segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Bifum com mix de cogumelos na manteiga, abacaxi e amendoim


Já falei por aqui que a minha filha mais nova é vegana. Mesmo essa sendo uma opção apenas dela e não do resto da família, pelo menos por enquanto, eu procuro algumas receitas que todos possam gostar, saborear e se sentirem alimentados. Facilita muito quando isso acontece porque podemos ter um cardápio único na tal refeição. 

Essa semana eu preparei um bifum com mix de cogumelos na manteiga (vegana) com abacaxi e amendoim que ficou maravilhoso.

cogumelos na manteiga com abacaxi e amendoim

Pra quem não conhece o bifum é tradicional em diversos países asiáticos. É aquele macarrão fininho feito de arroz. Isso mesmo, o bifum é feito basicamente de arroz e água, o que o torna uma boa alternativa para os veganos, já que não possui ingredientes de origem animal.

O que utilizei:

- 2 bandejas de mix de cogumelos (shimeji, shitake; portobello e paris)
- 1/2 abacaxi cortado em quadradinhos;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 punhado de salsa e cebolinha picados;
- 1 pacote pequeno de Bifum (200 g);
- 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
- 1 fio de azeite;
- 2 colheres de sopa de manteiga vegana;
- 1 punhado de amendoim;
- sal e pimenta à gosto.

Como fiz:

Deixei 1 1/2 litro de água no fogo para atingir fervura. Enquanto isso...
Cortei o abacaxi em quadradinhos médios e refoguei em uma frigideira com a manteiga e um fio de azeite por aproximadamente 2 minutos. 

cogumelos na manteiga com, abacaxi e amendoim


Em outra frigideira refoguei com uma colher de sopa de manteiga vegana, um fio generoso de azeite e as duas colheres de sopa de óleo de gergelim eu refoguei a cebola e o alho. Acrescentei os cogumelos picados e deixei pegar cor e sabor.

Juntei o abacaxi aos cogumelos, adicionei o amendoim e misturei bem deixando apurar mais o sabor. 



Finalizei com as salsa e cebolinha picadas.  Cogumelos na manteiga com abacaxi e amendoim finalizados. Eu voltei para a água que estava fervendo, desliguei o fogo e coloquei o bifum para hidratar por dois minutos (é bom dar uma soltada com o garfo). Depois de hidratado o bifum, escorri a água quente e dei um choque térmico com água fria. 

Servi o bifum em um pirex e joguei os cogumelos por cima. 

cogumelos na manteiga com abacaxi e amendoim

Quem quiser pode acrescentar um pouco de shoyo nos cogumelos. Mas eu queria o bifum bem branquinho e os cogumelos com o sabor da manteiga ressaltado. Por isso não coloquei o shoyo. 

cogumelos na manteiga com abacaxi e amendoim

Ficou delicioso e bem leve!

Outras receitas de Bifum

- Bifum Vegano;
- Bifum de Legumes.




Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Eu faria sem o abacaxi pq não gosto de nada que seja doce nos rpatos salgados.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anete, eu já sou daquelas que adora misturar doce com salgado.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Bem lindo,saboroso e bem apresentado prato.Pra mim o abacaxi dá um toque especial! Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, pra mim também. E contrasta bem o sabor. Eu adoro misturar doce e salgado.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Essa eu passo, detesto cogumelos. xD Mas está com uma cara ótima.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, sabe que eu também não gostava. Mas aos poucos o meu paladar foi mudando e hoje eu adoro.
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa, que comida bonita que ficou!!! Eu amo cogumelos, em especial esse shimeji. Parece estar uma delícia, deu até fome.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ava-Amanda, tudo bem sim.
      Ficou muito gostoso sim. Eu achei que a combinação de sabores e texturas ficou bem interessante.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. que prato lindo e interessante. obrigada pela receita. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pedrita, nessa semana andei dando uma variada no cardápio. Me animei! kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Receita perfeita, só ingredientes bons! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Émerson, uma ótima semana para você.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo