segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

 

Continuo escolhendo com muita cautela os lugares a frequentar. A Casa Roberto Marinho reabriu mais rosa do que nunca. Por ser um espaço cultural com jardim e normalmente ficar vazia, eu resolvi verificar como estava o movimento. Se estivesse com muita gente para ver as exposições em cartaz, eu ficaria apenas pelos jardins, o que já valeria a pena. 


Casa Roberto Marinho

Porém o meu objetivo mesmo era conferir as exposições. Aproveitei os benefícios do home office e a possibilidade de flexibilizar o horário e fui à Casa Roberto Marinho em um dia de semana no intervalo para o almoço. Assim teria mais garantias do local estar com pouco movimento. 

Eu vi na internet que um grupo de passeios pelo Rio estava combinando a visita nesse mesmo dia. Então fui antes deles de forma que eu teria tempo para percorrer o espaço e sair antes do grupo chegar.

E me surpreendi. O movimento era zero! Tive uma Casa Roberto Marinho só para mim e os funcionários muito bem protegidos seguindo todo o protocolo de segurança. 

Assim vi com calma e tranquilidade as duas exposições "[enquanto]" que foi organizada durante a quarentena. Traz obras de três artistas, Carlos Verfara, Luiz Aquila e Roberto Guimarães elaborados no período do isolamento social. 

A outra exposição "livros e artes", que eu vou mostrar algumas fotos aqui, traz nove salas, cada uma dedicada a um artista contemporâneo e a sua experiência na confecção de um livro-objeto. 

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Na sala Luiz Zerbini eu gostei demais da fusão entre natureza e artes gráficas.

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Fiquei impressionada com a beleza e cores da pintura "a visão de Zerbini da Primeira Missa no Brasil".

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Já na sala de Pedro Cabrita Rei eu não me contive e me inseri na obra "Cântico Negro", uma interpretação do poema "Cântico Negro", do escritor português José Régio.

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Na sala de Ferreira Gullar vaguei entre poemas

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

E relevos. Interessante saber que essas colagens nasceram meio por acaso, com uma espécie de acidente. O artista estava colocando recortes sobre desenhos quando seu gato esbarrou e desarrumou os recortes. Ferreira Gullar resolveu, então, cola-los tal qual como ficaram.


Fiquei encantada com esses fragmentos de corpos femininos. Trazem um sensação de intimidade com a obra.

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

A entrada da sala de Frans Krajcberg e Leo Battistelli está impactante nesse tom de vermelho vibrante. 

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Frans Krajcberg é meu preferido. Amo. A primeira exposição de arte (sem arte dos alunos na escola) que vi na vida foi desse artista muito especial, no MAM-RJ.



Sempre me impressiono com a  transformação que ele fazia nos restos de uma queimada. Ele dava um jeito de manter vivo o que restou, mas não sobreviveu às chamas. 

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

As formas em cerâmica esmaltada de Leo Battistelli fazem lembrar plantas, frutas, fungos (eu vejo nessa obra abaixo os fungos que ficam grudados em troncos úmidos). Com as cores vivas e brilhantes, as peças estáticas dão a sensação de vida na natureza. 

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Roberto Magalhães que está comemorando 80 anos possuem um colorido e um "q" de arte pop que eu gosto muito. 

Exposição "Livros e Arte" - Casa Roberto Marinho

Eu fiquei muito maravilhada com essa tela. Concordo plenamente com o título "Maravilha" para essa pintura.


Depois de alimentar a aminha alma observando as obras expostas com tranquilidade eu fui aproveitar o meu isolamento na Casa Roberto Marinho para tomar um café com muito chantilly no copo de cookie. 


Esse é o 20º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

36 comentários:

  1. nossa, tenho muita vontade de fazer esse passeio. e imagino que seja mais fácil não ter aglomeração. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, só vou sem aglomeração. E lugares culturais, infelizmente, atraem menos pessoas. Pelo menos alguns aqui no Rio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que exposição mais legal, eu adoraria visitar.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lulu, eu achei muito linda. Mas eu sou suspeita, adoro uma exposição.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Gostei bastante da sua publicação!"! :)
    --
    "É preciso acreditar em bons ventos"
    -
    Beijo, e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  4. Aí tem tantas exposições, aqui tem algumas e nem são tão divulgadas assim. Parece ter sido um passeio incrível e a melhor forma foi terminar com o café no copo de cookie. Queria!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, foi sim um passeio bem legal. E esse copo de cookie é tudo!
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que exposição linda, lindas obras adorei, é muito minha praia, amo arte!!! Gostei também da ideia visitar 100 lugares em 1 ano!Boa semana! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, eu também amo arte. Acho que alegra a alma. Mesmo quando é uma exposição que trata assuntos que incomodam. (Não era o caso dessa)
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Minha linda amei saber que foi visitar esse lugar maravilhoso e que lanche bonito no finl do post.

    E amei saber que é o 20° lugar do projeto 100 em 1. O meu está suspenso ainda, não me sinto segura ainda de sair, quem sabe ano que vem rs
    É um projeto para nos tirar da zona de conforto e visitar e conhecer diversos lugares incríveis.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, é um projeto bem estimulante. Estou andando com ele bem lentamente. Somente indo a lugares abertos e com poucas pessoas. Ou locais com muito, mas muito pouco movimento mesmo e com as medidas de segurança. Mas confesso que fico meio tensa. Meio com medo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Gente, que lugar incrível. Adorei essas obras, todas que mostrou estão incríveis. Pena que estou longe.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pathy, é bem incrível mesmo. Dá vontade de ir sempre. Tem verde, tem cultura, e pouca gente.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  8. Bem interessante. Eu acho que devemos voltar a frequentar os lugares que tenham pouca gente. Com todos os cuidados necessários (máscara, etiqueta respiratória, distanciamento social e higiene das mãos), o mundo não pode parar.

    Bjs
    Coisas de Feltro
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelo menos nesse período em que os números reduziram. Mas sempre cuidando ao máximo e com muita atenção da segurança. Tenho voltado aos pouco e com muita parcimônia, mas com muito receio ainda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Que lugar incrível, cheio de arte e de história. Já quero conhecer também!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau que lugar incrível, Chris. Deve ter sido muito bom passear por um lugar tão cheio de história e cultura! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, foi muito bom sim. Eu estava precisando.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Que lugar lindo, adorava um dia poder visitar. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, é lindo sim.
      Espero que um dia conheças o Rio de Janeiro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Que passeio maravilhoso, fiquei aqui desejando demais poder ir nessa exposição, aquele carinho para a nossa alma.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, pra mim arte é sempre um carinho. Muito bom, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Amei o passeio e as fotos, e muito bom quando não está bem movimentado e podemos ver com calma né?

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, e como é! Estou dando o maior valor aos lugares vazios. Nada de aglomeração.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Ah esse lugar é uma delícia! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ai que bom que estava vazio! Amei o conjunto de quadros do Luiz Zerbini e a tela Maravilha, que realmente faz jus ao nome.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, foi muito bom estar vazio. Só assim eu tive coragem de entrar e apreciar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Uma exposição ecepcional. Gostei das obras e dos monumentos. Fiquei com vontade de experimentar sua sobremesa.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Émerson, um ótimo final de semana pra você também.
      beijos
      Chris

      Excluir
  17. Passeio maravilhoso, amei cada foto e descrição, obrigada por compartilhar, uma viagem!
    Eita cafezinho bom!
    Abração e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, que bom que você gostou. Eu gosto de compartilhar arte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  18. Desde que os museus reabriram, ainda não fui em nenhuma exposição, estou deixando para o ano que vem, quem sabe. E não conhecia a Casa Roberto Marinho, mas amei saber que ela "está mais rosa do que nunca", rs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, eu fui a duas somente. E estavam beeeem vazias. Agora quero ir na terceira e estou planejando um dia e horário que eu espero esteja bem vazio. Se não tiver, eu não entro. Tenho receio.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo