quarta-feira, 13 de maio de 2020

Livro que eu levaria para o café da livraria - "Lendo de Cabeça Para Baixo"

No meio do caminho tinha uma livraria. Que saudade!

No meu caminho para casa tem uma livraria. Eu gosto de vez ou outra, sem planejamento, simplesmente porque deu vontade, de no meu caminho de ida ou vinda, entrar nessa livraria; acompanhar a bancada com o livros passando a ponta dos meus dedos apenas para sentir a textura das capas; pegar aleatoriamente um exemplar que tenha me chamado a atenção seja pela capa, pelo título ou pelo autor; subir as escadas em direção ao café; escolher uma mesa com vista para os livros, prateleiras, leitores e vendedores; pedir uma soda morangada com uma fatia de bolo. Ficar ali saboreando as páginas do livro e o movimento lá embaixo, entre garfadas do bolo e goles da bebida refrescante. Um frescor no meu dia!

Com essa saudade no peito e impossibilitada de entrar na livraria do meu caminho, resolvi navegar nos blogs de leituras e me de parei com a dica de livros leves para ler na quarentena, no blog Infinitas Vidas, da Priih.

O livro "Lendo De Cabeça Para Baixo" me chamou a atenção pela capa, pelo título (estamos em uma fase que parece que o mundo virou de cabeça para baixo) e pela sinopse (fala de livraria).

Este seria um livro que eu pegaria na bancada da minha livraria e levaria para iniciar a leitura no café, pensei. Outro ponto positivo foi que a sinopse me fez lembrar o livro "O Bom Tricô", que eu amei.

Eu queria sentir a textura, o cheiro, o peso do livro em minhas mãos. Queria ouvir o som do virar a página. Assim encomendei o livro físico. Quando ele chegou preparei a soda morangada que ficou parecida com a servida no café da livraria do meu caminho, peguei uma fatia de bolo (até pensei em fazer o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese que sempre peço na livraria do meu caminho, mas fiquei com o bolo de churros que já tinha em casa) e comecei a leitura.



"Lendo de Cabeça Para Baixo" é mesmo um romance leve e gostosinho de ler. Fala do processo de recuperação de Ros. Ela encarou um tempo de depressão após ser largada no altar sem explicação. Nesse caminho doloroso de recuperação ela se renova, redescobre, reinventa. 

Apesar do livro tratar a questão da depressão e da recuperação, a história é contada de forma leve, com diálogos fluidos e divertidos, personagens diferentes e que suas tramas se entrelaçam. 

Engraçado em momentos eu ficando meio sem paciência com o "mimimi" da Ros (o que me fez pensar se eu não estava sendo empática com a dor da personagem, e se esse período de isolamento já está me deixando mais intolerante e irritada), achando que a autora fala muito muxoxo (todos os personagens fazem muxoxo a todo momento, quase fiquei com cacoete de fazer muxoxo também) e que ela adora uma tal janela bay window porque praticamente todos os ambientes que ela descreve tem essa bendita janela que eu tive que recorrer ao Google para identificar qual era, não consegui parar de ler. Queria saber qual o próximo passo dos personagens, o que aconteceria com a Ros, qual seria a revirada na vida dela e de seus amigos e familiares.

Realmente uma leitura leve que flui e desperta a curiosidade. Os personagens são carismáticos. A escrita desperta a imaginação. Entre as linhas e descrições eu visualizava na minha mente as cenas e cenários (menos as janelas bay window até dar uma "googlada"). Caminhava pelas ruas, sentia o frio, entrava na livraria de Ros, pisava na grama do jardim, circulava pelos cômodos das casas os personagens. Me sentia íntima deles.



"Lendo de Cabeça Para Baixo" é um romance fácil de ler e de se envolver com a leitura.  Fala de como as amizades podem surgir entre pessoas completamente diferentes e como as amizades podem transformar a nossa vida. Fala também do tal crescimento pós-traumático que tanto está sendo dito e esperado para as nossas vidas pós-COVID-19.

Durante a leitura a história de Ros atenuou a minha saudade da livraria do meu caminho, mas no final me deixou com saudades do personagens, suas histórias, seus tropeços e acertos. Agora fiquei com vontade de outro livro que eu pegaria aleatoriamente na bancada da livraria do meu caminho e levaria para o café.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Acredito que é um livro fascinante de ler

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Fantástica publicação! Adorei :)
    -
    Pétalas da solidão ...

    Beijo e uma excelente noite

    ResponderExcluir
  3. Juro que deu vontade de passar nessa livraria. E o livro, também me deu bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com imensa vontade de ler esse livro. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria é uma boa leitura para essa fase que estamos vivendo. É leve, divertida e flui.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Eu adoro leituras que fluem.
    Achei uma graça a capa do livro também.
    Eu tenho que voltar a ler larguei um livro aqui por enquanto, mas quero voltar a lê-lo logo.
    Beijos!

    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também largo alguns livros que começo. Por isso gosto dessas leituras que fluem e a gente não consegue parar ou de livros de crônicas porque podemos parar e retornar a qualquer momento.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Chris, não conhecia esse livro, mas achei até que interessante, já que fala sobre depressão (mesmo que de forma leve). Quero dar uma chance a esse livro.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, acho que vale a pena dar uma chance ao livro. Ele é bom de ler. Flui.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Ah, estou doida para ler esse livro! Espero conseguir logo. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, já quero ver a suas resenha do livro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Esse é mesmo um livro levinho. Acho que eu estou tão acostumada com minhas leituras pesadas que fiquei muxoxo quando li esse livro cheio de amor, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Leslie, nesse momento estou procurando coisas leves. Ri com o muxoxo.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo