terça-feira, 7 de julho de 2020

Pão de Canela de Ibitipoca


A saudade de viajar está uma loucura por aqui. Tudo desperta. Um filme, um livro, uma frase perdida, um cheiro, um sabor. 

Estou eu envolta na minha leitura, viajando nas histórias dos personagens quando esses resolvem embarcar para Ibitipoca. Ah, Ibitipoca... cachoeiras, trilhas, grutas, mirantes, mata, natureza, lobo-guará, comida boa, vila charmosa... quantas lembranças...

Até que em um diálogo os personagens do tal livro, que já chegaram em Ibitipoca, falam do tal pão de canela, a especialidade mais tradicional do local. Não tem como ir a Ibitipoca e não comer o pão de canela, não trazer pra casa, não chegar em casa e ficar desejando mais desse pão. O sabor e o cheiro brotaram nos meus sentidos.

Fechei o livro e fui para a cozinha preparar a tal iguaria. Na verdade, me arriscar no preparo já que nunca tinha feito antes. Não sei se foi sorte de principiante ou se a receita é bem fácil mesmo, mas ficou delicioso.


O que utilizei na massa:

- 3 ovos;
- 1 copo de leite morno - 250 ml;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 3 pacotinhos de fermento biológico fresco - 30 gr
- 1 colher de sopa cheia de manteiga;
- 1/2 xícara de óleo;
- 1 pitada de sal;
- 6 xícaras de farinha de trigo - pode precisar de um pouco mais ou menos, o importante é a massa desgrudar das mãos.

O que utilizei no recheio:
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de canela;
- 3 colheres de sopa de manteiga.

Como fiz o pão:

Coloquei em uma vasilha o fermento, o açúcar e o sal e misturei. Acrescentei o leite morno, o óleo, a manteiga e os ovos. Misturei com as mãos (sim, faz a maior melecada, mas é importante o calor das mãos).
Acrescentei quatro xícaras de farinha de trigo e continuei misturando com as mãos para ver o ponto. Fui adicionando as outras duas xícaras aos poucos para sentir a textura da massa.
Assim que a massa ficou homogênea e desgrudando das mãos (precisei sovar um pouco para chegar nesse ponto), coloquei para descansar por 45 minutos coberta com um pano de prato.

Enquanto a massa descansava eu preparei o recheio fazendo uma pasta com os três ingredientes e reservei.

Passado o tempo, massa crescida e descansada, dividi em dois pedaços.

Estiquei cada um deles com um rolo. Espalhei o recheio fazendo uma camada sobre a massa esticada. Eu achei que ficaria recheio demais e por isso não utilizei todo o conteúdo, mas me arrependi.



Enrolei em formato de rocambole e pincelei uma gema de ovo.


Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos. Quase queimou! Mas não queimou! Ficou perfeito.


Na próxima fornada eu colocarei mais recheio. Vou caprichar mesmo, sem dó nem piedade.



Comi uma fatia acompanhada de café e de lembranças desse lugar lindo que tenho vontade de voltar.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

53 comentários:

  1. nossa, ficou lindo, deu até vontade de tentar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. hmmmmmmm;;;Que delícia de ã]o! Ficou lindo e é ótimo! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, é bem gostoso mesmo. E ficou enorme. Muito maior do que eu esperava.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Ficou lindo! Vou tentar fazer aqui.

    Beijinhos.
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aspecto delicioso. Deixou-me a salivar.
    .
    Tenha uma tarde/noite feliz
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha esse pão com o gostinho da canela. Ficou lindo e a receita parece bem fácil. Vou querer experimentar, sem dúvida, já que adoro massas lêvedas e canela.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita do pão deve ficar bem gostoso.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, ficou muito bom. Para ficar melhor só colocando um pouco mais de recheio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Estou até com água na boca! Tenho a certeza que iria gostar desse pãozinho
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Mais que delícia, eu desejei demais ele aqui, ficou com uma aparência deliciosa.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Esse pão parece ter ficado uma delícia, adorei a receita e vou salvar para fazer <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, ficou muito bom sim. Vale a pena fazer a receita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Bom dia Chris,
    Obrigada por sua visita.
    Que pão delicioso. Adoro tudo quanto leva canela.
    Se saiu muito bem. Pode continuar...
    Beijinhos e ótimo dia.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Eu sou doida para conhecer Ibitipoca, Chris! Esse pão deve ter ficado incrível!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pathy, Ibitipoca é lindo. Vale a pena conhecer.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Que você possa voltar a esse lugar logo! ♥ E eu amei a receita e canela é tão bom, né? E caprichar no recheio é sempre válido hahaha. Mas o bom que você arrasou! Minha mãe, às vezes, se aventura fazendo pão na casa dela. Vou passar essa receita e acho que ela vai curtir! E falando em pão e livro, li uma história ano passado que lembrou o protagonista do seu post: "A padaria dos finais felizes". Lá, a protagonista também ensina algumas receitas. ;-)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, espero que a sua mãe curta a receita e experimente. Acabei de ler "A padaria dos finais felizes". Vou fazer um post sobre ele.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Que bom, ficou com um aspecto de babar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês e não foi só o aspecto. O sabor também está de babar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. cinamon is one of my favorite tastes...yummy

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia esse pão com recheio, e amei! Deve ser mesmo uma delícia.
    E sabe que eu deixo as coisas queimarem um pouco de propósito no forno, pois eu amo aquela crosta queimadinha e suculenta em pães, bolos e tortas. Eu sou a única louca que vai na padaria e pede os pães mais queimadinhos, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lesli, eu também amo a crosta queimadinha. As coisas que têm queijo no recheio eu sempre deixo tostar para depois comer a casquinha de queijo, kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Só comeu uma fatia? Eu comeria no mínimo 3, kkkkk. Deve ter ficado uma delícia, estou lombrigando, mas sou péssima em pão, rs.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, comi apenas uma de início. kkk. Depois comi praticamente o pão todo. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  17. Querida Chris
    Que apetite! O seu pão de canela, a sua forma de escrever e a vontade de viajar!
    Despertou e mim a vontade de colocar mãos à obra e fazer esse pão, de continuar a vir aqui ler o que escreve: tudo isso e mais ainda uma ânsia de conhecer Ibitipoca - bem haja!
    Continuação de uma boa semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Beatriz, que bom que despertei essas sensações em você,
      fico feliz.
      Uma ótima semana.
      beijos
      Chris

      Excluir
  18. Sentindo o cheirinho da canela aqui! rsrs... Amo!
    Fiquei com vontade de experimentar!
    Me parece delicioso!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dany, vale a pena experimentar essa receita. É muito bom,
      beijos
      Chris

      Excluir
  19. Oi Chris, tudo bem?
    Recém almocei, mas já fiquei com água na boca.
    Amo pão e amo canela. Como não querer experimentar essa delícia?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Ahhh morri de vontade aqui, adorei!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  21. eu gostei da sua receita, já quero fazer e provar

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, é bem fácil de fazer. Vale a pena arriscar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  22. Me deu água na boca esse pão. Ele parece estar delicioso.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  23. These breads look so delicious. Absolutely, it will be great with a cup of coffee :)

    Kisses

    ResponderExcluir
  24. Deve ter ficado delicioso. Eu só não me arrisco a fazer, pois sei que não teria paciência para sovar a massa... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, a melhor parte é sovar a massa. Relaxa. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  25. Eu com certeza adoraria provar esse pão!! Deve ter ficado uma delícia <3
    Beijoss, Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, ficou muito bom. Acho que você iria gostar se provasse.
      beijos
      Chris

      Excluir
  26. Amo pão, mas nunca provei com um toque de canela...deve ficar perfeito! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rafa, fica muito perfeito pra quem gosta de canela.
      beijos
      Chris

      Excluir
  27. Olá,
    Daqui deu pra sentir o cheirinho delicioso.
    Super queria provar aaa hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana, o cheirinho de canela é ótimo. Se espalha pela casa, abre o apetite.
      beijos
      Chris

      Excluir
  28. Oi Chris, delícia de receita, canela é mesmo um condimento muito especial, amo!
    O recheio me lembrou um pão que salgado que fazia há muito tempo atrás, manteiga amolecida com parmesão, azeitona, orégano...era tão bom...Preciso ver se ainda tenho a receita e relembrar.
    Fico imaginando o cheirinho dele saindo do seu pão forno!
    Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo