domingo, 29 de novembro de 2020

A Semana 47 de 2020 - Trigésima Sétima de Quarentena

 

É caminhando que o caminho se mostra... nos momentos em que começo a me sentir muito presa, tolhida da minha liberdade, do meu direito básico de ir e vir, eu tenho saído para caminhar na rua, procurando outros olhares, sentindo o vento, buscando beleza nos detalhas, tentando manter o foco nas coisas bonitas do dia a dia e disponíveis mesmo com toda a restrição.

Foi caminhando simplesmente para caminhar que me deparei nesse muro em um caminho que já tinha passado diversas vezes, mas nunca reparado. 


No início da pandemia, no período de isolamento total, eu me animei a cozinhar, experimentar pratos diferentes, buscando dar mais sabor e colorido para as refeições. Uma forma de enfeitar os dias. 

Mas depois, conforme a história foi se prolongando e abrindo um novo capítulo a cada mês, eu desanimei. Cozinhar perdeu a graça. Fiquei meio apática a tudo que estava disponível dentro da restrição. 

Nesta semana consegui recuperar o ânimo para algumas atividades e cozinhar foi uma delas. Foi ótimo porque eu estava realmente precisando diversificar e desfiar um pouco o foco do trabalho, trabalho e mais trabalho.

Fiz um risoto vegano de de legumes bem temperado, cheiroso, saboroso e colorido. 


Gostei tanto da primeira temporada da série "A Maravilhosa Sra. Maisel" que emendei a segunda. Tão boa quanto. Nessa temporada o foco foi em histórias secundárias que foram também muito boas. A série conquista por ser aquela comédia engraçada sem precisar forçar a barra.

Sinpose:"Após o triunfo de Midge no Gaslight, as consequências de ter enfrentado Sophie Lennon se aproximam, fazendo a sua ascensão na comédia mais difícil do que nunca. À medida que tornar-se uma comediante começa a pesar em Midge, a pressão para que ela se acerte com a sua família também aperta - especialmente porque as suas escolhas têm efeito cascata em todos ao seu redor."

The Marvelous Mrs Maisel

Aproveitando o rítmo da animação culinária preparei um espaguete de legumes (palmito pupunha, abobrinha e cenoura) com molho à bolonhesa de proteína de soja e beterraba. Tudo bem vegano!
 

Fiz uma caminhada pela orla para aproveitar o sol na pela, o vento nos cabelos e tentar sentir o cheiro da maresia através da máscara. Estar de frente para o mar é sempre energizante, mesmo que sem dar um mergulho. 

Mais uma refeição preparada com carinho paradar leveza e sabor aos dias: bifum com mix de cogumelos, abacaxi e amendoim. Esse já tem receita no blog!

Li "Na Corda Bamba", peguei o livro muito por acaso. Passei rapidamente na livraria para adquirir o livro do Barack Obama. No caminho para o caixa vi essa capa amarela e me interessei pelo título e tema. A intuição foi certeira! Fiz a leitura desse romance aparentemente de leitura simples, porém com muitas reflexões sobre temas importantes, em dois dias. Peguei e não larguei. Tenho que fazer um post sobre o livro.

Sinopse: "Certa noite, num supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne, alguém faz um vídeo da situação e a comoção só termina quando o pai da criança aparece.

Alix, a mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido. Bem-sucedida e dona de uma marca envolvida na luta pelo empoderamento feminino, ela decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça.

A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás. Aos 25 anos, trabalhando sem carteira assinada e prestes a perder o seguro-saúde, ela está às voltas com os desafios da vida adulta e a última coisa que quer é ser exposta pela divulgação dessas imagens.

Mas, quando uma parte do passado de Alix vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.

Um romance essencial para os tempos atuais, Na corda bamba fala sobre como o racismo e o privilégio afetam as relações interpessoais no dia a dia. Com uma narrativa vibrante e provocativa, é também uma reflexão sobre como a necessidade de “fazer a coisa certa” pode nos colocar, às vezes irreversivelmente, no caminho errado.".

Para animar, alegrar e adoçar uma noite de chuva fizemos bolinho de chuva vegano com doce de leite também vegano. Aquela confort food para lembrar as leituras do Sítio do Picapau Amarelo. 



Depois de uma noite de chuva, uma manhã de sol. Saí bem cedo com a minha filha mais velha para conhecer o Mirante Rocinha. A ideia era chagar ao espaço com ele abrindo e ainda vazio. Conseguimos chegar e ir embora antes de qualquer outra pessoa. Deu tempo de aproveitar a vista deslumbrante e o dia lindo mantendo o distanciamento. 


Foi bom recuperar o ânimo para me entreter com atividades em casa, como cozinhar e até retomar as postagens no blog. Eu estava me sentindo muito apática. Foi bom dar essas pausas para caminhar e estar ao ar livre. A natureza tranquiliza, traz esperança. 

Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. eu voltei a ter medo de caminhar com o aumento excessivo de casos. parece uma delícia esse risoto. fiquei interessada por esse livro. nossa, não ligo nada por bolinho de chuva. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, está mesmo assustador o aumento do número de casos. Temos que nos cuidar e evitar ao máximo o contato. Eu procuro escolher os horários mais vazios e os caminhos mais fora do fluxo do comércio, do metrô, etc. dos lugares por onde circulam mais pessoas. Vamos nos cuidando.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Oi Chris!
    Sempre bom dar um tempo e poder fazer uma caminhada apreciando as paisagens ao nosso redor, esse muro está maravilhoso!
    Não sou vegana mas olha, que vontade de experimentar todas essas delícias aí.
    Fiquei super curiosa no livro, já quero ver a resenha completa e espero achar ele pra ler também.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vaci, acho que a resenha sai ainda hoje. Vou me animar a postar!
      É bom mesmo dar uma caminhada e relaxar, exercitar o corpo.
      Eu também não sou vegana. A minha filha que é, e por isso tenho experimentado mais essas opções veganas. Sabe que eu tenho gostado muito?!
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. uma ótima semana hein
    suas comidinhas me deram água na boca

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, foi boa sim. Foi mais produtiva de coisinhas extra trabalho.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Respostas
    1. OI MOnique, é bom olhar pra trás e ver que a semana foi proveitosa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que bom que tem conseguido dar uns pequenos passeios. E fiquei babando no macarrão e nos bolinhos de chuva veganos.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, com cuidado tenho conseguido alguns passeios ao ar livre. Mas estou achando que terei que me restringir mais. A coisa está feia aqui no Rio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Numa breve passagem - com mensagem colada - a fim de poder chegar a todos. Desejando que todos se encontrem bem de saúde. Obrigada a todos por não me terem “abandonado” Voltando, conforme o tempo me permitir. :)
    --
    “ Liberdade hipócrita ”
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana;-Prolongado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cidália, muito obrigada por passar por aqui. Isso mesmo, volte conforme o seu tempo, sem cobranças.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo