um filme intenso que traz um perigoso jogo de poder, manipulação e tensão sexual.



Nicoline (Carice Van Houten, a Melisandre da série Games of Throne) é uma psicóloga experiente que, mesmo a contragosto, assume um novo trabalho em uma instituição penal holandesa. Sua função é avaliar Idris (Marwan Kenzari, o Jafar do filme “Alladin”) que cumpre pena a cinco anos por crimes sexuais extremamente violentos. Apesar da gravidade de seus crimes, Idris tem um comportamento exemplar na penitenciária e por isso está prestes a receber o direito de fazer saídas desacompanhado.

Nicoline após a sua primeira entrevista com Idris se convence de que ele é perigoso e manipulador. Contrária a opinião de toda a equipe de saúde do presídio que considera Idris recuperado e apto a liberdade condicional controlada, porém sem acompanhamento, a psicóloga analisa Idris como uma personalidade violenta, controladora, dominadora e extremamente inteligente.

Idris por sua vez percebe que Nicoline vai ser uma pedra no seu caminho. Ele logo vê que o papel de criminoso arrependido não vai convencer a terapeuta durona. Ele precisa mudar a estratégia.  Aí começa um jogo de poder, manipulação e tensão sexual. A cada diálogo, a cada passo dos personagens, a cada cena recebemos alguma informação que nos deixa na dúvida de quem está no comando no momento. Nada é por acaso. As atitudes de Nicoline e Idris são pensadas como um jogo de xadrez. Mesmo o simples ato corriqueiro de passar um batom vai além, tem uma intenção de trazer o outro para dentro do seu jogo.  

Nesse jogo de intrigas e análise mútua em alguns momentos faz pensarmos que a profissional experiente, fria e inabalável perdeu seu foco. Em outros sentimos que o criminoso manipulador está se sensibilizando e abrindo o seu coração. No segundo seguinte descobrimos traumas na personalidade da psicóloga. Percebemos frieza nas atitudes do preso. A linha entre a sanidade e a loucura fica mais tênue. Até o final ficamos sem saber o que esperar do próximo passo. Quanto mais profundidade enxergamos nos personagens, mais complexos eles se tornam.  Será que Nicoline com todo o seu preparo profissional está se deixando seduzir pelo criminoso ou isso faz parte da jogada dela para desmascarar a estratégia do preso? Quem domina e quem é o dominado? A resposta não é óbvia. Nada é óbvio em Instinto.

Um filme realmente intenso e impactante. Vale a pena ser visto. Mas não vá esperando um filme para simples diversão e sim um filme intrigante.

Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.

Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Vish! Esse parece ser um filme bem forte mesmo. Mas quero ver! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, é forte sim. IMpacta. Nos deixa na dúvida. Mas é muito bom.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo