sábado, 22 de fevereiro de 2020

A Semana 7 de 2020 - Pra cá de Marrakech

Viajar para o Marrocos era um sonho de longa data. Depois de algumas alterações de planos e férias canceladas no trabalho, a oportunidade caiu no meu colo e eu resolvi me presentear. Me dei de presente de aniversário a tão sonhada viagem ao Marrocos. A Ana Luiza, filha mais velha, abriu mão do Carnaval no Rio e embarcou cominho rumo a essa terra de contrastes, sabores, odores e cores.

A semana começou com a expectativa da viagem e arrumação das malas. No dia do meu aniversário embarquei rumo a Tânger com escala em Madri. Durante as primeiras 11 horas de voo assisti ao filme "Jojo Rabbit". O longa traz uma sátira ao Nazismo de Hitler tratando de forma cômica e emotiva um dos períodos mais obscuros da história mundial. Faz isso através da perspectiva de uma criança que tem como amigo imaginário nada mais, nada menos do que o próprio Hitler. Um filme que trata de assunto sério, faz questionamentos sobre ética e valores, porém de forma leve, além de ter um elenco ótimo. O trio Jojo (Roman Griffin Davis), sua mãe Rosie (Scarlett Johansson) e o amigo imaginário Hitler (o próprio Waititi) está maravilhoso.


No trecho Madri-Tanger pude ver limite entre o continente europeu e o Mar Mediterrâneo. Pena que não consegui ver a chegada no continente africano devida as nuvens no céu.


O primeiro dia no Marrocos na verdade foi apenas metade de um dia. Chegamos a Tânger, depois de fazermos escala em Madri, já na hora do almoço. Almoçamos no restaurante Tangerino e fomos conhecer a cidade. Passeio pelas principais avenidas. Seguimos para a Medina com ruelas e becos considerados Patrimônio da Humanidade. Entramos no Kashbah uma antiga fortificação cercada por muros altos para defesa da cidade que atualmente é um bairro com construções onde abrigam vários Riads. Entramos por uma porta e saímos caminhamos pelas ruas e observando os detalhes arquitetônicos e os contrastes de cores. Contemplamos a vista da baía do Mediterrâneo e o porto. Saímos por ao lado do Hotel Continental, o mais antigo da cidade, uma construção belíssima do século XIX, classificado como Patrimônio Nacional com salões em estilo marroquino e mosaicos tradicionais que foram cenários da serie "Tempo Entre Costuras". Retornamos para o hotel. A ideia era dar um passeio pelo calçadão da praia de Tânger, mas o cansaço bateu forte e apagamos. Foi um ótimo começo de viagem e de aprendizado sobre um pouco da cultura marroquina.


O segundo dia no Marrocos foi para conhecer Chefchaouen, a Cidade Azul. Começou cedo vendo o amanhecer em Tânger. Na estrada fomos brindadas com um arco-íris e uma paisagem linda no caminho. Chefchaouen realmente é um encanto caminhamos pela cidade até a entrada da Medina. Ali estava o nosso objetivo: caminhar pelas vielas contemplando a arquitetura, a vida local e fazer muitas fotos, é claro. Almoçamos na Casa Andaluz comida típica marroquina. Já no final da tarde seguimos para Rabat. O pôr do sol foi na estrada cercada de plantações. Lindo!


Terceiro dia no Marrocos passeamos pelas capitais. Primeiro Rabat, a cidade imperial branca e capital administrativa do país. Visitamos a Torre Hassan um minarete de grandes dimensões construído no século XII onde seria uma grande mesquita, mas a construção foi descontinuada. Bem em frente está o Mausoléu de Mohammed V com os túmulos do rei marroquino e de seus dois filhos, o Rei Hassan II e o Príncipe Moulay Abdallah. Depois fomos para o Hasbah de Oudayas caminhar pelas ruelas dentro das muralhas. De lá tem a vista para a Praia de Rabat, o encontro do rio Bu Regregue com o Oceano Atlântico e a cidade de Salé do outro lado. A última parada em Rabat foi no complexo do Palácio Real. Rabat rapidamente explorada seguimos para Casablanca capital econômica do Marrocos. Primeira parada foi na Praça Mohamed V, construída em 1920. Também conhecida como praça dos pombos, além da fonte central e as palmeiras, a praça é cercada por vários monumentos importantes, como os prédios do tribunal e da prefeitura. Próxima parada foi na La Corniche para caminhar, ver o mar, comer algo e fazer hora para a nossa visita no ponto principal, a Mesquita II. Terceira maior mesquita do mundo encanta pela beleza, detalhes, riqueza, colorido e suntuosidade. realmente belíssima. Passamos em uma confeitaria para experimentar doces típicos. O cansaço bateu forte e acabamos jantando no hotel mesmo. Mas com vinho marroquino.


Quarto dia no Marrocos. Deixamos Casablanca em direção a Fez (ou Fes), mas antes passamos pela porta o Rick's Café o famosinho do filme "Casablanca". Aliás revi o filme por conta disso. Pegamos a estrada cheia de contrastes e natureza exuberante. A cada curva e reta que se estendia a nossa frente, um suspiro. A primeira parada foi em Meknès uma das cidades imperiais do Marrocos e também Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Admiramos a porta Bab El-Khemis, logo na entrada, paramos no cartão postal da cidade que é a Bab Mansour. Ali em frente está a Praça El Hedim onde as coisas acontecem em Meknès. Paramos no Lago Agdal, o reservatório de água que servia para irrigar os jardins e hortas da cidade, além de abastecer a Medina. Por todo o caminho que fizemos pelas ruas de Meknès vi laranjeiras nas calçadas. Lindo! Almoçamos em um restaurante típico com decoração e ambientação bem característica e colorida, o Palais Terrab. Seguimos estrada com destino a próxima parada: Volubilis. Mais um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Um sítio arqueológico que, apesar de ainda parcialmente escavado, podemos ver ruínas de templos, mosaicos, palácios e casas do período romano. Continuamos com o nosso pé na estrada até chegarmos em Fez, já à noite, no hotel Royal Mirage onde até a porta do elevador era uma pintura.



Quinto dia no Marrocos foi para conhecer um pouco da mágica e caótica cidade de Fez. Começamos o nosso passeio visitando o Palácio Real de Fez também conhecido como Palácio das Sete Portas por possuir 7 portas de bronze, maravilhosas que valem muitas fotas. As portas caracterizam os 7 dias da semana. Dali seguimos uma caminhada pelo Mellah, bairro judeu de Fez. O próximo ponto de visita foi o Castelo do Sul para ter uma vista panorâmica da Medina de Fez. Dali já deu para ter uma noção da loucura que seria caminhar por aquelas vielas. Visitamos uma escola de mosaicos e vimos o processo de produção das peças. Muito interessante. Chegamos a Bab Bou Jeloud, Porta Azul, e principal entrada na Medina de Fez. Começou a loucura. Impossível se localizar naquele labirinto erguido no seculo IX cheio de cores, sons, cheiros, tudo em movimento. Além de olhar todo o tipo de produtos disponíveis na milhares de lojinhas, nos encantarmos com as várias portas, fizemos paradas em pontos estratégicos como a Fonte Nejjarine, Praça Seraffine, Madraça Bou Inania, a Universidade al Quaraouiyine (esse só pelo lado de fora), conhecemos de.perto a arte da cinzelação e uma tecelagem. Almoçamos em um restaurante típico e fomos ao Cortume de Chouwara para ver o tratamento e tingimento do couro como é feito há 600 anos. São cerca de 300 poços circulares, onde artesãos tratam, curtem e tingem o couro de diversos animais (cabra, ovelha, vaca e até camelo). Tem que ter estômago e folhas de hortelã, mas vale a pena para conhecer o processo. Depois andarmos a.medina de cima a baixo o dia todo, chegamos de volta à Porta Azul já com o sol caindo. Mas eu queria é mais. Entrei novamente na Medina e fui andar e olhar as "lujinha" da Rua Talaa Kebira fingindo costume de circular por ali. Mas na verdade só fiquei naquela reta sem pegar nenhuma quebrada. Fes realmente me fez sentir várias sensações em um só lugar, me fez sentir a sensação de estar no Marrocos de hoje e da Idade Média ao mesmo tempo.


A primeira semana no Marrocos foi pra cá de Marrakech, mas qualquer coisa dentro doida já mexeu comigo. 

Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Noooooooossa, que belo presente de niver te deste e ainda com carona pra filha! Que maravilha,devem ter se divertids a valer juntas,em terras tão estranhas e cultura tão diversa da nossa! Valeu! Lindas fotos! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, foi sim um belo presente. O melhor é me sentir merecedora e sem culpa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Imagino que tenha sido um bom presente de aniversário que ofereceu a si mesma. Gostei muito das fotos
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, foi sim um ótimo presente. Farei isso mais vezes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Olá Cris. Maravilhoso auto-presente. Marrocos é imperdível. Fui muitas vezes de carro com a família, saíamos muito cedo de Lisboa e no finalzinho da tarde já estávamos em Marrocos. Muitas e muitas férias surpreendentes passámos por lá. Atravessámos o estreito de ferry e depois, eram horas para passar a fronteira. As paisagens são lindas e o artesanato de uma riqueza única. Tenho várias cerâmicas e tapetes trazidos de lá. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Val eu fiquei encantado com o Marrocos. Tive vontade de ficar mais tempo por lá e conhecer melhor. É tudo lindo, contrastante, um verdadeiro império dos sentidos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. PS: vi Jojo Rabbit, adorei e a série "tempo entre costuras" que além de Marrocos e Madrid tem tb cenas lindas filmadas em Lisboa e arredores. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei a série Tempo Entre Costuras. Ela me fez sonhar mais ainda com a viagem para o Marrocos.

      Excluir
  5. Que delícia de viagem.
    Adorei as fotos e adoraria conhecer.
    Que ótimo presente de niver.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pam, foi sim um ótimo presente de niver pra mim mesma. Recomendo muito nos presentearmos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que lugar incrível. Eu fiquei apaixonada por esse lugar desde a novela O Clone.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, eu sou apaixonada desde a novela também. E fiquei mais apaixonada ainda quando assisti a série Tempo Entre Costuras.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Uau, você comemorou seu aniversário no maior estilo. Deve ter sido uma viagem incrível! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kaila, foi incrível sim. Uma ótima comemoração. Pretendo fazer isso mais vezes e recomendo a todos se presentearem
      beijos
      CHris

      Excluir
  8. Que viagem mais incrível, Chris! Tenho muita vontade de conhecer Marrocos também!
    As fotos estão demais!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pathy,foi bem incrível sim. Vale a pena aproveitar se tiver a oportunidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Vim avisar que acaba de entrar lá no céus! beijos, obrigadão! Podes ver aqui:
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2020/03/ceus-da-pedrasnuas-e-eidias-e-da-chris.html

    beijos, chica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo