quinta-feira, 7 de maio de 2020

Festival Varilux em Casa - Filmes franceses com companhia virtual

Eu sou a louca do Festival Varilux de Cinema Francês que rola anualmente. Fico querendo assistir todos os filmes. Coisa que normalmente não consigo pela falta de disponibilidade de tempo. Mas sou tão fissurada que cheguei a assistir a três sessões seguidas. Tipo sai de uma e corre para entrar na outra. No final eu já estava até me achando fluente em francês. 

Sempre que consigo dou preferências às sessões com a presença de diretores e artistas, fico para os debates e tal.

Nesse ano com essa situação de pandemia que estamos vivendo, o Festival Varilux não pode acontecer. Mas para não deixar o povo que curte o festival e um cineminha francês totalmente órfão, a organização disponibilizou 50 filmes (isso mesmo, cinquentinha!) dos festivais passados gratuitamente na plataforma looke. Ou seja, está rolando Festival Varilux em Casa.

Lá fui eu a alucinada do festival querendo assistir a todos. Mas bateu a saudade de ir a um cinema de rua, entrar na fila da pipoca, sentar na cadeira do cinema em frente ao telão e depois do filme comentar com uma amiga (maridón não curte muito esses filmes). 

Daí que bateu nessa caixola aqui a ideia de combinar com uma amiga de assistirmos a alguns filmes juntas. Cada uma na sua casa, porém juntas. Combinamos um horário, escolhemos o filme. Exatamente no horário marcado, as duas em seus respectivos "zap" apertamos o play. 

O primeiro escolhido para a sessão em casa porém compartilhada foi "Normandia Nua". 


"Normandia Nua" é um filme que trata questões relevantes como o impacto a redução do consumo de carne sob o ponto de vista dos pecuaristas, a crise do preço dos produtos agrícolas na vida das pessoas que vivem do campo, porem com leveza e humor.  Um humor sutil que aparece nas atitudes dos personagens e na própria ideia central do filme (fazer camponeses franceses que ainda têm a nudez como tabu aderirem a ideia de um artista conceitual americano).

O filme mostra cenas lindíssimas das paisagens do campo e por outro lado mostra também que a vida nas áreas rurais é muito mais do que belas árvores, campos floridos e amanhecer deslumbrante. Mostra que a realidade pode ser bem diferente.

Assistir ao filme juntas, fazendo comentário pela WhatsApp, falando besteira, rindo, fez o filme ficar mais divertido, a nossa quarentena com mais conexão e mais proximidade, apesar do isolamento.



Por coincidência a foto nua a ser feita na Normadia seria no dia 30 de abril, mesma data que estávamos assistindo ao filme. A ideia foi tão boa que resolvemos repetir a dose no dia seguinte e a escolha foi "Lulu, Nue e Crua".



Mais um filme que fala de assuntos sérios com leveza e humor. "Lulu, Nua e Crua", baseado na HQ francesa de Etienne Davodeau, fala de retomar as rédeas da própria vida, de liberdade, de redescobrimento, autoestima, culpabilidade da mulher que deixa filhos e maridos por alguns dias em busca de si mesmo, e principalmente de solidão. 

As cenas são na cidade litorânea Saint-Gilles-Croix-de-Vie, porém em uma estação do ano com temperaturas baixas, com os dias acinzentados e um clima de melancolia. Mas tudo isso é apresentado com humor. 

Acompanhando a aventura louca de Lulu torcemos por ela, pelos personagens que ela encontra em seu caminho. Em alguns momentos eu confesso que até me deu uma certa vontade de experimentar algo louco assim (não tão desesperado, mas tão ousado quanto). Tá certo que fazer esse tipo de loucura desesperada em uma cidade francesa é bem diferente de correr esses riscos em qualquer cidade do Brasil. 

Mais uma vez foi divertido te a companhia da amiga para assistir ao filme. 


Quando assistimos filmes juntas sempre que uma chora, por simples falta de maturidade e crise de bobeira, a outra ri. Acabamos caindo no riso em meio as lágrimas. Por isso o combinado nessas sessões virtualmente juntas era quem chorasse mandar selfie para a outra. 



Quem disse que adulto tem que ser maduro sempre? Quem disse que para falar de assuntos sérios precisamos estar sisudos? Como sempre digo levar a vida a sério e diferente de levar a vida sério.

Outros filmes disponíveis no Festival Varilux em casa que eu já assisti e comentei no blog:

- "Meu Bebê";




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Muito bom isso e ainda mais em companhia... Passará muito tempo ,creio, sem cinema fora de casa! Pena!" bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, sim, com certeza, passaremos muito tempo sem cinema na rua. E eu sinto uma falta danada...
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Gostei da publicação... Cinema em familia é outra coisa. Haja alegria!:)
    -
    Esculpir um novo resumo.

    Beijo e uma boa noite ! :)

    ResponderExcluir
  3. Agora tem mesmo que ser tudo virtual! Gostei das sugestões. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI INês, estamos mesmo em tempos de transformação digital.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. que bacana essa ideia de assistir juntas, vou aderir

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mel, eu achei bem legal mesmo. Foi muito bom.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Achei essa ideia de assistir aos filmes com a best, conversando via WhatsApp, demais!
    O primeiro filme me interessou bastante, quero assistir.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pathy, foi bem divertida essa maneira de assistir filmes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Olá Chris: gostei muito da ideia de verem os filmes "juntas". Parecem bem interessantes os filmes que escolheu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Márcia, os filmes são interessantes sim e ficaram mais divertidos com a companhia virtual da amiga.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Também já fiz isso em quarentena, filmes e séries :)

    ResponderExcluir
  8. Bom que todas as empresas e afins estão se adaptando, né? ♥
    Eu fiquei bem curiosa para assistir "Lulu, nu e crua". Adoro filmes que falam de temas sérios, mas de maneira leve. =) E, sim!!! Adultos não precisam ser maduros sempre. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol eu gostei muito de Lulu, Nua e Crua. Acho que hoje vou ver outro filme lá do Festival Varilux em Casa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Que bacana terem disponibilizado os filmes, pena que não gosto de filme francês [se fosse cinema espanhol, já iria correr para assistir, rs].

    Vi seu post sobre Wynwood, as fotos ficaram lindas! Eu tbm não me interessava por Miami achando que era apenas praia e compras, porém surgiu uma oportunidade imperdível e amei ter ido!

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anete, eu também tenho gostado muito dos filmes e séries espanhóis.
      que bom que vc foi no post de Wynwood.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi Helena, filme é sempre uma boa diversão sim.
      beijos
      CHris

      Excluir
  11. Olá!
    Gostei da temática do filme abordado, queria ser vegana mas, ainda não consegui. Amo queijos e consumo carnes.
    Mas, várias refeições eu faço vegetarianas. Acho maravilhoso quando mostra os pratos da sua filha vegana.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, eu tb gostei muito da temática do filme "Normandia Nua". Eu acho muito difícil ser vegana. Estou reduzindo bem o consumo de carne, mas não consigo abrir mão de ovo e queijo. A minha filha segue firme e determinada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Que interessante, eu conheço muito pouco o cinema francês.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lulu, eu gosto muito do cinema francês. acho que vale a pena explorar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Eu normalmente assisto filmes online com as minhas amigas virtuais por um aplicativo de celular chamado "RAVE" dá pra conectar com a netflix e até ver filmas da web, ele abre uma sala com o bate papo pra quantas pessoas forem necessárias!
    É sempre muito divertido assistir com as amigas, né?
    E eu ADOREI a indicação do site, veio em ótima hora e com certeza vou assistir alguns títulos! <3
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Bruna, muito obrigada pela dica de aplicativo. Vou experimentar com as minhas amigas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Adorei a indicação, ótimos para assistir com o boy no fim do dia

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  15. OI JUliana, espero que vocês aproveitem as dicas.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo