domingo, 5 de abril de 2020

A Semana 13 de 2020 - Terceira Semana de Quarentena

É impossível não pensar em como a nossa vida se transformou tanto em tão pouco tempo. E uma mudança repentina, não foi gradual. Aconteceu de um dia para o outro. Esse distanciamento social tão necessário e importante tem me deixado saudosista. Mas reconheço que o importante é olharmos o presente que nos traz tantos desafios de adaptações, de nos reinventarmos, de reaprendermos. E é assim que estou vivendo as minhas semanas de quarentena: nos adaptando a uma rotina totalmente diferente, a uma convivência mais próxima dentro de casa, uma afastamento físico maior de outras pessoas, novas formas de interação e convívio.

Esse estado de isolamento que estamos submetidos junto dos medos recorrentes da pandemia e do medo decorrente do que está acontecendo no mundo, geram uma pressão grande. Precisamos resistir e persistir. Para isso eu entendo que é importante respirar. Ter momentos suaves e agradáveis. Eu tenho buscado coisas leves que me desfoquem um pouco do contexto e me permitam ver as possibilidades que temos de nos reinventar e enxergar a capacidade do ser humano readaptação e de ser melhor.

Nessa terceira semana de quarentena eu assisti à comédia italiana "E Agora? A Mamãe Saiu de Férias?". O filme aborda um tema já conhecido que é a sobrecarga da mulher que vive dedicada a família, aos afazeres de casa, aos cuidados dos filhos. 
Por um lado é interessante ver que as mulheres de outros países, outro continente, outra cultura também vivem e sentem as situações que vivemos. Que não é uma peculiaridade apenas da sociedade do meu país. 
Foi interessante confirmar o que a minha psicóloga sempre me dizia: "sai de cena por uns tempos. Deixa eles (marido e filhas) se resolverem". Parece mesmo que esse seja o caminho. 


Sinopse: "Carlo e Giulia têm três filhos: ele é um pai distraído e absorvido pelo trabalho; ela é uma mãe que se dedicou à sua família, desistindo de sua carreira. As crianças são Camilla, uma adolescente rebelde de 13 anos de idade, Tito, de 10 anos, inteligente e de humor duvidoso, e a pequena Bianca, de 2 anos, que não fala, usa gestos e só faz o que quer. Giulia, cansada da rotina, conta à família sairá por dez dias de férias – sozinha. Carlo de repente se encontra em um verdadeiro pesadelo! Entre jantares para preparar, lidar com a rotina das crianças, quase desastres e compromissos de trabalho perdidos, Carlo sobrevive a esses dez intermináveis contando com a ajuda inusitada de uma babá. Será que esse tempo foi necessário para conhecer melhor seus filhos e aproximar a família?".

Assisti a uma live do músico Jack Johnson. Foi ótimo e descontraído. Muito bom ver como vários artistas estão se reinventando e trazendo esse tipo de conteúdo para seu público. Gostei dessa sensação de proximidade, de um show intimista e da sensação que estamos um na sala do outro.


Pintei mais uma peça para o velho conjunto de inox. Dessa vez foi o porta-guardanapos que veio se juntar as outras peças já coloridas. Ainda faltam duas para concluir o projeto. Acho que até o fim da quarentena eu termino.


Precisei sair de carro para entregar um documento. Não saímos do carro, não tivemos contato com ninguém. Passamos pela Praia de Ipanema em um domingo de sol. A imagem da praia vazia traz dois sentimentos opostos: uma certa tristeza de ver esse vazio e uma enorme alegria de ver as pessoas respeitando as instruções de isolamento. Mas infelizmente a praia e a orla não estava completamente deserta como neste trecho da foto. Algumas poucas pessoas ainda desrespeitam. Que angústia ver essa falta de responsabilidade!



Assisti a série "A Vida e a História de Madam C.J Walker". Uma biografia com 4 episódios, na Netflix, que segue a vida de Sarah (Octavia Spencer). A empresária, Madam C.J. Walker foi a primeira mulher negra dos EUA a se tornar milionária na história do país, constando inclusive do livro dos records. Ela chegou a esse feito sozinha, totalmente por conta própria e ainda fez isso em uma época pós-abolição no país. Ou seja enfrentou fortemente o racismo e o machismo como pedregulhos em seu caminho. 
É uma série curta, muito interessante e motivadora. Mostra a garra e determinação de uma mulher que conseguiu superar os obstáculos que se apresentaram e sua trajetória, venceu os preconceitos e lutou para conquistar os seus sonhos. Fala de assuntos que ainda são batalhas para as mulheres atualmente como o posicionamento no mercado de trabalho, a igualdade salarial e imposições quanto a aparência, machismo, racismo e opção sexual. Mesmo trazendo temas densos, é uma série leve por ser de uma pessoa vencedora. Traz esperança.



Tenho procurado me alimentar melhor com saladas e muita cor. 


Assisti ao filme "Sete Dias Sem Fim", uma comédia que conta a história de uma família que precisa reatar os laços após a morte do pai. O patriarca dos quatro filhos adultos e com caminhos distintos traçados, deixa como último desejo que a família cumpra o Shivá, período de sete dias de luto no judaísmo. Dessa forma os filhos e a mãe extrovertida terão que viver por uma semana sob o mesmo teto novamente. Isso com os agregados juntos (filhos, esposas, maridos, namorada). É nesse período 
que os irmãos (vividos por Jason Bateman, Tina Fey, Adam Driver e Corey Stoll) e mãe da família (Jane Fonda) têm a oportunidade de se reconectarem e reavaliarem a suas próprias vidas, seus relacionamento e suas escolhas. Um filme divertido e que emociona.



Que a gente encare esse período com esperança, responsabilidade, força e buscando momentos de inspiração e leveza para nos ajudarem a ver com clarezas as oportunidades que estão a nossa frente. 



Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

38 comentários:

  1. OLá. Parabéns pela publicação muito completa. Ao menos que hajam coisas diferentes para se fazerem e verem! Adorei o pratinho... Nhame :)!
    -
    Fazes-me falta...
    -
    Beijo e uma boa noite
    "Proteja-se"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cidália, muito obrigada.
      Tento variar a programação e os interesses por aqui. Vamos tentando levar esse período da melhor maneira possível, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que quarentena produtiva, sou apaixonada demais nas suas pinturas. Fico desejando uma para mim. Gostei das dicas de série e filmes.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, até que tenho tentado aproveitar bem, apesar de me sentir meio fazendo mais do mesmo. Mas tenho aproveitado para fazer nada e só descansar também
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Adorei sua salada.
    Não sabia desse último filme.
    Adoro suas pinturas e fiquei interessada nessa série da netflix. A Jack tanto tempo que não escuto nada dele, perdi essa live.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Chris, fiquei curiosa com esses dois filmes. Já quero assistir!
    Por aqui também tem muita gente que não respeita a quarentena. É triste mesmo.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, eu fico muito preocupada com essas pessoas que não respeitam, não acreditam, acham que é momento político. O problema é que eles prejudicam a quem está em casa também. Mas vamos fazendo a nossa parte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Olá!
    Nesse confinamento acabamos ficando mais próximos de algumas pessoas e tendo muito contato pelo celular além da enxurrada de informações que são jogadas diariamente para nós. O que no meu caso estou dosando essa quantidade.
    Gostei de saber o que você fez durante a semana , amei a salada e os filmes. Vou procurar o filme para assistir hoje a noite.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, é importante dosar sim. Equilíbrio é tudo. E é difícil manter o equilíbrio e a rotina nesse isolamento.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Uau, sua quarentena tem sido muito produtiva, estou assistindo muuuito filme e série por aqui! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaila, até que tem sido sim. Mas algumas horas eu fico no marasmo, sem fazer nada. É importante também ter esse tempo ocioso.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  7. Oi Chris, Fiquei super curiosa com o filme A mamãe saiu de férias, mas não estou encontrando. Once você assitiu? Tem na Netflix?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A sua semana foi beem produtiva, fez bastante coisas. Eu quase não fiz muita coisa, não estou dando tão certo quanto gostaria com essa quarentena.
    Adorei essa peça pintada, fico feliz ao ver a praia vazia por saber que estão todos respeitando. As séries nenhuma eu conhecia, mas vou dar uma olhada mais tarde na Netflix :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, eu também fico feliz e esperançosa quando vejo o povo respeitando. Por outro lado fico triste e com muito medo quando vejo o povo nas ruas como se nada estivesse acontecendo.
      Nem sempre dá para ser produtiva nesse esquema de estar em casa. É difícil mesmo. Mas precisamos fazer alguma gestão do nosso tempo para aproveitá-lo melhor.
      Uma ótima semana pra você.
      beijos
      CHris

      Excluir
  9. A semana pareceu ser super divertida e produtiva! Esperamos que se mantenha !!

    Beijinhos :D

    https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Andreia e Jéssica. procurei me ocupar com o que gosto e tenho disponível, mas senti muita falta de fazer outras coisas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Oi Mamãe!
    Impressionante a praia sem mimguém, que castigo divino este, nós que abusámos tanto da natureza ela agora nos castiga não nos deixando usufruir dela!! Você tem sempre uns óptimos programas para a quarentena!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marisa, eu acredito que a natureza esteja realmente precisando desse respiro, desse tempo.
      Tenho procurado fazer o que está ao meu alcance, mas tenho sentido muita falta de estar lá fora também.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Aff, ainda fez imensa coisa... a minha semana foi uma não produtiva s:

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Joana, às vezes não ser tão produtiva e fazer nada é muito bom também.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Verdade fomos todos pegos de surpresa , ainda estamos meio confusos mas esperançosos de que quando tudo isso passar ao abrir as portas encontremos um mundo melhor lá fora. Lindas fotos, adorei as pinturas e a salada rsrs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, espero sinceramente que o mundo esteja melgor, que nós estejamos com uma visão melhor do mundo, do quanto a natureza é importante para a nossa sobrevivência
      Beijos
      Chris

      Excluir
  13. Não é fácil mas a gente precisa ocupar o tempo.
    Feliz Páscoa
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, não tá fácil não. Chega uma hora que parece tudo igual. Afff
      Muito obrigada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Assisti a um filme hoje que vc havia recomendado num post de carnaval Dhanak
    Na mesma temática de culturas de fundo amei o Lion- uma jornada para casa que se passa na India e
    Uma boa mentira que começa no Sudão.
    Adorei a resenha do Dhanak. 😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sílva, bom saber que você aproveitou uma dica aqui do blog. Fico feliz.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. uam loucura ver a praia vazia assim num domingo de sol né, tomara que isso logo passe e possamos voltar a aproveitar...
    amo seus artesanatos, sempre pinturas mt lindas e já babei nessa salada

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, e a Praia de Ipanema, a famosinha. Muito louco mesmo!
      Muito obrigada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. tem sobrado tempo pra fazer bastante coisa né?
    adorei seu porta guardanapo, ficou lindo

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meloren, nem sempre sobra não. Muitas vezes eu me enrolo no home office e quando vejo já está tarde. Mas procuro organizar o meu tempo e me policiar para ter uma certa rotina.
      Muito obrigada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  17. A semana foi bem legal, Chris!
    Aqui em meu bairro na quarta estava tipo 50%, o pessoal tá relaxando. Como estava uma semana sem sair me surpreendi, tinha a sensação de que estava tudo parado...ilusão, tá fervendo e ainda mais com o feriado. Medo!

    Ficou linda a peça pintada, salada apetitosa!
    Estou terminando LCP e vou assistir esta que vc comentou.
    Que a consciência e bom senso falem mais alto e nos isolemos.
    Boa Páscoa, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, acho que está rolando um relaxamento mesmo do povo. O meu bairro está bem parado, praticamente ninguém nas ruas. Mas alguns bairros do Rio estão mais movimentados. Uma preocupação!
      Tomara que você goste da série.
      beijos
      CHris

      Excluir
  18. Realmente, as coisas mudaram muito. Estou para completar 1 mês em quarentena e ontem o governo estendeu até 05 de maio por aqui. Mas não sabemos se depois não vai estender de novo né?

    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália,
      completei um mês na quarentena hoje! Já foi estendido aqui também. Espero que as pessoas respeitem a quarentena. Quanto melhor fizermos esse período, mais rápido ele acaba. Assim eu espero.
      beijos
      Chris

      Excluir
  19. Oi Chris, tudo bem?
    Que bacana que você tem conseguido fazer coisas diversas nessa quarentena. Realmente não tem sido fácil, estou em casa desde 13/03 e sinto bastante falta da rotina antiga. Mas vamos torcer pra que passe o quanto antes...
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, também estou em casa desde então. Um mês já! Nossa! Vamos rezar para passar logo e que fiquemos livres desse virus.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo